Trump contra o Pix: entenda o que pode ter motivado críticas dos EUA

Agência Brasil

Os Estados Unidos iniciaram na terça-feira (15) uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram supostamente “desleais”. Entre elas, o Pix. As críticas ao sistema de pagamento brasileiro podem ser explicadas pela concorrência com Whatsapp Pay e bandeiras de cartão de crédito norte-americanas, e por ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais.

A medida foi anunciada pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, em documento chamado “Investigação da Seção 301 sobre Práticas Comerciais Desleais no Brasil”. Não há menção direta ao Pix, mas o texto cita os “serviços de pagamento eletrônico do governo”.

“O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a vantagem de seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”, diz a única menção ao tema.

Um dos motivos especulados para a medida é de que o Banco Central (BC) teria favorecido o Pix em detrimento do WhatsApp Pay em 2020. O aplicativo é da empresa Meta, do empresário Mark Zuckerberg, aliado de Trump.

Em junho de 2020, o WhatsApp anunciou que o Brasil seria o primeiro país a receber uma funcionalidade nova no aplicativo de mensagens: a possibilidade de enviar e receber dinheiro a partir de cartões cadastrados. Uma semana depois, o BC e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam a função.

As justificativas eram de que seria necessário avaliar riscos, garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e existirem potenciais riscos para a concorrência.

A economista Cristina Helena Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entende que a medida tomada à época foi correta.

“O WhatsApp criou uma forma de transferência de dinheiro de pessoas para pessoas, mas estava fazendo isso fora do sistema financeiro legal. Não estava fazendo com integração com o nosso sistema financeiro. Portanto, escapava da regulação do Banco Central, o que fere regras brasileiras de acompanhamento de transações monetárias”, diz a economista.

O Pix foi lançado oficialmente no Brasil no dia 16 de novembro de 2020, mas os estudos para a implementação do novo sistema de pagamento existiam pelo menos desde maio de 2018. Naquele ano, o BC instituiu um grupo de trabalho chamado “GT – Pagamentos Instantâneos”.

Em dezembro do mesmo ano, o BC divulgou um comunicado com os requisitos fundamentais para o que chamou de “ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro”. O objetivo, segundo o texto oficial, era criar um sistema “de uma perspectiva neutra em relação a modelos de negócio ou participantes de mercado específico”, que fosse “eficiente, competitivo, seguro, inclusivo”.

Alternativa ao dólar

A economista da PUC-SP também entende que o Pix incomoda o governo norte-americano por ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais que envolvem brasileiros.

“Alguns países aceitam pagamentos de brasileiros com Pix. Por exemplo, Paraguai e Panamá. Em alguns comércios, eles têm cartazes dizendo: ‘brasileiros, paguem com Pix’. Comerciantes abriram contas aqui no Brasil, recebem o pagamento aqui. E isso, antigamente, passava pelo dólar. Isso é prejudicial ao interesse de controle norte-americano. Quanto menor a demanda por uma moeda, menos ela vale”, diz.

Para Cristina Helena Mello, operadoras de cartão de crédito norte-americanas também podem se sentir ameaçadas com a nova funcionalidade do “Pix Parcelado”, previsto para começar a funcionar em setembro de 2025. Os usuários brasileiros vão poder parcelar transações de maneira semelhante ao cartão de crédito, enquanto o recebedor continua recebendo o valor total instantaneamente.

Independentemente das críticas e motivações norte-americanas, a economista da PUC-SP defende o Pix como um sistema de pagamento eficaz e inclusivo. Números do Banco Central mostram que o Pix movimentou R$ 26,4 trilhões em 2024.

“Ele, de fato, permitiu que uma série de pessoas de menor renda tivesse acesso a uma forma de transação monetária barata. Os pequenos negócios, as pessoas mais simples mesmo, como pedreiros, faxineiras, mesmo pessoas em situação de rua”, defende a economista.

“O Brasil desenvolveu uma forma de meio de pagamento que oferece uma série de vantagens. O Pix é ágil, promoveu um processo de bancarização, de inclusão de pessoas que não tinham conta. E faz parte da lei de competência e de concorrência oferecer um produto cada vez melhor”, complementa.

Lula veta aumento do número de deputados federais

Fonte: Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar integralmente o projeto de lei complementar que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A mensagem de veto ao PLP 177/2023 foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (17). 

A proposta foi apresentada pela Câmara dos Deputados e aprovada no Senado no final de junho. O texto também estabelece que a criação e a manutenção dos novos mandatos não poderão aumentar as despesas totais da Câmara entre 2027 e 2030. 

Na mensagem encaminhada ao Congresso Nacional, o chefe do Executivo alegou que a medida é inconstitucional e contraria o interesse público. O veto foi embasado em pareceres apresentados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Segundo o governo, a ampliação do número de parlamentares prevista no projeto implicaria aumento de despesas obrigatórias sem a devida estimativa de impacto orçamentário, fonte de custeio ou medidas de compensação, violando assim o artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.

O governo também destacou que a medida poderia impor encargos adicionais não apenas à União, mas também a estados e municípios, o que violaria o artigo 27 da Constituição Federal.

Com o veto, o texto retorna ao Congresso Nacional, que poderá mantê-lo ou derrubá-lo por maioria absoluta em sessão conjunta. 

O que diz a Constituição

A correção periódica do número de deputados em relação à população de cada estado e do Distrito Federal é um mandamento da Constituição. Ela não fixa número total máximo de deputados, mas determina que uma lei futura regule o assunto. A Constituição também estabelece que nenhuma unidade da Federação pode ter menos de 8 representantes e que o estado mais populoso (São Paulo, atualmente) deve ter, no máximo, 70 cadeiras.

Cinco anos depois de promulgada a Constituição, deputados e senadores aprovaram a Lei Complementar 78, de 1993, que estabeleceu o atual total de 513 representantes na Câmara — o número foi escolhido com base no Censo de 1986.

Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou prazo até junho deste ano para o Congresso revisar a distribuição do número de cadeiras de deputados federais, seguindo o critério da população de cada unidade da Federação. Nessa redistribuição, alguns estados que tiveram crescimento populacional deveriam ganhar mais parlamentares, enquanto outros perderiam vagas. 

Para que nenhuma bancada estadual perdesse cadeiras, o Congresso aprovou o aumento do número de deputados, em vez de redistribuir as 513 vagas atuais. Com a mudança, o Parlamento passaria a ter 612 parlamentares (hoje são 594, somando-se as 81 cadeiras do Senado).

No Senado, a matéria foi relatada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI). 

Super Férias InFlux acontece no Shopping Rio Claro nesta quinta e na sexta-feira

O Shopping Rio Claro recebe nesta quinta e na sexta-feira a Super Férias InFlux, com atividades gratuitas para as crianças de 6 a 12 anos. As brincadeiras acontecem ao lado da loja Melissa, das 17h às 19h, e têm vagas limitadas. A participação antecipada deve ser feita pelo telefone (19) 3024-0777, ou no local do evento.

A programação inclui Dominó, Twister, Reaction Challenge, Put the Pen in the Bottle, Jogo da Memória e Alfabetização.

De acordo com Bárbara Crocco, Coordenadora de Marketing do Shopping Rio Claro, “a programação de atividades com a escola InFlux tem diversão, aprendizado e socialização entre as crianças, permitindo que elas tenham momentos lúdicos enquanto aprendem termos da língua inglesa durante as férias. Sem dúvida, a programação está irresistível”.

Shopping

O Shopping Rio Claro é o empreendimento comercial que disponibiliza o maior mix de marcas na macrorregião, reunindo em um só local mais de 150 operações, praça de alimentação, cinema, Poupatempo e lotérica. Localizado em uma área privilegiada, oferece excelentes opções de compras, segurança e estacionamento para 1.100 vagas.

Serviço

Super Férias InFlux

Dias: 17 e 18 de julho

Sessões: das 17h às 19h

Local: ao lado da Melissa

Inscrições antecipadas: (19) 3024-0777, ou no local, de acordo com a disponibilidade de vagas

Fatto a Mano acontece neste sábado com vários expositores e entrada franca

A Sociedade Italiana promove neste sábado (19) a feira Fatto a Mano. O evento contará com vários expositores com artesanato, produtos para decoração e uso pessoal, além de várias opções na gastronomia.

A feira acontece das 9 às 18 horas com entrada franca. Segundo os organizadores, o evento promete “muita diversão, expositores e comida boa”. Haverá serviço de bar e a cozinha da sociedade também estará em funcionamento com pratos típicos italianos. A Fato a Mano também terá espaço cultural com apresentação do Coral Municipal às 14 horas.

