Após reforma, quadra poliesportiva foi reinaugurada no Jardim América

As obras no Distrital do IX de julho, no bairro Jardim América, em Rio Claro foram realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal

Após ampla reforma e ampliação, a quadra poliesportiva no Distrital do IX de julho foi reinaugurado na tarde de sexta -feira (21).

As obras foram realizadas pela Prefeitura de Rio Claro com recursos da ordem de R$ 430 mil, sendo R$ 334 mil do Ministério da Cidadania e R$ 97 mil do município.

Os recursos no Governo Federal foram alcançados a partir de emenda parlamentar do deputado Fausto Pinatto atendendo ao pedido do vereador Adriano La Torre. “Na verdade, quem pediu ao deputado foi a comunidade, na pessoa do Bruno [Augusto Amorin, diretor do IX de Julho ], numa visita que o deputado Pinatto fez aqui”, lembrou o vereador Adriano La Torre. “O que fiz foi intermediar este pedido, que resultou em grandes conquistas para os moradores”.

O projeto incluía construção de vestiário, pintura da quadra e rede de energia elétrica. “Vamos manter os investimentos e o apoio ao setor esportivo, pois classificamos no esporte como meio de inclusão e de maior qualidade de vida à população”, afirma o prefeito Gustavo.

O secretário municipal de Esportes, Yves Carbinatti, destacou os investimentos que a prefeitura tem feito no setor esportivo e anunciou que, com a ampliação, a quadra do IX de julho deverá ganhar novas atividades esportivas.

Os alunos da Escola Municipal Octávio Chiossi, acompanhados das professoras Alessandra e Juliana, e as jogadoras do futebol feminino, com o técnico Marcão, também participaram da reinauguração.

Nova edição de “Prosa Literária” será no sábado (29), no Gabinete de Leitura

Encontro falará sobre sobre a vida e obra da autora Hilda Hilst

A Academia de Letras Rio-clarense e a Sociedade Vozes Literárias convidam a população do município e região para participar de uma “Prosa Literária” sobre a vida e obra da autora Hilda Hilst, que foi poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. O evento acontece no sábado (29), a partir das 15h, com entrada gratuita, no Gabinete de Leitura, localizado na Avenida 4, 427, no Centro de Rio Claro, entre as ruas 5 e 6.

A organização do evento convida os participantes a levarem os materiais que escrevem para compartilhar com o grupo.

Foto da edição passada que discutiu a obra literária de Graciliano Ramos

GRACILIANO RAMOS

No último dia 15 de março, o Gabinete de Leitura foi palco de outra edição da “Prosa Literária”. Segundo a organização dos eventos, o grupo visa estudar autores nacionais, apoiar e incentivar a escrita, bem como proporcionar momentos de liberdade de expressão entre os participantes.

Além de estudar a vida e obra do consagrado autor Graciliano Ramos, o encontro proporcionou momentos inesquecíveis, onde os participantes se sentiram à vontade para ler seus próprios textos, muitos pela primeira vez, revelando dotes incríveis para a escrita.

A emoção pairou no ambiente a cada leitura, especialmente durante a apresentação dos alunos da EE Marciano de Toledo Pizza, que surpreenderam e conquistaram a todos pela desenvoltura e criatividade.

O PROJETO

A “Prosa Literária” tem como orientador o professor Leci Generoso, que transita pela área de literatura com muita experiência e conhecimentos, tornando o evento um momento de aprendizagem prazeroso e importante para quem gosta de ler e/ou escrever.

Durante a primeira parte do encontro, estuda-se obra e vida do escritor escolhido e todos podem apresentar textos e poesias do autor. Já a segunda parte é focada nos escritos dos próprios participantes, que podem apresentar seus trabalhos autorais ou de outro escritor escolhido, de forma oral, para conhecimento dos presentes.

VÍDEO: Conecta Cerâmicas abre em abril vagas para o setor com recrutamento presencial

Em entrevista ao Jornal da Manhã desta quarta-feira (26), Andrei Pavlinscenkyte, chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, explicou sobre o evento Conecta Cerâmicas, que ocorrerá de 07 a 10 de abril, no prédio da ACIRC, em Rio Claro. Durante a entrevista, Pavlinscenkyte detalhou como as pessoas podem participar do recrutamento presencial, que contará com grandes empresas do setor cerâmico, exigindo apenas o currículo atualizado e um documento pessoal com foto.

Ele também orientou sobre a possibilidade de cadastro pelo site, oferecendo uma opção prática e rápida para quem deseja garantir sua vaga e aproveitar as inúmeras oportunidades de emprego disponibilizadas pelo Conecta.

Documentário “Rock Feminino” terá pré-estreia em Rio Claro, no Centro Cultural

Filme terá exibição gratuita para convidados no dia 28 de março, sexta-feira

A pré-estreia do documentário “Rock Feminino: o acorde de uma geração” acontece na nesta sexta-feira (28), a partir das 19h30, no cinema do Centro Cultural Roberto Palmari. A produção traz um panorama do que representou o Festival Rock Feminino, realizado em Rio Claro entre os anos de 2003 e 2012, para o circuito musical independente no Brasil.

Inicialmente, o projeto foi formatado como um curta-metragem, que obteve subvenção pela Lei Paulo Gustavo e foi executado em março de 2024. No entanto, segundo a diretora, Vivian Guilherme, a produção do filme percebeu o potencial da obra e continuou trabalhando no projeto, transformando o filme em um longa. “Enquanto produzíamos o curta, percebemos que havia muito material e muita coisa tinha ficado de fora, foi então que toda a equipe se comprometeu a continuar trabalhando no projeto, ainda que sem verba, mas com o intuito de fazer um filme mais completo”, explica.

Girlschool, a lendária banda britânica de heavy metal formada exclusivamente por mulheres, foi a atração principal da nona edição do festival

Com mais de uma hora de duração, o documentário resgata histórias e relembra o festival de rock que fez parte de uma geração, sendo um grande marco para as mulheres no rock, incentivando e formando novas musicistas.

Além de entrevistas recentes, o filme traz imagens antigas dos eventos e entrevistas realizadas anteriormente por Eber Novo, que foi o idealizador do projeto. “O Eber começou a gravação do documentário junto à Letícia Tonon ainda em 2008. Infelizmente, ele faleceu antes que conseguíssemos concluir, por isso o filme tem um significado ainda mais relevante”, afirma a produtora.

POLÍCIA: mulher é agredida durante tentativa de roubo no Jardim São Paulo e é levada ao hospital

Na tarde dessa terça-feira (25), uma mulher foi atacada durante uma tentativa de roubo no bairro Santa Cruz. A Polícia Militar foi acionada via COPOM, após a administração do hospital relatar que a vítima havia dado entrada na unidade com ferimentos provocados por uma agressão. De acordo com o relato da vítima, ela saiu do trabalho, um estabelecimento de ensino, no bairro Jardim São Paulo, e seguia, como de costume, a pé até a sua residência, quando foi surpreendida por um homem de aproximadamente 40 a 50 anos, magro, de estatura baixa, trajando boné, calça jeans e camiseta bege. O suspeito, que estava em uma bicicleta, anunciou o roubo e exigiu que ela entregasse sua aliança e outros pertences. Ao perceber o perigo, ela gritou por socorro, momento em que o criminoso sacou um objeto preto e pesado de sua cintura — que não pôde ser identificado — e a golpeou na cabeça, causando um corte de cerca de 10 centímetros. Após a agressão, o assaltante fugiu de bicicleta pela Avenida 10, no mesmo bairro. Ferida e em estado de choque, a vítima correu para casa e, com a ajuda do marido, foi levada ao hospital.

Falecimentos: confira a necrologia de 26/03/2025

Maria Bortolin Vidal – 82 anos. Faleceu dia 24, nesta cidade. Era casada. Deixou as filhas Tabata e Talissa. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Georgina Paulozzi Barbosa – 97 anos. Faleceu dia 25, nesta cidade. Era viúva. Deixou os filhos Pedro, Elza e Mauro. Foi sepultada no Cemitério Evangélico.

Rio Claro tem céu nublado e possibilidade de chuvas à tarde

De acordo com o IPMet, o tempo segue instável no Estado de São Paulo, com grande nebulosidade e chuvas acompanhadas de trovoadas, devido à atuação de um sistema de baixa pressão sobre o continente. Em Rio Claro, a probabilidade de chuva é baixa pela manhã, mas tende a aumentar à tarde com o incremento da nebulosidade. A temperatura mínima registrada hoje (26) no campus da Unesp foi de 20,4°C, e a máxima prevista é de 30°C. As informações são da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Presidente da Unegro Rio Claro, Evandro Inácio falece aos 57 anos

Faleceu nesta terça-feira (25) em Rio Claro, aos 57 anos, Evandro Luís Inácio. Presidente da Unegro- Rio Claro (União de Negros e Negras pela Igualdade), Evandro nasceu em Fernandópolis, cidade onde foi criado e cursou a graduação em Administração de Empresas. Também morou por alguns anos em São Paulo, até se estabelecer em Rio Claro, onde participou de várias programações e ações na luta contra o racismo.

O velório em Rio Claro será realizado nesta quarta-feira (26), das 7 às 9 horas, no Velório Municipal, na Via da Saudade. Na sequência, o corpo do presidente da Unegro será levado para Fernandópolis, onde vai acontecer o sepultamento. Evandro deixa a viúva, Patrícia Venâncio, os filhos Carolina, Ana Beatriz e Kauê, demais familiares e amigos.

Itirapina: 90 anos de história e beleza natural

Comemorando quase um século de cultura, tradição e encantos que fazem desta cidade um verdadeiro tesouro do interior paulista

Hoje comemoramos o aniversário de uma das joias do interior paulista: Itirapina, um município encantador que, com seus cerca de 17 mil habitantes, se destaca na Região Centro-Leste do Estado de São Paulo. Com uma área de 564,2 km², Itirapina é um lugar onde a natureza e a história se entrelaçam, proporcionando aos visitantes e moradores uma experiência única.

O nome “Itirapina”, de origem tupi, significa “morro pelado”, uma referência ao majestoso Morro Pelado, que se estende a 930 metros de altitude e é coberto por uma rica vegetação de mata atlântica e cerrado. Este morro não apenas embeleza a paisagem local, mas também oferece trilhas e vistas deslumbrantes para quem busca aventura e contato com a natureza.

Gruta do índio, remonta aos primeiros habitantes da região

A história de Itirapina remonta aos primeiros habitantes da região, indígenas, que viram seu modo de vida transformado com a chegada dos bandeirantes no Século XVI. Desde então, a cidade evoluiu significativamente. Em 1871, tornou-se um distrito e, em 1935, elegeu a sua autonomia como município. Essa trajetória rica em cultura e tradição é visível nas ruas da cidade e nas histórias contadas por seus habitantes.

Entre os pontos turísticos que merecem destaque estão as belezas naturais proporcionadas pelos rios que cortam a região: o Rio Passa Cinco, o Rio do Lobo e o Rio Itaqueri são apenas alguns exemplos da rica hidrografia local. A Represa do Broa é outro atrativo imperdível para quem busca lazer e atividades ao ar livre, como pesca e passeios de barco.

O município compõe, com outros 14, o Circuito Turístico da Serra de Itaqueri. Dentre as 20 cachoeiras, destaca-se a Cachoeira do Saltão, com 70 metros de queda d’água. A foto acima é da Cachoeira Ferradura.

Além disso, Itirapina abriga o distrito de Itaqueri da Serra, conhecido por suas paisagens montanhosas e tranquilidade. É um destino ideal para quem deseja escapar da tragédia urbana e se reconectar com a natureza.

Os eventos culturais também são parte importante da identidade itirapinense. Festivais locais celebram as tradições da cidade e reúnem a comunidade em torno da música, dança e gastronomia típica.

Neste dia especial, parabenizamos todos os cidadãos de Itirapina pelo orgulho de sua terra. Que este aniversário seja comemorado com alegria e gratidão pelas belezas naturais e pela rica história que fazem desta cidade um lugar tão especial. Que Itirapina continue a prosperar e encantar todos que têm a peculiaridade de conhecê-la!

Servidores da Educação podem paralisar na quinta-feira em meio a protestos contra prefeito

Servidores municipais da Educação pretendem paralisar meio período na quinta-feira. Centenas protestaram contra baixo reajuste salarial e OS nas escolas de Rio Claro

Parte dos servidores municipais da Secretaria Municipal de Educação deve paralisar as atividades nas escolas de Rio Claro durante meio período na manhã de quinta-feira (27) em meio a uma onda de protestos contra o baixo reajuste salarial proposto pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), também, contra o projeto de lei que pretende implantar terceirização através de OS (Organizações Sociais) em vários setores públicos, como na Saúde e na própria Educação.

Centenas de funcionários da categoria estiveram nessa segunda-feira (24) em frente ao local onde seria realizada a assembleia do Sindmuni (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Rio Claro) com os associados, mas que foi suspensa já que a Prefeitura não apresentou contraproposta. Na sexta (21), o índice de 4,56% foi rejeitado e o sindicato pede 8% de aumento salarial para o funcionalismo público.

Em seguida, os servidores foram para o Paço Municipal. Alguns chegaram a acompanhar presencialmente a sessão na Câmara, mas a maioria ficou de fora. A alegação da Guarda Civil Municipal foi de que houve controle de acesso por questões de segurança. Ainda assim, os funcionários continuaram protestando em frente ao prédio. Por lá, eles definiram que irão paralisar na manhã de quinta-feira (27) e anunciaram novo protesto no Paço para as 9h da manhã.

Já no plenário, os servidores levantaram protesto pedindo apoio dos vereadores pela valorização da categoria no que diz respeito ao aumento salarial que já está atrasado em quase dois meses, já que a data-base é 1º de fevereiro. Também se manifestaram contra o projeto de lei de autoria do prefeito Gustavo que pretende implantar terceirizações através de OS (organizações sociais) em vários setores públicos, sobretudo na Saúde, mas também na Educação, Esporte, Cultura, entre outros.

Os vereadores Rodrigo Guedes (União Brasil) e Val Demarchi (PL) se manifestaram contra a proposta de lei. Rodrigo disse que a ideia é dar um “cheque em branco” para entidades desconhecidas. Val lembrou que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo e se colocou contra o projeto e isso deveria ser respeitado. Serginho Carnevale (PSD), líder do Governo Gustavo, pediu apoio ao projeto destacando casos de sucesso com OS’s em outras cidades, mas foi vaiado.

Ao final, o projeto foi aprovado em primeiro turno e segue para nova discussão na próxima sessão. Foram contra: Moisés Marques (PL), Rafael Andreeta (Republicanos), Rodrigo Guedes (União Brasil), Tiemi Nevoeiro (Republicanos) e Val Demarchi (PL). Os demais votaram a favor.

Em três dias, Crédito do Trabalhador ultrapassa 40 milhões de simulações. Saiba como funciona

Novo consignado com tarifas mais baixas é destinado a profissionais com carteira assinada, incluindo domésticos, rurais e MEIs

A procura pelo Crédito do Trabalhador tem sido intensa desde a sua implementação, na última sexta-feira, 21 de março. Entre 6h da manhã da sexta e 18h deste domingo (dia 23), o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) registrou 40.180.384 simulações de empréstimo, resultando em 4.501.280 propostas solicitadas e 11.032 contratos formalizados.

Os dados foram divulgados pelo Dataprev ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O volume de acessos à CTPS Digital está 12 vezes acima da média semanal dos últimos três meses. O programa é uma linha de crédito direcionada a profissionais contratados no regime da CLT e inclui trabalhadores rurais, domésticos e assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs).

Diante do alto número de consultas, o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, orienta os trabalhadores a não se precipitarem na hora de contratar o crédito. Ele recomenda que as pessoas interessadas esperem o prazo de 24 horas para que todas as instituições financeiras habilitadas enviem suas propostas, garantindo assim melhores condições de juros.

“O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, reforça o ministro. Além disso, a prestação mensal do empréstimo não pode ultrapassar 35% do salário do empregado.

Criado pela Medida Provisória nº 1.292, o Crédito do Trabalhador entrou em vigor no dia 21 de março e permite que 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada – incluindo domésticos, rurais e empregados do MEI – tenham acesso ao crédito consignado.

Inicialmente, a modalidade está disponível exclusivamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, mas a partir de 25 de abril todas as instituições bancárias poderão ofertar o crédito em suas próprias plataformas digitais.

COMO FUNCIONA — Para solicitar o empréstimo, o trabalhador deve acessar a aba “Crédito do Trabalhador” na Carteira de Trabalho Digital e autorizar o compartilhamento de dados como nome, CPF, valor do salário e tempo de empresa, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Após essa autorização, ele recebe propostas em até 24 horas e pode escolher a mais vantajosa por meio do canal da instituição financeira, que analisa a margem do salário disponível para consignação. O crédito pode ser garantido com até 10% do saldo do FGTS ou, em caso de demissão, com 100% da multa rescisória.

REGRAS — O trabalhador pode desistir das operações de crédito com consignação em folha no prazo de até sete dias a contar do recebimento do crédito. Para isso, deve restituir o valor total recebido. O recolhimento de valores descontados da parcela do crédito com consignação em folha de pagamento será feito por meio da guia do FGTS Digital, pelo empregador, e deve ser quitado na mesma forma e prazos de vencimento do FGTS. O empregador presta as informações relativas ao desconto da parcela do crédito nos eventos de remuneração do eSocial, bem como nos eventos de desligamento.

Passo a passo. Atenção: vale a pena esperar até 24 horas para ter acesso a um conjunto de propostas e poder comparar as taxas

Lei Maria da Penha: Shopping Rio Claro promove bate-papo gratuito com especialistas

Especialistas da Secretaria de Segurança e da Patrulha Maria da Penha debatem direitos e proteção às vítimas de violência doméstica; evento ocorre dia 26 de março

Dentro da programação de ações do Mês da Mulher, o Shopping Rio Claro recebe a assistente social e assessora da Secretaria Municipal de Segurança Sônia Mantovani e a GCMF e coordenadora da Patrulha Maria da Penha Luciana Rodrigues para uma palestra gratuita sobre a lei Maria da Penha. A palestra acontecerá em duas sessões, às 10h e às 14h, no espaço ao lado da loja Melissa no dia 26 de março.

“Como parte de nossa programação especial com foco nas mulheres, o Shopping traz Sônia Mantovani e Luciana Rodrigues para um bate-papo com as clientes sobre os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica previstos na lei Maria da Penha, e os mecanismos disponíveis para sua proteção e acolhimento”, destaca Bárbara Crocco, Coordenadora de Marketing do Shopping Rio Claro.

MARIA DA PENHA

Conhecida como Lei Maria da Penha, uma farmacêutica que lutou pelo direito das mulheres, a Lei nº 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do art. 226 da Constituição Federal, e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

VIOLÊNCIA

Nove em cada dez agressões cometidas contra mulheres nos últimos 12 meses, o equivalente a 91,8%, foram testemunhadas por outras pessoas. A maioria (86,7%) pertencente ao círculo social ou à família da vítima.