Rio Claro amplia cotas em concursos públicos e inclui mais grupos étnicos

Reserva de vagas passa de 20% para 30%. Além de pretos e pardos, indígenas e quilombolas passam a ser beneficiados.

A reserva de vagas em concursos públicos municipais para pessoas pretas e pardas teve ampliação em Rio Claro, município que, a partir de agora, também passa a incluir em sua política de cotas as pessoas indígenas e os quilombolas.

Sancionada pelo prefeito Gustavo, a nova “lei das cotas” destina 30% das vagas para esses grupos étnicos. Desde 2015, quando foi adotada na legislação local, a lei destinava 20% das vagas para afrodescendentes.

“Essa iniciativa é mais um passo de nosso governo na direção de uma sociedade rio-clarense mais igualitária, com mais oportunidades para aqueles que durante séculos receberam tratamento injusto e desigual ao longo da história de nosso país”, observa Gustavo.

O novo percentual vale para os concursos públicos que o município realizará para cargos efetivos e empregos públicos, na administração direta, autarquias e fundações municipais, de acordo com a lei aprovada pela Câmara Municipal no dia 2 deste mês. O projeto de lei enviado pelo prefeito Gustavo à Câmara Municipal e aprovado por unanimidade é fruto de requerimento dos vereadores Eric Tatu, Elias Custódio, José Pereira e Sivaldo Faísca.

Os vereador afirmam que a aprovação da lei é de suma importância, por promover a igualdade racial. O presidente da Câmara, José Pereira, destaca que a aprovação da lei por unanimidade demonstra o compromisso dos vereadores com a igualdade e a justiça. O vereador Eric Tatu afirma que “é direito constitucional de todo cidadão viver em uma sociedade justa, solidária e sem discriminação de nenhum tipo”.

O vereador Sivaldo Faísca disse que “é um momento histórico, de reconhecimento do município da importância de ações concretas pela igualdade e respeito”. O vereador Elias Custódio afirmou que a promulgação da “lei de cotas” em Rio Claro reforça o compromisso com a justiça racial e social. “Afinal, como afirmou o pastor Martin Luther King Jr, ‘a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar’”.

Participaram da assinatura da Lei da Cotas, no paço municipal, as lideranças da comunidade negra Marcos Eduarda Prado e Davi Betanho Romualdo, e o assessor de Direitos Raciais, Hélio Luiz Roberto do Carmo.

Falecimentos: confira a necrologia de 19/07/2025

Mercedes Joaquim Sims – 83 anos. Faleceu dia 17, às 07h40, nesta cidade. Era viúva de Jose Carlos Uliano. Deixou os filhos Neurival c/c Fernanda, Vagner c/c Tatiana, Soraia (viúva), cinco netos, dois bisnetos, demais familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Adilson Roberto Simões, Simão – 66 anos. Faleceu dia 17, às 16h57, nesta cidade. Deixou viúva Rosangela Maria Barbosa Simões, os filhos Thais, Tiago c/c Daiane, André (viúvo), três netos, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Geraldo Teixeira Braga – 81 anos. Faleceu dia 18, às 02h58, nesta cidade. Deixou viúva Terezinha de Jesus Braga, o filho Geraldo c/c Damaris, dois netos, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Franceluiz Roseira de Assis – 80 anos. Faleceu dia 17, nesta cidade. Era viúvo. Deixou o filho Cesar. Foi sepultado no Cemitério Evangélico.

Bruno Henrique da Inez de Oliveira – 15 anos. Faleceu dia 17, nesta cidade. Era solteiro. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Vera Maria Reginato Alves Marinho – 77 anos. Faleceu dia 18, nesta cidade. Era casada. Deixou os filhos Ricardo, Renato, Keila e Rogério (in memoriam). Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 19, às 17h, no Cemitério São João Batista.