O evento é de organização da diretora Luzia Bertagna. Na edição do ano passado, o evento se consolidou com grande número de expositores e visitantes, que podem adquirir presentes, produtos para a casa e degustar as delícias produzidas pelos empreendedores.

Estarão nesta feira os expositores Ágape; A e A- Torradas artesanais; Ateliê Sol- Guardanapos; Angélica Biscuit- Biscoitos artesanais; Artes da Lê:- Artesanatos em MDF e Gesso; Balaiô; Bier Ecke- Cervejas artesanais; Barbante e Cia; Cristiane Cecagno- Cosméticos naturais; Cassia Prado- Design em prata; Claudia Lima; Cartonagem- Cartões artesanais; Empório Esther Olivan; Empório Lila- Sabores de Minas e Região; La Villaron- Feito à mão; Terapias do Oriente- Tarot Limpeza Bioenergética; Graz Dietrich- Cozinha artesanal; Torienta- Receitas caseiras; Lotus Saboaria- Sabonetes; La Fettuccine- Massas e molhos naturais; Arte com Amor- Em prol GACC; Villa Sapore empório; LiLi; Mamãe Amanteigada; Mimos Myl; Umaluz- Velas artesanais; Planta e Magia; Klaus Bijous e Lola Velas e saboaria.

Torneio Amizade começa no domingo (20) em RC

Site Amador Esportes

Promovido pelo esportista João Algarve, o Torneio Amizade da Região será disputado por 14 equipes este ano. O campeonato é uma tradição na cidade, onde as equipes do EC Bellmare, Jardim Novo FC e AD Ferraz, já foram campeãs, e atualmente disputam o Amador de Rio Claro, promovido pela Liga Municipal de Futebol.

Na temporada de 2025, uma pequena mudança na fórmula de disputa, onde na fase eliminatórias os confrontos serão em jogos únicos e não mais com ida e volta. Já na primeira fase, segue as equipes se enfrentando, todos contra todos, com os 8 melhores avançando às quartas de finais. O início será neste domingo, dia 20 de Julho.

Oito times, que disputaram a edição de 2024, seguem em 2025, sendo: o atual Campeão, o Vila Aparecida FC de Ipeúna; Atlético Mata Negra , Unidos da Vila, Nova Era, Cidade Nova B, Real Lóttus, Borussia e o Allan Gray. Duas equipes voltam a disputar o torneio, após ficar de fora em 2024, sendo: Santa Cruz FC e Atalanta. Quatro equipes serão caçulas no Amador Série C, sendo: Vila Nova FC, Atlhetic, Nacional, e por fim o Família BRN, que disputou a Série B2 em 2024.

Os Jogos serão nos Campos da Mata Negra, Campo 02 de Ajapi, Distrital do Paulistão, Distrital do Ipiranga e no Distrital do Cidade Nova.

AMADOR SÉRIE C – 1° rodada DOM 20/07

DISTRITAL DO PAULISTÃO

8h15 Real Lóttus x Nova Era

10h Família BRN x Atlhetic

DISTRITAL DO IPIRANGA (UNIDOS)

8h15 Unidos da Vila x Nacional

10h Atalanta x Atlético Mata Negra

CAMPO 02 DE AJAPI

8h15 Santa Cruz x Borussia

10h Vila Nova x Allan Gray

DISTRITAL DO CIDADE NOVA

10h Cidade Nova B x Vila Aparecida

PM localiza 39 quilos de maconha dentro de veículo em Itirapina

A Polícia Militar, por meio da Força Tática do 37º BPM/I, realizou mais uma importante apreensão no combate ao tráfico de drogas. Durante patrulhamento pela Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano, Km 100, no município de Itirapina, a equipe policial visualizou um veículo Fiat Stilo, de cor cinza, cujo condutor apresentou atitude suspeita ao notar a presença da viatura.

Diante da fundada suspeita, foi realizada abordagem técnica e segura. Em busca pessoal nada de ilícito foi localizado, contudo, na vistoria veicular, os policiais encontraram no porta-malas duas caixas contendo 69 tabletes de maconha, totalizando 39 quilos do entorpecente. Questionado, o condutor admitiu que transportava a droga do município de Jaú para Rio Claro, e que receberia a quantia de R$ 2.000,00 pelo serviço.

