Dengue: primeira morte é registrada neste ano em Rio Claro

Resultado foi passado ao município pelo Instituto Adolfo Lutz

Rio Claro confirmou nesta terça-feira (11) o primeiro óbito por dengue registrado neste ano no município. O óbito foi no início do mês e estava em investigação. Exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou dengue como sendo a causa da morte.

Boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica, divulgado na sexta-feira (7), aponta 330 casos de dengue neste ano em Rio Claro. A população deve colaborar com o combate à dengue, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes e evitando o acumulo de água em recipientes. Outra orientação do setor de vigilância epidemiológica é o uso de repelente, principalmente por quem está com dengue. 

Os principais sintomas de dengue são: dor abdominal intensa e continua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina, dificuldade de respirar, dificuldade para andar, choro persistente em crianças. Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia da doença e indicar uma forma grave da doença. Numa situação dessas, é preciso procurar o serviço de saúde imediatamente.

Câmara ignora e silencia sobre operação do Gaeco contra vereador Dalberto

O próprio investigado não apresentou pedido de cassação contra o denunciante Rodrigo Guedes, apesar de ter falado que o faria

A primeira sessão na Câmara Municipal após a operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, deflagrada no gabinete do vereador Dalberto Christofoletti foi silenciosa e sem nenhuma referência à investigação contra o parlamentar do PSD, partido do prefeito Gustavo Perissinotto. Os trabalhos no plenário, nessa segunda-feira (10), não tiveram nenhuma referência direta ou indireta ao caso registrado no final da semana passada.

O próprio Dalberto, investigado por suposto desvio de quase R$ 815 mil das contas da Secretaria Municipal de Cultura, enquanto era secretário entre 2022 e 2024, não falou nada sobre o tema, apesar de ter afirmado em reportagem no JC, no sábado (8), que apresentaria um pedido de abertura de comissão processante para requerer a cassação do vereador Rodrigo Guedes (União Brasil), mas isso não aconteceu na sessão de ontem.

O investigado afirmou dias atrás que Rodrigo praticaria “rachadinha” no seu gabinete ao justificar suposta rivalidade política das eleições que teria sido motivo pelo qual Guedes denunciou Dalberto ao Ministério Público. Porém, tampouco o próprio vereador da oposição se manifestou e ficou em silêncio no plenário.

A vereadora Tiemi Nevoeiro (Republicanos), que foi às redes sociais repercutir a operação do Gaeco contra Dalberto e cobrar do prefeito Gustavo Perissinotto um posicionamento, também não comentou nada na sessão. O vereador Moisés Marques (PL), que tem se colocado como principal parlamentar de oposição à base governista, também não falou nada sobre a operação que foi deflagrada com a presença de três promotores de Justiça e 20 policiais militares do Baep na quinta-feira (6).

No sábado (8), Dalberto foi entrevistado na Rádio Jovem Pan News Rio Claro, do Grupo JC de Comunicação. Na oportunidade ele relembrou um episódio trágico envolvendo a família de Guedes, sugerindo que a política de ódio praticada pelo colega seria uma continuação de um “DNA de assassinato”. O vereador ainda desafiou Guedes para um debate público, afirmando que ele nunca o enfrentou diretamente e que costuma “sair correndo” quando confrontado. Assista no youtube.com/jcrioclaro.

Cia Teatral leva cantoria e contação de estórias para bairros de Rio Claro

Espetáculo acontece no dia 15 de fevereiro, no Jardim das Nações I, totalmente gratuito

O Jardim das Nações I recebe no sábado (15), a partir das 15 horas, no estacionamento do condomínio Holanda, o espetáculo “Cantos e Lendas – cantorias e contação de estórias”, de classificação livre e totalmente gratuito. A peça foi idealizada pelo ator e diretor Jefferson Lopes e produzido pela Cia. Teatral Poética do Invisível para chegar até aonde o povo está, e para qualquer idade.

“O espetáculo é recheado de cantorias, estórias e histórias, alertando crianças e adultos sobre a importância do convívio e bons momentos de boa conversa e arte, entre todos e da necessidade de se desligar um pouco das telas de celulares. Estamos conseguindo realizar esse projeto, graças ao apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Prefeitura de Río Claro e da PNAB (Plano Nacional Aldir Blanc). São 12 espetáculos por bairros de Rio Claro, dois já foram realizados, no bairro Boa Vista e Jardim Panorama e agora no Jardim da Nações”, explica Jefferson Lopes.

A Cia. Poética do Invisível ainda conta com o ator e músico Diego Mazzuti e as atrizes Vani Oliveira e Dayanne Bento.

Curso

Jefferson Lopes está com inscrições abertas para seu curso livre de teatro, às terças e quintas, das 19 às 22hs, no Centro Cultural, na Rua 2, 2880, na V. Operária. Classificação de 14 anos. O curso é gratuito.

Torcida do Rio Claro FC protesta contra a diretoria após derrota para o XV

Presidente Clayton Vieira se posiciona a respeito da insatisfação dos torcedores e diz repudir atos de vandalismo. Diretoria deve contratar mais três atletas

A má fase do Rio Claro FC correndo o risco de ser rebaixado para a Série A3 do Campeonato Paulista motivou um protesto da torcida organizada do Galo Azul após a nova derrota na Série A2, no último sábado (8), para o líder XV de Piracicaba.

O time da cidade vizinha venceu o Rio Claro por 3 a 2, no Estádio Municipal Dr. Augusto Schmidt Filho, o Schmidtão, e, assim, chegou aos 19 pontos na classificação. Denílson e Cesinha anotaram os tentos da equipe mandante e Matheus Carvalho (duas vezes) e Serginho balançaram as redes a favor do Nhô Quim.

O Galo Azul tem apenas cinco pontos e está na 16ª colocação. O time precisa vencer as próximas rodadas para respirar e sair da lanterna da tabela. O próximo jogo é na quarta-feira (12), contra o Oeste, em Barueri. Decepcionados, os torcedores protestaram em frente ao estádio contra a equipe agora comandada por Fahel Junior e pediram a saída do presidente Clayton Vieira.

Foto: Vagner Ansanelo | @vagner_ansanelo

O jogador Cesar Belli chegou a sair do estádio durante o protesto para falar com os torcedores. “Eu sei que tem dificuldade, é difícil. Falar uma coisa para vocês, do fundo do meu coração, a gente vai sair dessa situação, por que aqui não tem desconfiança, não tem vaidade. Espero que vocês não abandonem a gente, precisamos de vocês também”, afirmou. Ontem (10), a reportagem do Jornal Cidade fez contato com o presidente do Galo Azul, que se manifestou sobre o protesto da torcida.

“Entendo e respeito a insatisfação deles, nós também estamos insatisfeitos. Verdadeiros torcedores têm que apoiar sempre, e nós repudiamos qualquer ato de vandalismo. É um momento bem difícil, podem ter a certeza que a diretoria tem feito tudo de melhor para que os resultados venham. Entre alguns fatores, o que mais atrapalhou é o afastamento ao departamento médico, chegamos a ter 10, hoje temos seis afastados ainda, esse é o principal fator. O novo treinador pediu contratações, contratamos três, temos três vagas em aberto que a comissão técnica acredita serem necessárias e vamos contratar”, finaliza ao JC.

Velo Clube faz apelo à torcida após derrota para o Botafogo

Diretoria do Velo Clube diz que não está faltando dedicação da equipe para avançar e pede apoio da torcida

A diretoria do Velo Clube publicou uma nota de pedido de apoio à torcida velista após a derrota para o Botafogo, em Ribeirão Preto, no último sábado (8). O Rubro-Verde foi derrotado por 1 a 0 para o dono da casa no Estádio Santa Cruz/Arena NicNet, com gol de Alexandre aos 40 minutos do primeiro tempo.

O time da Rua 3 está com apenas cinco pontos no Grupo D, atrás do São Bernardo que está com 16 pontos, da Ponte Preta com 15 pontos e Palmeiras que soma 13 pontos. Essa foi a oitava rodada do Campeonato Paulista Série A1, restam quatro para o final da primeira fase da competição da elite de São Paulo. Com isso, os resultados para o Velo não estão satisfatórios e o risco de rebaixamento está batendo na porta.

Após a pressão da torcida por melhores resultados nos próximos e decisivos jogos, a diretoria do Velo emitiu uma nota oficial com desabafos, explicações e pedindo confiança para a equipe. A próxima partida é contra o São Paulo FC, na quinta-feira (13).

Veja a nota logo abaixo.

Polícia Civil recupera no Cervezão parte dos itens furtados em clínica oftalmológica

A Polícia Civil de Rio Claro recuperou na manhã desta terça-feira (11) parte dos móveis que foram furtados da clínica oftalmológica do Dr. Abdo Cassab, localizada na zona central de Rio Claro. Uma publicação nas redes sociais levou a equipe até um comércio no Cervezão onde estavam à venda as cadeiras e a escrivaninha que o médico utilizava para atender, além de uma cômoda, uma banqueta e um aspirador.

O proprietário do estabelecimento colaborou com a investigação e afirmou que os itens foram levados até o local por um indivíduo em uma Kombi, a mesma que foi utilizada durante a ação (vídeo abaixo). Esse indivíduo se mostrou interessado em negociar trocando, inclusive alguns itens por um fogão. Imagens foram fornecidas para a Polícia Civil comprovando os fatos. A investigação prossegue em busca dos autores que são pelo menos três homens e uma mulher.

Móveis estavam à venda em um comércio do Cervezão. Proprietário colaborou com a investigação

A invasão na clínica

A ação criminosa aconteceu na Avenida 5, entre as Ruas 3 e 4, há poucos metros da prefeitura, e deixou um rastro de destruição no consultório. Do local foram levados inúmeros itens: toda a fiação elétrica, aparelhos utilizados no atendimento, torneiras e tomadas. Além disso, fichas de pacientes e documentos foram revirados e muitos deles destruídos.

VÍDEO: representantes da Samuca detalham preparativos para o Carnaval 2025

Dando continuidade à série de entrevistas com representantes das agremiações carnavalescas de Rio Claro, o presidente da Samuca, Celso Rosalen, o “Coro”, e Ricardo Rubini, mestre de bateria, participaram nesta terça-feira (11) do Jornal da Manhã. Durante a conversa, eles compartilharam os preparativos da escola para o desfile de 2025, destacando os ensaios em andamento e as expectativas em relação à montagem do espetáculo que será apresentado na avenida.

POLÍCIA: jovem é morto a tiros e criança é ferida no Jardim Guanabara, em Rio Claro

Na noite de ontem (10), Habiner Felipe Monteiro, de 23 anos, foi assassinado a tiros no Jardim Guanabara, em Rio Claro. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido por pelo menos sete disparos feitos por um homem que estava na garupa de uma moto. Durante o ataque, uma criança de aproximadamente 10 anos também foi ferida na perna. Apesar dos ferimentos, ela foi socorrida e está recebendo cuidados médicos. Habiner ainda conseguiu caminhar por alguns metros antes de cair na Rua 6. Ele foi encaminhado à UPA do bairro do Estádio, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima tinha antecedentes criminais. A perícia foi acionada e o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Confira abaixo essa e outras ocorrências do setor policial, com o repórter Ademir Sartori:

Previsão em Rio Claro aponta sol pela manhã e possibilidade de chuvas à tarde e à noite

De acordo com o IPMet, o tempo em Rio Claro nesta terça-feira (11) segue com características típicas de verão, com predomínio de sol entre poucas nuvens e ausência de chuva pela manhã. A partir da tarde e início da noite, há previsão de pancadas de chuva isoladas, com intensidade variando de moderada a forte, em algumas áreas do estado de São Paulo. As temperaturas continuam elevadas.

A mínima registrada no campus da Unesp foi de 18,6°C, enquanto a máxima prevista para hoje é de 33°C. As informações são da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Falecimentos: confira a necrologia de 11/02/2025

Gilberto de Jesus da Silva, Juju – 66 anos. Faleceu dia 09, às 22h17, nesta cidade. Deixou os filhos Paulo, Ricardo e Vanessa. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Jose Augusto Joaquim, Joaquim da Cesp – 86 anos. Faleceu dia 09, às 14h11, nesta cidade. Era viúvo de Maria Apparecida Joaquim. Deixou os filhos Elza c/c Adauto, Neide c/c Paulo, Valter, Luciana, Augusto c/c Lediane, sete netos, quatro bisnetos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Jocelen Aparecida Buratti Torquesi, Jo – 73 anos. Faleceu dia 09, às 14h05, em Analândia. Deixou viúvo Antonio Augusto Torquesi, os filhos Marcelo c/c Fabiana, Alexandra c/c Leandro, Fernanda, quatro netos, dois bisnetos. Foi sepultada no Cemitério Municipal de Analândia (Funerária João de Campos).

Claudenir Luperini, Galego – 68 anos. Faleceu dia 09, às 11h36, nesta cidade. Deixou irmãos e sobrinhos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Tayson Peterson Garcia dos Santos – 34 anos. Faleceu dia 08, às 09h30, nesta cidade. Deixou viúva Midian Souza Penteado dos Santos, o pai Gilberto Gois dos Santos, a mãe Elisabete Arruda Garcia, os filhos Nicolas, Talys, avós, tios e irmã. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Poder público e comunidade precisam trabalhar juntos para combater dengue

Em Rio Claro, equipes vistoriam 95 mil imóveis para combater o Aedes aegypti. Dengue já soma 330 casos em 2024. População deve eliminar criadouros e usar repelentes para evitar a doença

Com mais de 95 mil imóveis para serem vistoriados em Rio Claro, equipes da Fundação Municipal de Saúde percorrem diariamente bairros do município para vistoriar residências e orientar os moradores. O trabalho é contínuo e todos os dias criadouros são encontrados.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro de casas. Isso reforça a importância de a comunidade fazer a sua parte e impedir locais que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito transmissor da doença.

O boletim desta sexta-feira (7) da Vigilância Epidemiológica aponta 330 casos de dengue neste ano em Rio Claro.

As equipes da prefeitura realizam ações nos bairros para remover entulho e outros materiais que possam servir de criadouros. A comunidade deve descartar corretamente os materiais.

O repelente deve ser usado por todos, principalmente por quem está com dengue. Isso é fundamental para que essas pessoas não passem o vírus para outras.

Outras medidas também podem ser adotadas para evitar a picada do mosquito transmissor, como o uso de telas, mosquiteiros, inseticidas liberados para uso doméstico e vestimentas que não exponham a pele.

Rio Claro dispõe de métodos contraceptivos gratuitos para evitar gravidez na adolescência

DIU hormonal e implante subdérmico contraceptivo estão entre os métodos gratuitos para adolescentes

A gravidez na adolescência representa mudança de vida, que pode comprometer a trajetória educacional da jovem, e mais que isso, na faixa etária que compreende a adolescência, de 12 a 18 anos, há maiores riscos da ocorrência de problemas durante a gestação e o parto.

No ano passado, Rio Claro teve cerca de 180 casos de gestantes adolescentes atendidas na rede pública de saúde municipal. O assunto ganha ainda mais destaque nesta Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência.

Para proteger do risco de gravidez, o município dispõe de métodos contraceptivos gratuitos, voltados também a adolescentes. “É feita a distribuição de preservativos e fornecimento de anticoncepcionais, a partir de receita médica, e, em casos específicos, há a possibilidade de implante subdérmico contraceptivo ou dispositivo intrauterino (DIU) hormonal”, observa Camila Fontana, que coordena o setor de atenção primária na Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.

O acesso ao implante subdérmico e ao DIU hormonal é por meio de acompanhamento em unidade de saúde pública do município. O implante é fornecido para adolescentes em vulnerabilidade social e também em casos de dependência ou uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas; mulheres em situação de rua; soropositivas para HIV; deficiência intelectual, retardo mental moderado a grave e doença psiquiátrica (avaliação pela comissão de planejamento familiar). Já para o uso do DIU a adolescente precisa se encaixar em um dos critérios: estar em acompanhamento do pré-natal; consulta de puerpério (quatro semanas ou mais após o parto); consulta de planejamento familiar em pós aborto; ou adolescentes institucionalizadas.

“O uso de contraceptivo é uma ferramenta fundamental na redução de casos de gravidez na adolescência”, observa Camila.

Não se pode esquecer do preservativo, que além de evitar gravidez protege de doenças sexualmente transmissíveis. Segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE), o número de adolescentes que alegaram ter utilizado preservativo na sua última relação sexual reduziu em treze pontos percentuais entre 2009 e 2019. E o acesso ao preservativo em Rio Claro, é amplo, já que está disponível em todas as unidades de saúde.

Jornal Cidade RC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.