VÍDEO: especialista alerta para cuidados essenciais com a saúde durante o tempo seco

Soraia Cassab Accosta, pneumologista, concedeu entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan News neste sábado (19), abordando os riscos à saúde decorrentes do período de tempo seco. Ela destacou a importância da hidratação adequada para prevenir complicações e detalhou os principais sintomas associados à baixa umidade do ar. Durante a conversa, chamou atenção para a pneumonia sem febre, condição que frequentemente passa despercebida, ressaltando a necessidade de atenção médica mesmo na ausência de sinais clássicos da doença.

POLÍCIA: casa é invadida em Rio Claro; carro e instrumentos musicais são furtados

Uma residência localizada no bairro Cidade Nova, em Rio Claro, foi invadida durante a madrugada dessa sexta-feira (18). Criminosos arrombaram o portão enquanto os moradores dormiam, entraram no imóvel e furtaram um veículo Space Cross, prata, placas EYQ-9853, além de diversos instrumentos musicais utilizados em apresentações.

O morador só percebeu o crime ao acordar e notar a ausência dos objetos e do carro na garagem. Imagens de câmeras de segurança de imóveis vizinhos estão sendo analisadas pela Polícia Civil e podem auxiliar na identificação dos autores.

O caso foi registrado como furto qualificado, em razão do arrombamento e da subtração de bens de valor elevado. As investigações seguem em andamento, e a população pode colaborar com informações sigilosas que contribuam para a recuperação dos itens furtados e a prisão dos envolvidos.

Fim de semana em Rio Claro terá tempo firme e variação de nuvens

Neste sábado (19), o tempo em Rio Claro será de sol predominante, com variação de nuvens ao longo do dia. À noite, o céu tende a ficar bastante nublado, mas sem previsão de chuva. A temperatura mínima registrada foi de 10 °C, com máxima prevista de até 24 °C. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 39% e 89%.

No domingo (20), o sol aparece entre muitas nuvens durante o dia, com períodos de céu nublado também à noite, ainda sem expectativa de chuva. As temperaturas seguem estáveis, entre 10 °C e 24 °C, com umidade variando de 44% a 97%, conforme dados do portal Climatempo.

EUA revogam visto de Moraes, familiares e “aliados na Corte”

Governo Trump faz anúncio após Bolsonaro ser alvo de operação da PF

Agência Brasil – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) que determinou a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e “aliados na Corte”.

anúncio não deixa claro quais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem ser atingidos.  

medida foi anunciada horas após o ex-presidente Jair Bolsonaro ser alvo de uma operação da Policia Federal (PF), que realizou buscas e apreensões e determinou a utilização de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno entre 19h e 6h.

Rubio escreveu que Moraes tem perseguido Bolsonaro e promovido censura.

“A política de caça às bruxas de Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura que viola os direitos dos brasileiros e também atinge os americanos. Ordenei a revogação dos vistos de Moraes, seus aliados na corte, e seus familiares, de forma imediata”, declarou.

Procurada pela Agência Brasil, o STF ainda não se manifestou sobre a revogação dos vistos.

Medidas cautelares

As medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, deputado federal, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo e tentar barrar o andamento da ação penal sobre a trama golpista.

Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política. A licença termina no próximo domingo (20).

Idosos do Lar Bethel participam de festa julina 

Festas foram realizadas também no Asilo São Vicente e na Hospedaria de Emaús.

Dezenas de idosos atendidos por instituições de Rio Claro estão participando de festas julinas organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade do Município. Nesta sexta-feira (18) a atividade foi realizada no Lar Bethel. “É muito bom poder proporcionar momentos de diversão e alegria para as pessoas atendidas nessas instituições”, afirma Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social.

O prefeito Gustavo, que também participou da festa no Lar Bethel, destaca a importância dos idosos terem atividades diversificadas. “São pessoas que têm muito a nos ensinar e merecem serem valorizados”, comenta. As festas também foram realizadas na Hospedaria de Emaús e no Abrigo da Velhice São Vicente de Paula.

Rio Claro registrou 9 casos de dengue nesta semana

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro divulgou nesta sexta-feira (18) boletim em que aponta nove novos casos de dengue no município nesta semana. O total no ano é de 4.431 casos da doença, com oito óbitos.

As ações de combate ao mosquito transmissor seguem ininterruptamente. A prefeitura tem feito vistorias permanentes em imóveis e mutirões nos bairros para remover criadouros do mosquito Aedes aepypti.

A população deve colaborar deixando as residências e ambiente de trabalho organizados e sem nenhum recipiente que possa acumular água. A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro alerta que esta medida simples faz a diferença para evitar novos casos da doença.

Craveiro e Cravinho se apresentam na Unesp Rio Claro

Acontece no dia 22 de julho, a partir das 19h, no Anfiteatro II do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, localizada na Avenida 24-A, na Bela Vista, o Terceiro Festival do Roda de Viola, com a participação especial de uma dupla que até hoje, é leva o sertanejo raiz por onde passa: Craveiro e Cravinho. De acordo com informações do evento, a dupla promete muita música de qualidade e conversa boa sobre a moda raiz e cultura caipira. O evento é aberto ao público de Rio Claro e região.

A DUPLA

Sebastião Franco, o Craveiro, nasceu em 05 de fevereiro de 1931 e João Franco, o Cravinho, nasceu em 06 de setembro de 1939, ambos na cidade de Pederneiras, no interior do estado de São Paulo. Filhos de violeiro e catireiro, começaram a cantar ainda crianças nas fazendas próximas a sua cidade natal.

No início dos anos 50 começaram a se apresentar na Rádio Cultura de Pederneiras. Logo depois se mudaram para a cidade de Piracicaba onde ingressaram, em 1958, na Rádio Difusora de Piracicaba com programas exclusivos da dupla, em pouco tempo já eram líderes de audiência da emissora.

Foram convidados a gravar o primeiro disco, após o sucesso na rádio e não pararam mais. Ao longo da carreira a dupla apresentou diversos programas de rádio e televisão, receberam muitos troféus e homenagens e continuam se apresentando em shows por todo Brasil, programas de rádio e televisão sempre divulgando a boa moda raiz e a cultura caipira.

GACC promove jantar italiano na próxima sexta-feira

Toda a renda do evento que acontece no Ginástico a partir das 19h30 será revertida para a compra de suplementos nutricionais para pacientes em tratamento oncológico

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) promove o 3º Jantar Italiano do GACC, que acontece na sexta-feira (25), a partir das 19h30, no Grupo Ginástico Rio-clarense (Rua 2, nº 941 – Centro). Toda a renda será revertida para a compra de suplementos nutricionais para pacientes em tratamento oncológico, atendidos pelo programa Preven e pela Santa Casa de Rio Claro.

No menu, entradas como antepasto de berinjela, brusquetta, sardella e ratatouille antecedem uma seleção de pratos principais que inclui penne, tagliatelle, nhoque ao ragu, porpeta, canelone de presunto e queijo, risoto de tomate com alho-poró e berinjela recheada.

Para a sobremesa, uma clássica pannacotta com geleia de morango. As bebidas são vendidas à parte, com opções como vinhos selecionados, chopp Frederícia, água e refrigerantes. A trilha sonora da noite fica por conta do músico Gianei, com um repertório acolhedor e envolvente.

As adesões custam R$ 95 para adultos, R$ 45 para crianças com idade de 5 a 10 anos. Crianças até quatro anos não pagam. O evento tem apoio da Ligatex, Ecoprimos, Unimed, Sincer | Aspacer, Fioredo Participações, Sicoob Unimais, M3 Logistic Solutions, LJ Mídias, Urban Light, Alpe e Semprel.

Idosa é vítima do golpe do sequestro e perde quase R$ 7 mil para bandidos

Uma idosa de 78 anos, moradora da Vila Nova, foi vítima de estelionato e teve um prejuízo de quase R$ 7.000,00. Consta no boletim de ocorrência que a vítima recebeu uma ligação via WhatsApp de uma pessoa desconhecida relatando que tinham sequestrado a filha, genro e neto da idosa.

No telefonema ainda foi repassado que os três estavam sendo mantidos presos no apartamento e que pediam para a idosa depositar o dinheiro que tinha no momento.Por ser noite já, um menor foi até a casa da idosa e buscou o valor de R$ 1.850,00. No dia seguinte ela foi até uma agência bancária e fez um depósito de R$ 5 mil.

No depoimento a idosa relatou que os golpistas mantiveram contato telefônico com ela durante a noite e o dia não a deixando desligar e fazendo ameaçadas a todo momento. Em determinando momento pediram R$ 30 mil para não cortarem a orelha da filha da idosa. Sem ter o valor disse que ia procurar alguém para fazer o empréstimo e posterior viu que havia caído em um golpe. Casos como esse são frequentes e geralmente idosos são as principais vítimas. Confira as recomendações:

  • • Desobedeça ao bandido: Ligue para o suposto sequestrado, ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Se não, tente um amigo ou parente dele. A hipótese de um sequestrador real fazer essa ameaça é remota – bandidos não vão matar a vítima, e perder seu trunfo, apenas porque o celular dela tocou.
  • • Jamais faça nenhum tipo de depósito no calor da emoção ou sob forte pressão.
  • • Desconfie de ligações longas: Segundo estatísticas da Polícia, 90% dos primeiros contatos telefônicos feitos por sequestradores reais duram menos de um minuto. Por temerem ser rastreados, eles nunca fazem ligações longas.
  • • Não ajude o bandido dando-lhe informações: O nervosismo faz com que muita gente, sem perceber, acabe passando aos bandidos informações que serão usadas para pressioná-las. Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos por telefone.
  • • Faça o registro na Polícia: Se você cair no golpe, não deixe de registrar a ocorrência na Polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a Polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas dele.

Polícia Civil de RC localiza e cumpre prisão preventiva contra autor de vários furtos

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio da Central de Polícia Judiciaria de Rio Claro, com apoio técnico da Central de Polícia Judiciária (CPJ), desenvolveu minuciosa atividade investigativa que culminou na identificação do autor de 12 furtos qualificados praticados em sequência contra estabelecimentos comerciais na cidade.

Foram analisadas imagens de câmeras de segurança, realizadas diligências de campo, oitivas e exames periciais. O criminoso foi reconhecido por suas vestimentas, modus operandi e elementos materiais apreendidos em sua residência, como peças de roupa coincidentes com aquelas utilizadas nos crimes. Durante as diligências, o investigado confessou formalmente a prática dos delitos patrimoniais, todos praticados durante o mês de junho de 2025, no período noturno e mediante rompimento de obstáculos.

As informações foram detalhadamente consolidadas nos Relatórios de Investigação, que demonstram o padrão de atuação reiterada e a periculosidade do autor. As provas colhidas – laudos periciais, imagens, vestígios materiais e confissão – embasaram a representação pela decretação da prisão preventiva do investigado, a qual foi deferida pelo juízo competente.

A ordem judicial foi cumprida nesta sexta-feira (18) por policiais civis da Central de Polícia Judiciária, encerrando com êxito uma sequência de diligências coordenadas pela equipe de investigação da Central de Polícia Judiciaria de Rio Claro.

Relembre

A onda de furtos na região da Avenida 29 foi denunciada pelo Jornal Cidade no final do mês de junho. Na ocasião, foi divulgado que somente uma sorveteria localizada na Avenida 27 com a Rua 8 havia sido alvo de seis invasões em apenas 15 dias. Diante da situação, o proprietário relatou que mal conseguia dormir devido aos prejuízos e à insegurança. Após reportagem a Polícia Civil averiguou a situação e notou que o proprietário não havia registrado os boletins de ocorrência. A vítima foi orientada quanto a importância do BO e partir disso teve início as investigações. O autor foi identificado como sendo natural de São Paulo, com histórico de furtos em cemitérios e uma extensa ficha criminal. Antes de se mudar para Rio Claro, ele passou por Santa Gertrudes, onde também cometeu crimes semelhantes. Após a identificação e as provas apresentadas a Justiça determinou pela prisão preventiva que foi cumprida nesta sexta-feira (18).