Diante das evidências, o indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de polícia de Itirapina, onde permaneceu à disposição da Justiça. O veículo utilizado no transporte também foi apreendido.

A apreensão de tamanha quantidade de entorpecentes representa um duro golpe contra o crime organizado e uma importante vitória para a segurança da sociedade, retirando das ruas substâncias que fomentam a criminalidade e comprometem a tranquilidade da população.

SP Sem Fogo: RC está em estado de alerta para incêndio

Nos próximos dias, quase todo o estado de São Paulo estará em estado de atenção para incêndios. O risco é elevado principalmente entre hoje (17) e na sexta-feira (18), quando a baixa umidade relativa do ar, as temperaturas elevadas e o predomínio do Sol intensificam as chances de queimadas em todas as regiões paulistas.

De acordo com a previsão da Defesa Civil de São Paulo, em quase todo o estado, a umidade relativa do ar atingirá níveis críticos e até abaixo dos 30%.

“A umidade abaixo de 30% aumenta muito o risco de incêndios, principalmente os florestais. Por isso, pedimos muito o auxílio da população para não jogar bituca de cigarro na beira da estrada, para que não limpem o quintal colocando fogo no lixo, para que o produtor rural não faça roçada utilizando fogo, e que a população não solte balões, que é um crime ambiental e contribui muito para incêndios florestais e em áreas residenciais também”, alerta o coordenador estadual de proteção e Defesa Civil de São Paulo, Tenente Coronel Araújo Monteiro.

A partir de sábado (19), há previsão de uma frente fria que pode trazer umidade para a faixa leste, diminuindo o risco de queimadas. No entanto, no interior, não haverá influência desse fenômeno e o risco para incêndios permanece elevado em todos os dias.

Na segunda-feira (21), o alerta retorna para todo o estado, em especial para o extremo norte, que pode entrar em estado de emergência para incêndios.

O Governo de São Paulo iniciou no dia 1º de junho a fase vermelha da Operação SP Sem Fogo, com importantes inovações tecnológicas voltadas ao monitoramento e resposta às queimadas. Uma delas é a Sala SP Sem Fogo, uma plataforma destinada ao monitoramento dos focos de incêndio em tempo real, com emissão diária de boletins preditivos para o planejamento e coordenação das ações de resposta rápida.

“A Operação SP Sem Fogo é uma ação integrada da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais para cuidar e minimizar os focos de incêndio e agir emergencialmente no caso da necessidade de intervenção”, ressalta o diretor da Defesa Civil de São Paulo, tenente-coronel Araújo Monteiro.

POLÍCIA: adolescente morre após colisão em fuga da Polícia Militar em Rio Claro

Um adolescente de 17 anos morreu na madrugada desta quinta-feira (17), por volta das 02h20, na avenida 7JP, Chácara Lusa, em Rio Claro, após perder o controle do carro durante uma perseguição policial. O veículo, utilizado por três pessoas, foi localizado após denúncia de tentativa de arrombamento do portão de uma residência na Avenida Marginal.

Segundo a Polícia Militar, o COPOM recebeu a denúncia e, durante o patrulhamento, encontrou o carro, um Astra preto, na Estrada dos Costas. O motorista desobedeceu à ordem de parada e iniciou fuga, que terminou em colisão contra um poste após uma curva.

O condutor, adolescente, ficou preso às ferragens e morreu no local, mesmo com o socorro dos bombeiros e do SAMU. Os dois passageiros foram atendidos conscientes. Dentro do veículo, havia cheiro de maconha e bebida alcoólica.

A Polícia Científica realizou perícia no local e no veículo. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Falecimentos: confira a necrologia de 17/07/2025

Kenzo Chinen, Kenjo – 80 anos. Faleceu dia 16, às 07h04, nesta cidade. Deixou irmãs e sobrinhos. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 17, às 11h30, no Crematório Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Deive Regina Herrera Percio – 49 anos. Faleceu dia 16, em Piracicaba. Era solteira. Deixou o filho Gabriel. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 17, às 16h30, no Cemitério Memorial Cidade Jardim.

Rio Claro registra mínima de 6,9 °C e segue com tempo seco até domingo

A atuação persistente de uma massa de ar seco mantém o tempo estável em Rio Claro e em todo o estado de São Paulo, impedindo a chegada de frentes frias e dificultando a formação de nuvens de chuva. Até domingo (20), a previsão indica dias de sol entre nuvens, sem precipitações e com baixos índices de umidade relativa do ar durante as tardes.

As madrugadas e manhãs continuam com temperaturas mais amenas, enquanto as máximas apresentam elevação ao longo do dia. Nesta quinta-feira (17), a mínima registrada foi de 6,9 °C, e a máxima prevista varia entre 25 °C e 27 °C. Dados da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Dengosa, a picape diferenciada que chama a atenção

Robusta e com um estilo bem diferenciado, ela foi totalmente personalizada em estilo hot e virou o xodó do Seu José: a F-75 Rural Williams, do ano de 1961, no tom vinho, está impecável. “Comprei em 2014. Eu tinha muita vontade de ter um veículo antigo para restaurar e participar de eventos. Na época, precisava de um carro para trabalhar, então usei essa justificativa: ‘Vou comprar uma Rural para trabalhar’”, revela o mecânico José do Carmo. A carroceria original de madeira encantou o mecânico, que imediatamente decidiu adquirir o veículo. Um ano depois, começou a reforma, que levou cerca de dez anos para ser concluída. 

José conta que ela foi completamente refeita. “Fiz ela hot, abaixei o teto, alarguei e aumentei o comprimento”, detalha. Um trabalho minucioso que demanda tempo para garantir que tudo fique bem feito. “Ainda há alguns detalhes a serem ajustados, como trocar as rodas, mas para mim, está perfeito”. O conforto do carro também é um diferencial, toda a família gosta e a esposa Iris Maria Gomes Botêlho sempre o acompanha, agora leva os netos também. 

Segundo José, o carro chama bastante atenção por onde passa. “Todo mundo olha e buzina”, comenta com orgulho. Para ele, isso é uma sensação gratificante — um sonho realizado.

A atraente picape, além de única, possui um nome especial: “Quando ela ficou pronta, no nosso primeiro evento com a Família Diferenciada, em Corumbataí, percebi que a Rural ainda não tinha um nome. Naquele período, eu e minha esposa Íris estávamos com dengue então resolvi: ‘Vai ser Dengosa’, pois o pessoal costumava nos chamar de dengosos. Assim, naquele momento, nasceu o nome que ela carrega até hoje.” A pick-up conquistou seu espaço também nas redes sociais, tendo um Instagram próprio: @rural_a_dengosa.

Conquiste seu sonho no Residencial Terra Nobre, o sucesso de vendas em Rio Claro!

Mais de 200 lotes vendidos em menos de um mês, mostrando que o Terra Nobre é o destino preferido para quem busca qualidade de vida, contato com a natureza e segurança para toda a família.

Um espaço exclusivo rodeado por mais de 86.000 m² de área verde preservada, perfeito para respirar fundo, relaxar e viver melhor. São lotes residenciais e comerciais a partir de 160 m², com infraestrutura completa para oferecer conforto e lazer aos moradores, incluindo: sistema de energia elétrica; galeria de águas pluviais; sistema de sinalização viária; iluminação das ruas em LED; rede de saneamento; sistema de água potável; guias, sarjetas e pavimentação asfáltica; além de sistema de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Localização privilegiada: ao lado do Diário Ville, a apenas 4 minutos da Avenida Tancredo Neves e da Rodovia Washington Luiz. Um bairro tranquilo, cercado por segurança com acesso exclusivo monitorado por câmeras 24 horas — sem taxa condominial!

Obras já estão em andamento! Aproveite as condições especiais de entrada facilitada: R$ 12.600,00 parcelados em até 5 vezes sem juros, além de parcelas mensais a partir de R$ 998,00. E você pode pagar em até 180 vezes!

Lazer completo para toda a família: academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e quadra de beach tênis garantem diversão e bem-estar no seu dia a dia.

Não perca essa oportunidade! Chegou a hora de adquirir seu lote no Terra Nobre com condições que cabem no seu bolso. Realize seu sonho agora mesmo!

Venha nos visitar no plantão de vendas:
Av. 13 NV com a Rua 5 DV — Diário Ville, Rio Claro/SP
WhatsApp: (19) 99711-3132

https://www.instagram.com/residencialterranobre/

Terra Nobre — o seu novo lar espera por você!

Realização: VLC Empreendimentos

Vendas: Simone Marques – corretora de imóveis e assessoria imobiliária