Rio Claro soma mais de mil furtos desde janeiro

Lucas Calore

A insegurança toma conta da vida de muitos moradores de Rio Claro. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, somente entre janeiro e maio de 2016, foram registrados 1.119 furtos no município.

Furto a casas

Um morador do bairro Bela Vista há 15 anos queixa-se do problema naquela região. Ele prefere não se identificar por ter medo de uma nova ocorrência. O leitor relata que há pouco tempo, durante um fim de semana, viajou com a família. Quando retornou, no domingo, percebeu que o portão da sua casa havia sido arrombado e a janela da cozinha teve a grade cerrada. Essa era a única que não tinha sensor de alarme.

Cercamento em muros de residências contribui para levar mais segurança aos moradores

“Levaram todos os aparelhos eletrônicos, joias e reviraram a casa toda. Conseguiram passar pela cerca, alarme e empresa de segurança. Chegaram a entrar com o carro deles na garagem para carregar tudo”, explica. Ele diz que nunca recuperou os objetos furtados. “Vivemos um medo constante, de não saber o que pode acontecer”, desabafa.

Medidas

A Polícia Militar de Rio Claro foi questionada sobre de que forma a população pode agir para evitar novas ações de bandidos. O Capitão Sabino passou providências que podem ser tomadas a partir de uma cartilha do órgão de segurança.

“Certifique-se de que sua casa estará protegida enquanto você estiver fora. O segredo é fazer com que sua casa aparente estar habitada”, explica. “Tenha certeza de que todas as portas e janelas estão funcionando e fechadas e as reforce com trancas e cadeados internos. Nas áreas externas, não deixe ferramentas e escadas, elas podem ser usadas para arrombamento”, diz.

“Evite deixar sua casa toda apagada. Peça para que um vizinho estacione em sua garagem, especialmente à noite. Nas ausências prolongadas, peca a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso pode denunciar sua saída. Caso existam sinais de arrombamento não entre em casa”, finaliza.

Desligar a campainha é um diferencial na segurança, conta o PM. “Assim, você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar se você está em casa. Ao chegar procure identificar a presença de pessoas estranhas antes de desembarcar de seu veículo ou entrar em sua casa; caso existam sinais de arrombamento não entre na residência; cuidado no momento de descarregar seu veículo; se você vai ficar no fundo da residência tranque as portas da frente”, finaliza a autoridade.

Redação JC: