Abastecimento de água deixa Cordeirópolis em emergência

Ednéia Silva

Situação das represas que abastecem Cordeirópolis está crítica gerando risco de colapso no abastecimento

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis decretou estado de emergência e calamidade pública por causa do longo período de estiagem. Os níveis das represas Mirante e Santa Maria, que abastecem a cidade, estão em situação crítica e há risco iminente de colapso no sistema de abastecimento de água do município. Por conta disso, a prefeitura autorizou o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) a adotar medidas para minimizar o problema

As informações constam do Decreto nº 4.490, de 23 de maio de 2014, publicado na sexta-feira (6) no Diário Oficial do Município. O documento considera “a situação crítica e preocupante dos níveis de água do município na represa do Mirante e represa de Santa maria, que apresentam índices muito abaixo do prudencial”. Ainda segundo o decreto, a falta de água na cidade “poderá privar a comunidade de condições mínimas de atendimento às necessidades básicas”.

O decreto, assinado pelo prefeito Amarildo Zorzo autoriza o SAAE, determina que compete ao SAAE, com o apoio de órgãos e entidades municipais, adotar medidas “que visem reduzir o uso de água a fim de amenizar os riscos de falta d’água no município, bem como reduzir o uso de água residencial, comercial e industrial”.

A matéria na íntegra você confere na edição impressa do JC desta terça-feira, dia 10. Se você é assinante, clique aqui e acesse a edição digital.

Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo, foi entrevistado pelo Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan SAT 1.140 khz, e falou sobre alguns projetos da Prefeitura que estão em andamento para melhorar o sistema de água no município. 

Para ouvir, basta clicar no player abaixo.

Redação JC: