O Parque do Lago Azul, em Rio Claro tem programação musical especial nesse fim de semana. O projeto Verão Sunset terá música ao vivo com vários artistas, sem cobrança de ingresso. Tanto neste sábado (15) quanto no domingo (16) as apresentações começarão às 16 horas.
No sábado, o público poderá conferir DJ Galhardoni, Grupo Boviô, Hugo S e Tem Fuzuê. Já no domingo sobem ao palco DJ Galhardoni, Lucas Moraes, Paula Mally e Samba D’Aninha. Além das atrações musicais, a festa também contará com várias opções de cardápio na Praça da Alimentação e diversão garantida no espaço kids.
O Parque Lago Azul “Imigrantes Italianos” é uma das principais referências em lazer, cultura e esportes em Rio Claro. Localizado na Vila Operária, recebe milhares de visitantes semanalmente, com maior concentração nos fins de semana e feriados.
O Verão Sunset é realizado pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo. O evento será realizado na área do parque localizada na Rua 2, ao redor da réplica da Torre Eiffel, com entrada pelos portões da Avenida 32.
Boletim divulgado no final da tarde desta sexta-feira (14) pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro registra mais 79 casos de dengue no ano de 2025. Agora, são quatro óbitos pela doença e 1.129 casos de dengue. O boletim anterior registrava 1.050 casos.
O boletim também aponta os bairros com maior incidência de casos de dengue. Na Vila Alemã são 73, no Cervezão 53, no Jardim Floridiana e no Arco-íris são 50, na Vila Nova 49 e na região central 35 casos.
A prefeitura de Rio Claro tem feito vistorias permanentes em imóveis e mutirões nos bairros para remover criadouros do mosquito Aedes aepypti. Nesta semana a Fundação de Saúde colocou em funcionamento o centro de atendimento a pessoas com sintomas de dengue, instalado no hospital público municipal, inaugurado quinta-feira (13), no Cervezão. A população deve colaborar deixando as residências e ambiente de trabalho organizados e sem nenhum recipiente que possa acumular água.
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro alerta que esta medida simples faz a diferença para evitar novos casos da doença. Mínima quantidade de água é suficiente para a reprodução do Aedes aegypti e nesta época de chuvas, uma tampinha de garrafa pode ser usada como criadouro.
O repelente deve ser usado por todos, principalmente por quem está com dengue, para que essas pessoas não passem o vírus para outras
Compra de merenda estocável ocorrerá através de licitação em conjunto no final do mês. Recentes reclamações sobre suposta falta de alimento foram esclarecidas pela Prefeitura
A Prefeitura de Rio Claro realiza no próximo dia 24de março um pregão eletrônico da licitação que pretende comprar R$ 14,5 milhões em alimentos estocáveis, sendo a maioria (quase R$ 13 milhões) para merenda na Educação. Trata-se de um certame em conjunto com outras secretarias municipais. Para o Esporte é pouco mais de R$ 308 mil em alimentação, já para o Desenvolvimento Social quase R$ 1,2 milhão.
A compra milionária acontece em meio à polêmica envolvendo problemas com merendas nas escolas municipais mais uma vez. Há vários dias que pais e familiares vêm alegando que em algumas unidades a merenda tem sido limitada no que se refere aos alimentos também perecíveis, como carnes. No ano passado, o Governo Gustavo fez uma compra emergencial de R$ 10 milhões em carnes para abastecer as dezenas de escolas do município.
Nesta semana, por exemplo, houve reclamação de pais sobre merenda insuficiente na Escola Municipal Maria Aparecida Polastri Hartung, na região norte dentro do Grande Cervezão. Uma conferência do estoque de alimentos no local foi realizada após a denúncia. A Prefeitura, porém, negou que problemas atingiam a unidade escolar.
Na licitação que está em andamento, conforme revelado pela coluna Farol JC na última terça-feira (11), a contratação do fornecimento de alimentos estocáveis será para o período de 12 meses. A lista conta com 58 itens, desde temperos (sal, folha de louro, manjericão, etc.), também farinhas, iogurte, açúcar, macarrão em diversos tipos, fubá, leite longa vida (2.750 litros) e em pó, feijão, arroz, suco de uva integral, margarina, requeijão, biscoitos e nhoque congelado.
Vale lembrar que em fevereiro, a chegada de um caminhão com uma doação de alimentos estocáveis à Secretaria Municipal de Educação gerou caso de polícia já que o entregador não apresentou nota fiscal. O vereador Moisés Marques (PL), no local, acionou a Polícia Militar. O advogado da empresa alegou que a mesma tomou conhecimento que a Prefeitura local está em negociação para compra de alimentos e que por iniciativa própria a empresa enviou “por mera liberalidade, pequena quantidade de alimentos caso a Prefeitura precisasse”, disse em depoimento. Posteriormente, foi formalizada junto à Prefeitura tal “doação” dos alimentos pela empresa envolvida.
Em entrevista à rádio Jovem Pan News, a diretora do Grupo JC, Aline Magalhães Ceron, e o advogado representante da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro – Acirc, Edgar Troppmair, convidam para a palestra com o consultor e analista internacional Gustavo Segré. Com o tema Análise Econômica e Perspectivas para 2025, Segré estará no Grupo Ginástico no dia 24 de abril, às 19 horas. Para adquirir seu ingresso, clique aqui.
Com cerca de mil atendimentos mensais em Rio Claro, órgão amplia foco em orientação digital e proteção a idosos. Novo sistema operacional promete agilizar processos e incluir audiências virtuais
Neste sábado (15), é celebrado o Dia do Consumidor, e o Procon de Rio Claro fez um balanço das atividades realizadas nas suas duas unidades, localizadas no Centro e no Cervezão. O órgão, que atende aproximadamente mil consumidores por mês entre orientações, procedimentos e audiências, anunciou que trará novidades no atendimento ao público em breve.
De acordo com a diretora Cátia Gabeloni, “orientar o consumidor é sempre o melhor caminho, e também é essencial inseri-lo nas interações digitais para que acompanhem as compras e prestação de serviços contratados eletronicamente”.
O Procon tem ampliado seu escopo de atuação, deixando de focar apenas em trocas de mercadorias para atender casos mais complexos, como golpes originados da internet e plataformas digitais. Além disso, o órgão intensificou o atendimento a idosos, grupo que representa um número significativo de consumidores atendidos nos últimos dois anos, muitos deles vítimas de golpes relacionados a empréstimos consignados.
Nos próximos meses, o Procon Rio Claro deverá implementar um novo sistema operacional de atendimento, que permitirá a realização de audiências virtuais e maior interação com consumidores e fornecedores por meio de tramitação via e-mail. “Com essa modificação, o atendimento será mais rápido e ágil, beneficiando toda a população”, concluiu Cátia.
As unidades do Procon em Rio Claro ficam na Rua M-15, 411, no Cervezão, e na Rua 5, 821, no Centro.
Governo Gustavo inaugura Hospital Público que já atende casos de internações por dengue em Rio Claro. Local fica atrás da UPA do Cervezão
A Prefeitura de Rio Claro inaugurou nessa quinta-feira (13) o primeiro Hospital Público Municipal. O local, que já funciona recebendo internações de pacientes com dengue, fica atrás da UPA do Cervezão. É um projeto que havia sido lançado pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) no primeiro mandato e agora é aberto à população. Segundo ele, o estabelecimento vai suprir uma das maiores demandas na cidade no que se refere à saúde.
“A história desse hospital nasceu há mais de uma década, numa discussão da Igreja Católica. O Padre Bogaz acompanhava muito o noticiário e há uns 13 anos uma criança morreu por que não havia leito para interná-la aqui em Rio Claro. A ausência de leitos, ou baixa quantidade, deu origem ao movimento que nasceu dentro da igreja e depois se tornou suprapartidário, coletou 19 mil assinaturas e depois passou de 30 mil em favor da construção de um hospital público”, lembra o prefeito.
O hospital público municipal de Rio Claro tem leitos preparados para UTI, enfermaria, duas salas cirúrgicas e muito mais
Gustavo afirma que quando assumiu a gestão em 2021 existiam 80 leitos de internação disponíveis no município e agora com a inauguração do novo hospital o número chega a 200. “São 60 leitos aqui, temos centro cirúrgico, UTI, ar condicionado. É de primeiro mundo. Estamos num caminho de transformação de Rio Claro, queremos retomar o protagonismo regional e avançar muito”, acrescentou o chefe da administração municipal.
Hospital público municipal no Cervezão conta com 60 leitos de internação, centro cirúrgico e UTI
O prefeito também destacou o apoio da Câmara Municipal para que a obra se concretizasse e também ressaltou a participação do deputado Miguel Lombardi, que trouxe recursos federais, e a parceria com o Claretiano – Centro Universitário.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel, lembrou que o estabelecimento também funcionará como ‘hospital-escola’ em parceria inédita com o Claretiano – Centro Universitário, através dos alunos do curso de Medicina. Inicialmente estão sendo atendidos apenas pacientes com sintomas de dengue que precisam de internação.
Maria Thereza Ramos Vitti, atuante em obras sociais e de caridade, dá nome ao novo hospital
O novo hospital público municipal inaugurado no Cervezão leva o nome de Maria Thereza Ramos Vitti, que se destacou em Rio Claro por seu trabalho em obras sociais e de caridade, como na Santa Casa de Misericórdia, na Apae, Rede de Combate ao Câncer, Clube do Siri, Obra do Berço e no Clube da Lady.
Fábio Vitti, filho da homenageada, disse que “é um dia de muita alegria para Rio Claro, o hospital é um marco para nossa cidade e saúde. É uma honra para nossa família ter a homenagem para nossa querida mãe e avó Maria Thereza. Ficamos muito felizes e lisonjeados de saber da escolha do nome do hospital, que eternizará o nome da mulher que com tanto amor, dedicação e empatia sempre priorizou o bem-estar e a saúde daqueles ao seu redor”, comentou. O irmão Cláudio e demais familiares também estavam presentes.
Patronesse é homenageada durante inauguração do novo Hospital Público no Cervezão. O prefeito Gustavo e familiares na inauguração do local
O prefeito Gustavo, sobrinho de Maria Thereza, disse que ela foi “uma grande incentivadora de eu ser prefeito. Esta homenagem é também para minha mãe, irmã da minha tia, foi uma perda muito grande para nós. Essa mulher foi muito importante no seio familiar, mas também para toda a sociedade”, finaliza.
A homenagem em nome da patronesse foi aprovada recentemente pelos vereadores na Câmara Municipal de Rio Claro através de proposta de lei indicada pelo vereador e presidente José Pereira (PSD).
Dino Fonseca – Back to the 80’s! promete embalar o público com clássicos inesquecíveis
Os anos 80 vão invadir Rio Claro neste sábado (15) com o show de Dino Fonseca – Back to the 80’s! no Grupo Ginástico. Segundo os organizadores, o público terá a oportunidade de vivenciar uma noite inesquecível ao som dos sucessos que marcaram toda uma geração. O projeto “Back to the 80´s” é uma experiência sensorial que promete levar o público a uma verdadeira viagem no tempo. O espetáculo é uma adaptação do DVD recém-gravado, do mesmo nome da turnê (assista abaixo).
Dino Fonseca despontou no cenário musical em 2006, quando encantou a plateia com seu primeiro show na escola. Em 2007, o cantor deu um salto significativo ao integrar a banda Killer Klowns. Em 2008, gravou seu primeiro CD. Foi também fundador e integrante de bandas como a Mata Leão e a Made os Steel. Em 2014, Dino Fonseca deu um passo corajoso ao iniciar sua carreira solo e gravar o primeiro “Acoustic Sessions”. . Em 2022, Dino Fonseca atingiu o ápice de sua carreira ao gravar o “Acoustic Sessions Ao Vivo”. Este trabalho não apenas o consagrou em todo o Brasil, mas também reafirmou sua posição como um dos artistas mais talentosos e queridos da música brasileira contemporânea.
Leonardo Santos Alves, apoiado pela prefeitura e iniciativa privada, celebra terceira medalha em quatro competições. Assessoria de Direitos da Pessoa com Deficiência destaca importância do esporte para inclusão
O paraciclista rio-clarense Leonardo Santos Alves conquistou o terceiro lugar no Grande Prêmio de Paraciclismo de Campos do Jordão, competição que reuniu centenas de atletas no último domingo (9).
“Foi uma prova difícil, que exigiu muita resistência, o que valorizou nosso resultado e nos deixou muito felizes com o lugar no pódio”, comemorou Alves.
O atleta destacou o apoio essencial da prefeitura de Rio Claro, por meio da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da Sport Bike. “É muito importante a colaboração do setor público e privado, e estamos trabalhando na busca por mais patrocinadores para novas competições”, ressaltou.
À esquerda na foto, paraciclista rio-clarense Leonardo do Santos Alves
Leonardo Alves treina paraciclismo há cerca de um ano e, nas quatro competições das quais participou até agora, já conquistou três medalhas.
Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, enfatizou a importância do esporte para a inclusão: “O esporte é fundamental para todos, e quando falamos em ‘inclusão’, também temos que pensar nas atividades físicas e esportivas”.
Não haverá cobrança de ingressos. Shows começam às 16 horas
O Lago Azul de Rio Claro tem programação musical especial nesse fim de semana. O projeto Verão Sunset terá música ao vivo com vários artistas, sem cobrança de ingresso. Tanto no sábado (15) quanto no domingo as apresentações começarão às 16 horas.
No sábado, o público poderá conferir DJ Galhardoni, Grupo Boviô, Hugo S e Tem Fuzuê. Domingo sobem ao palco DJ Galhardoni, Lucas Moraes, Paula Mally e Samba D’Aninha.
O Parque Lago Azul é uma das principais referências em lazer, cultura e esportes em Rio Claro. Localizado na Vila Operária, recebe milhares de visitantes semanalmente, com maior concentração nos fins de semana e feriados.
O Verão Sunset é realizado pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo.
Parque do Lago Azul em Rio Claro. Foto: Arquivo JC
Ação conjunta entre Saúde, Serviços Públicos e Meio Ambiente removeu criadouros do Aedes aegypti e orientou moradores sobre prevenção. Chuvas exigem redobrar cuidados para evitar proliferação do mosquito
O mutirão de combate à dengue realizado nesta semana na Vila Nova, em Rio Claro, recolheu quase 85 toneladas de materiais, retirados de imóveis, ruas e avenidas do bairro.
No mutirão, agentes da Fundação Municipal de Saúde recolheram possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e orientaram a comunidade sobre medidas de prevenção.
A Secretaria de Serviços Públicos realizou ações de limpeza, removendo lixo e entulho do bairro, além de fazer a capinação e corte de mato de espaços públicos. A comunidade também contou com o serviço de cata-bagulho, da Secretaria de Meio Ambiente, para o descarte correto de móveis e materiais inservíveis. Os agentes ambientais de escolas municipais também participaram da ação.
Na semana passada, trabalho semelhante foi realizado no Arco-íris, de onde foram retiradas mais de 53 toneladas de materiais. Do Cervezão foram removidas mais de 119 toneladas de materiais.
Com o período de chuvas, a população precisa redobrar cuidados para evitar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Qualquer recipiente que acumule água pode ser utilizado pelo mosquito como criadouro.
Cetesb realiza vistorias e coletas após denúncia de pescador e vídeo que mostra descarte suspeito. Companhia suspeita de corante diluído em água, mas mortandade de peixes ainda não foi explicada
Segue a investigação para apurar como inúmeros peixes apareceram mortos no Rio Corumbataí (próximo ao distrito de Assistência e passando a Fazenda Santa Rosa) há alguns dias. A denúncia foi recebida na segunda-feira (10) pelo Jornal Cidade através de um pescador que foi até o local para lazer e ficou perplexo com o que viu nas águas.
Após a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo se pronunciar que tinha feito duas vistorias no local e não tinha encontrado nenhum descarte irregular de efluentes, um novo vídeo foi recebido pelo JC onde era possível ver um líquido avermelhado sendo despejado através de um cano.
A reportagem encaminhou o material para a Cetesb, assim como fez também a Comissão de Meio Ambiente, Ecologia e Direitos Difusos da OAB Rio Claro que cobrou providências por parte da Companhia.
Em uma nova nota enviada a agência informou: “Técnicos da Agência Ambiental de Piracicaba estão em campo realizando coletas e vistorias em empresas suspeitas pelo descarte. Além da coloração vermelha, não foram identificados outros impactos como a morte de peixes, ou odores. Tudo indica que foi um corante diluído em água que manchou o rio”, comunica.
Nesta vistoria de ontem (13) a Cetesb fotografou o mesmo ponto do descarte do líquido avermelhado e a coloração da água estava normal.
A população pode colaborar fazendo denúncias no canal cetesb.sp.gov.br/fale-conosco. Basta selecionar a agência de Piracicaba.
Após grande repercussão, Secretaria foi a campo com apoio da GCM, Defesa Civil, BRK e Daae
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads) de Rio Claro também está investigando denúncia a respeito de líquido vermelho no rio Corumbataí. Na quarta-feira (12), equipe formada por membros da Semads, Guarda Municipal e Defesa Civil esteve na ponte sobre o rio, na estrada do Campo do Coxo, realizando vistoria, mas nenhuma anormalidade foi constatada. “Mesmo assim vamos dar prosseguimento à averiguação, que neste primeiro momento está concentrada em determinar do que se trata uma tubulação com emissão de líquidos que encontramos nas proximidades”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno Oliveira. A BRK Ambiental foi contatada para verificar se esses tubos são de escoamento de água de drenagem ou de esgoto. O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) fará análise da água. O Departamento Municipal de Meio Ambiente também vai elaborar parecer técnico e a equipe ambiental da Secretaria Municipal de Meio ambiente continuará monitorando a área, dando sequência às investigações. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta a população a acionar a Guarda Municipal (153) ou a Secretaria de Meio Ambiente (3532-1997) caso se deparem com situações do tipo. Quanto mais rápido for feito o contato, melhor.
Vagas representam um avanço para recompor o efetivo da corporação de segurança no Estado de São Paulo
O Governo de São Paulo autorizou a abertura de concurso para contratar 165 alunos-oficiais da Polícia Militar. O despacho foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta quarta-feira (12).
Com a autorização, o próximo passo é a abertura do edital pela Polícia Militar, quando os interessados poderão se inscrever para realizar as provas.
As etapas seguintes incluem seleção dos candidatos, nomeação e posse. Após todas as fases concluídas, os aprovados devem iniciar no ano que vem o curso de formação com duração de quatro anos, realizado na Academia de Polícia do Barro Branco (APMBB).
Atualmente, a Polícia Militar conta com 386 alunos-oficiais. A última abertura de concurso para o cargo aconteceu em junho de 2024. Essas novas vagas representam um avanço para recompor o efetivo da corporação.
Os detalhes do concurso e os requisitos para inscrição serão publicados nos próximos meses, após a PM definir as regras para o edital.
Os aprovados iniciarão a graduação de bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, localizada na zona norte de São Paulo, e serão avaliados por meio de provas físicas e teoricas.
Relembre
O ano de 2024 foi marcado por reforço histórico na segurança pública do estado de São Paulo com a chegada de 7,8 mil novos policiais militares, civis e técnico-científicos. Essa é a maior contratação de agentes dos últimos 14 anos no Estado.
Na Polícia Militar ingressaram 4 mil novos integrantes, sendo 40 tenentes do quadro de saúde em abril, 1,1 mil soldados em junho e, por último, outros 2,9 mil soldados e 199 alunos-oficiais que se formaram em dezembro.