1º Plano Municipal de Economia Solidária garante avanços

Divulgação

1º Plano Municipal de Economia Solidária, entregue ao prefeito Du Altimari no paço municipal

Na segunda-feira, dia 15, data em que se comemorou o Dia Municipal e o Dia Nacional de Economia Solidária, trabalhadores informais de Rio Claro festejaram uma nova conquista com a aprovação do 1º Plano Municipal de Economia Solidária, entregue ao prefeito Du Altimari no paço municipal.

O plano solidifica as propostas apresentadas e aprovadas durante a audiência pública do Plano de Economia Solidária, realizada na quinta-feira (11) com a participação da sociedade civil. O documento vai orientar o município na construção de políticas públicas na área.

Altimari manifestou a satisfação com a entrega do plano. “Rio Claro é uma cidade que busca estruturar sua economia de forma a atender os mais diversos setores, e nesse sentido os avanços na área da economia solidária representam grande benefício para uma parcela expressiva da população”, comenta.

Ainda segundo o prefeito, “a Secretaria Municipal de Ação Social vem promovendo essas transformações seguindo as diretrizes do Governo Federal, que se empenha em construir justiça social estimulando os municípios a se organizarem nesse caminho”.

O prefeito também destacou a importância da parceria com a Unesp na condução do Programa de Economia Solidária no município. “Com esse trabalho Rio Claro vem conquistando destaque internacional, a exemplo da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperviva), tema de trabalhos apresentados no exterior”, citou, lembrando que neste ano o município alcançou 100% dos bairros com coleta seletiva.

Para a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, as conquistas alcançadas fazem parte de uma luta conjunta entre gestores e empreendedores, com fortes ações de fomento, e que só obtém êxito graças ao comprometimento de todos. “O governo federal tem sido muito importante fazendo as orientações necessárias e o governo municipal vem se desdobrando para desenvolver uma economia mais justa e igualitária para a população de Rio Claro”.

Segundo o professor Auro Mendes, presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de Rio Claro, o Plano de Economia Solidária de Rio Claro é mais um marco na história do município. “É o resultado dos debates, das discussões e dos subsídios advindos da I Conferência Municipal realizada neste ano, dos fóruns de Economia Solidária que acontecem mensalmente e do trabalho de sistematização dos membros do Conselho Municipal de Economia Solidária que, contanto com as preciosas contribuições de representantes dos diferentes segmentos da sociedade, trabalharam incansavelmente na co-construção do diagnóstico e daquilo que democraticamente se espera para a Economia Solidária de Rio Claro”, afirmou.

Redação JC: