Prefeitura faz limpeza e corte de mato em trechos na Vila Indaiá

A prefeitura de Rio Claro realizou na sexta-feira (4) corte de mato e limpeza em trechos da Vila Indaiá. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos retiraram lixo e entulho, limparam vias, fizeram varrição e capina, além de outros serviços.

Assim como as demais ações de zeladoria, a limpeza de vias, terrenos e canteiros centrais é realizada em todas as regiões. É um trabalho ininterrupto da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

A prefeitura reforça a orientação para que a comunidade não deposite lixo e outros materiais nos canteiros centrais, vias e áreas públicas.

Fórum de Transtorno do Espectro Autista reúne mais de 200 participantes

O município de Rio Claro realizou nesta sexta-feira (4) o 3º Fórum de Transtorno do Espectro Autista, com o tema “A importância da inclusão social com foco na pessoa e não no diagnóstico”.

O fórum foi organizado pela prefeitura, por intermédio das secretarias municipais de Saúde e da Educação, e reuniu mais de 200 pessoas no Centro Cultural.

A programação foi aberta com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Na sequência teve palestra sobre diretrizes na educação de estudantes com TEA e bate-papo para compartilhar práticas de professores da educação especial.

À tarde teve apresentação de dança do Caps III, bate-papo para compartilhar práticas de profissionais da Saúde, palestra sobre “despatologização da vida”, apresentação de vídeo falando do protagonismo da pessoa com transtorno do espectro autista e relato da Associação do Movimento das Mães Atípicas de Rio Claro.

O fórum teve a participação da vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, de Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social, vereadores Emílio Cerri e Hernani Leonhardt, Valéria Velis, secretária da Educação, Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Nathália Rodrigues, responsável pelo setor de saúde mental da Fundação de Saúde.

Dia Mundial da Saúde: BRK reforça a importância do saneamento básico para a saúde pública

Neste Dia Mundial da Saúde, comemorado na segunda-feira, 07 de abril, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes e pelo esgotamento sanitário em Rio Claro, destaca a importância do saneamento básico como fator essencial para a promoção da saúde pública no Brasil.

Dados do estudo “Saneamento no Brasil: Impactos na Saúde e na Economia”, do Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, revelam que cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água potável, mais de 100 milhões vivem sem coleta de esgoto e apenas 45% dos esgotos coletados são tratados.

A ausência de saneamento adequado está diretamente ligada ao aumento de doenças como diarreia, dengue, leptospirose e infecções parasitárias. Crianças menores de cinco anos são as mais afetadas, com a diarreia sendo responsável por aproximadamente 14% das mortes nessa faixa etária em regiões sem saneamento adequado.

Santa Gertrudes

A BRK reafirma seu compromisso com a saúde pública garantindo que a água fornecida à população gertrudense atenda aos mais elevados padrões de qualidade. O monitoramento da água ocorre desde a captação do manancial, passando pelo tratamento, até a distribuição pelas redes.

Além disso, Santa Gertrudes conta com 100% de cobertura dos serviços de esgoto, assegurando a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado no município.

“Com um serviço de saneamento de qualidade, podemos reduzir significativamente casos de hospitalização por doenças de veiculação hídrica, como disenteria, cólera e dengue. Esse é um serviço essencial para o bem-estar da comunidade”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes e Rio Claro.

Rio Claro

Os serviços de esgoto prestados pela BRK em Rio Claro também têm impacto direto na saúde pública, evitando a contaminação do solo e da água por efluentes não tratados. A concessionária investe continuamente para ampliar a cobertura do serviço e garantir um tratamento eficiente, permitindo que o esgoto seja devolvido à natureza livre de resíduos sólidos e micro-organismos.

“Investir em saneamento básico é investir na saúde e no futuro das comunidades. Garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto não só previne doenças, mas também promove um ambiente mais seguro e saudável para todos”, destaca o gerente.

Sobre o Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.

ShowUp anuncia que não fará mais o rodeio de Rio Claro

Um dos eventos mais aguardados e prestigiados da cidade de Rio Claro é o tradicional Rio Claro Rodeio Festival, realizado desde 2019 pela empresa ShowUp Eventos. Mas recentemente, Junior Tricai, proprietário da empresa, informou que não será mais o responsável pela realização da festa na Cidade Azul.

Em comunicado divulgado à imprensa nesta semana, Tricai informou que após seis anos, a ShowUp não fará mais a festa e informou quais motivos levaram a empresa a tomar tal providência.

Confira a nota divulgada na íntegra:

“Após seis anos de história, sempre com os maiores e melhores shows do Brasil, a empresa ShowUp Eventos deixará de realizar o Rio Claro Rodeio Festival.

Infelizmente, devido a falta de apoio dos órgãos competentes e de segurança pública, bem como a falta de local fixo e apropriado para a realização do mesmo.

Desde 2019 entregamos o melhor de nós para todos, mesmo com todos empecilhos, mas sempre com muito amor e dedicação. Agradecemos a todos vocês que nos prestigiaram durante todos esses anos memoráveis.

SHOWS

Já passaram por Rio Claro os grandes nomes do sertanejo nacional, trazidos pela ShowUp, no RCRF, como Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Leonardo, Gustavo Lima e muito mais.

VÍDEO: projeto de Centro de Referência do Autismo avança em Rio Claro

Ao Jornal da Manhã, neste sábado (05), o vereador Emílio Cerri e a professora Vânia Zamariola falaram sobre o projeto de criação do Centro de Referência do Autismo em Rio Claro.

A iniciativa, do partido Podemos, já conta com espaço cedido pela prefeitura, apoio do Executivo, leis aprovadas voltadas ao autismo e recursos destinados à implantação de uma sala sensorial. Segundo o vereador, a expectativa é que as obras tenham início até o mês de maio.

Presidente da comissão responsável pelo centro, Vânia atua há 27 anos na rede municipal, é diretora de escola, mãe solo e mãe de uma pessoa com autismo, representando, assim, a vivência direta das famílias atípicas.

POLÍCIA: prisões por homicídio e tráfico marcam ações policiais em Rio Claro e região

A polícia de Rio Claro prendeu, na Vila Alemã, um foragido da Justiça condenado por homicídio. Além disso, três pessoas foram detidas por tráfico de drogas em diferentes bairros da cidade: uma no Alto do Santana, outra no Parque das Indústrias e a terceira no Bairro do Estádio.

Em Cordeirópolis, a Guarda Civil Municipal divulgou o balanço das ações mais recentes no enfrentamento à criminalidade no município.

Saiba mais acerca dessas e outras informações do setor policial, haja vista as últimas horas em Rio Claro, com o repórter Ademir Sartori.

Vacinação contra a dengue será retomada na segunda-feira

Atendimento é a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família

Rio Claro recebeu novo lote de vacinas contra a dengue e retoma na segunda-feira (7) a aplicação das doses. A vacinação contra a dengue em Rio Claro atende pessoas de 6 a 16 anos.

As salas de vacinação atendem de segunda a sexta-feira a partir das 7h30. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação vai até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação se encerra às 16h30.

A Fundação Municipal de Saúde ressalta que a vacina é uma medida adicional importante para evitar novos casos de dengue e quem pertence ao público-alvo precisa ser imunizado.

Para tomar a vacina é necessário apresentar cartão SUS e carteira de vacina da criança ou adolescente, que também precisa estar acompanhado de responsável. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses. No caso de pessoas que tiveram dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.

Falecimentos: confira a necrologia de 05/04/2025

Catarina Aparecida de Moraes – 70 anos. Faleceu dia 03, às 12h31, nesta cidade. Deixou viúvo Nelson Ramos de Moraes, os filhos Nelson (in memoriam), Nilson, Reinaldo (in memoriam), Augusto (in memoriam), Carmem c/c Alexandre, Rosimeire, netos, bisnetos, demais familiares e amigos (Funerária João de Campos).

Fabio Alexandre Barbosa – 45 anos. Faleceu dia 03, nesta cidade. Deixou a filha Manuela, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Grupo Memorial).

Severino Manoel dos Santos – 54 anos. Faleceu dia 03, nesta cidade. Deixou o filho Cícero, demais familiares e amigos. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 05, às 17h, no Cemitério Campos Santos José Augusto Alves – Ibateguara, Alagoas (Grupo Memorial).

Fim de semana terá queda nas temperaturas e céu nublado em Rio Claro

A previsão para este sábado (05) em Rio Claro indica sol entre muitas nuvens ao longo do dia, com períodos de céu encoberto. À noite, o tempo deve seguir com nebulosidade intensa. As temperaturas variam entre 18°C e 24°C, marcando um dia mais ameno em comparação aos anteriores. A possibilidade de chuva existe, mas é remota, e a umidade relativa do ar deve oscilar entre 57% e 86%.

No domingo (06), o cenário se repete, com sol e muitas nuvens durante o dia e céu nublado à noite. As temperaturas ficam entre 17°C e 27°C, e a umidade varia de 47% a 86%, sem previsão de chuva. Observa-se uma queda expressiva nas temperaturas em relação ao início da semana, efeito da atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal, que caracteriza o primeiro declínio térmico do outono. As informações são do portal Climatempo.

Morre jovem que se recuperava após colidir moto contra cavalo

Morreu nesta sexta-feira (4) André Luis Pizanti Junior, 27 anos. Ele se recuperava de um gravíssimo acidente sofrido no dia 27 de novembro do ano passado. A ocorrência foi registrada na Estrada dos Costas, sentido bairro Terra Nova. Ele estava em um motocicleta e ao passar pelo trecho sem iluminação acabou colidindo contra um cavalo que estava solto.

Com o impacto o jovem perdeu muito sangue e passou dias internado na UTI e ao receber alta seguiu o tratamento em casa realizando outros procedimentos para reabilitação. Nesta sexta uma intercorrência com a cânula de traqueostomia que usava trouxe complicações à saúde do jovem, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Ao Jornal Cidade o pai enalteceu o filho e o descreveu como um grande parceiro: “Um menino sonhador, amigo, trabalhador, com inúmeras qualidades. Infelizmente foi vítima de um descaso que segue principalmente nas periferias com os animais de grande porte solto. Fiz muitas denúncias a respeito disso mas solução eficaz ninguém vê. Ficam as boas lembranças e os momentos maravilhosos que tive ao lado do meu filho”, disse Jander Teixeira.

De acordo com a Funerária João de Campos, o velório de André Luis, mais conhecido como Juninho, está marcado para ter início às 10h00 deste sábado (5) no Memorial Cidade Jardim. O sepultado será às 14h. Nas redes sociais muitas homenagens e mensagens de pesar estão sendo divulgadas pela morte precoce do jovem.

Paratleta de Rio Claro é premiado como um dos melhores do ano

Rio-clarense Luiz Paulo Galdino, de 37 anos, foi eleito um dos melhores do ano pela Confederação Brasileira de Hipismo

O rio-clarense Luiz Paulo Galdino, de 37 anos, foi premiado na lista dos campeões melhores do ano de 2024 no ranking brasileiro de oito modalidades sob chancela da Confederação Brasileira de Hipismo. Uma solenidade aconteceu nessa quinta-feira (3), nos salões do Jockey Club São Paulo.

Também foram condecorados no evento os campeões das três modalidades olímpicas Salto, Adestramento, Hipismo Completo, paralímpica Paradestramento, Enduro, Volteio, Atrelagem e Tambor. É um grande feito para o cavaleiro de Rio Claro.

No último dia 29 de março, Luiz foi campeão na sua categoria do Grau II do Campeonato Internacional de Paradestramento no Clube Hípico de Santo Amaro, montando a Mexicana da Campagna. O próximo Internacional em solo brasileiro será durante o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro, em novembro.

No canto direito, o rio-clarense Luiz Paulo Galdino, de 37 anos, com o prêmio oferecido pela Confederação Brasileira de Hipismo

Ainda nessa quinta-feira, o anfitrião Constantino Scampini, presidente da CBH no ciclo olímpico até Los Angeles 2028, esteve frente à premiação ao lado de Fernando Sperb, presidente da CBH na gestão anterior 2022 a 2024, e respectivos diretores das modalidades nessa que é festa maior do hipismo a cada ano. Além da premiação, não faltaram homenagens especiais, jantar, música e muita confraternização.

Recentemente, em fevereiro, o paratleta de Rio Claro também foi condecorado com o Troféu Eficiência pela Federação Paulista de Hipismo, tradicional premiação dedicada aos melhores do hipismo paulista desde 1986.

Luiz Paulo Galdino foi diagnosticado com meningite aos cinco meses de vida, o que resultou na perda total da coordenação motora. Com dedicação incansável de sua mãe, muita fé e sessões intensivas de fisioterapia, Luiz começou a dar os primeiros passos aos seis anos.

Aos oito anos, a prática da equoterapia trouxe ganhos expressivos de força e equilíbrio, preparando-o para enfrentar novos desafios. Atualmente, Luiz é um exemplo de perseverança, destacando-se no paraequestre nacional e internacional. Ele é atleta paraequestre na modalidade de adestramento (Dressage).

“Eu não tinha força nas pernas e a prática da equoterapia foi uma virada de chave na minha vida fazendo eu alçar novos voos e me redescobrir”, pontuou em entrevista anterior ao Jornal Cidade. Ele conta com colaborações através de doações para continuar competindo. Os apoios podem ser enviados através da chave PIX que é o e-mail: [email protected].

Palmanova: um novo marco de conforto e qualidade de vida no alto do Cervezão!

A Vilaurbe vem aí com mais um empreendimento que vai conquistar seu coração e plantar de vez a ideia de um novo começo: Residencial Palmanova🌿

Localizado no alto do Cervezão, um dos bairros que mais cresce em Rio Claro, o Palmanova é perfeito pra quem busca qualidade de vida, conforto e praticidade no dia a dia.

Apartamentos com 2 dormitórios, plantas de 49 e 51 m², pensados para aproveitar cada cantinho com muito estilo e funcionalidade.

E sabe o que é melhor? Um lazer completo pra toda a família aproveitar! Piscina, áreas pra relaxar, curtir e viver bons momentos sem sair de casa.

Já imaginou começar uma nova fase da sua vida aqui?

Então fica de olho, porque o Residencial Palmanova está chegando para você cultivar o seu futuro com a segurança e a credibilidade de quem já transformou a vida de milhares de famílias: a Vilaurbe.

Cadastre-se em nosso site e saiba mais clicando aqui!

PalmanovaVilaurbe #CultiveSeuFuturo #BreveLançamento #RioClaro #AltoDoCervezão #AptoDosSonhos #LazerCompleto #Vilaurbe