Rio Claro é campeão em prova nacional de paraciclismo

Disputas foram realizadas em Leme, no sábado e domingo

A dupla formada por Bianca Garcia e a piloto Lara Marinho, de Rio Claro, conquistou duas primeiras colocações no campeonato brasileiro de paraciclismo disputado no fim e semana em Leme. Bianca e Lara sagraram-se campeãs brasileira de contrarrelógio individual e campeãs brasileiras de resistência na classe Tandem, para ciclistas de baixa visão. Com desempenho, a Abec Rio Claro é tetracampeã brasileira.

“É um orgulho para Rio Claro, o município mais uma se destacou positivamente no esporte, trazendo importantes títulos para a cidade”, comenta o secretário de Esportes, Erlon Thiele.

Bianca e Lara sagraram-se campeãs brasileira de contrarrelógio individual e campeãs brasileiras de resistência na classe Tandem, para ciclistas de baixa visão. Foto: Divulgação/Ascom PMRC

A equipe da Abec Rio Claro também contou com Theo Denadai entre seus atletas participantes do campeonato. Ele disputou na classe C5 e obteve o sétimo lugar na prova contrarrelógio individual e sétima colocação na prova de resistência. A equipe é comandada pelos técnicos Walter Hohne Junior e Natalia Varela Gonzalez.

O Projeto de paraciclismo é desenvolvido pela Abec Rio Claro e prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. O patrocínio é da Potencial – Eletricidade e Manutenção, Viviani Veículos, Casa do Construtor Rio Claro, Comercial Cirúrgica Rioclarense, Sport Bike, Foccus Fotografia, Academia Megafitness, Penks Brasil e HB Brasil.

POLÍCIA: jovem de 24 anos é vítima de feminicídio a facadas em viela de Rio Claro

Bruna Rafaela Rocha Felix, de 24 anos, foi brutalmente assassinada a facadas na noite de terça-feira (22), por volta das 19h00, em uma viela entre as ruas 13-MP e 14-MP, no bairro Parque Mãe Preta, em Rio Claro. A Polícia Militar foi acionada por uma testemunha e encontrou a vítima já sem vida no local.

De acordo com a Polícia Civil, Bruna apresentava diversos ferimentos nas costas, pescoço e braços, o que indica tentativa de defesa. Próximo ao corpo, havia um pedaço de azulejo, possivelmente utilizado por ela para se proteger do agressor.

Imagens de câmeras de segurança e relatos de vizinhos auxiliaram na identificação do suspeito, um ex-companheiro da vítima, que foi localizado nas imediações e conduzido ao plantão policial. Ele confessou o crime, alegando ter agido por ciúmes após descobrir que Bruna estava em um novo relacionamento.

A faca utilizada no crime foi encontrada e apreendida, assim como roupas manchadas de sangue. O suspeito permanece preso, e a Polícia Civil representou pela prisão preventiva para evitar fuga e assegurar a aplicação da lei. O caso está sendo investigado como feminicídio.

Polícia Civil identifica autor de furto de mais de 400 trufas

Criminoso confessou a autoria e contou o que fez com os doces

Na edição do dia 12 de julho, o Jornal Cidade trouxe o caso do vendedor de trufas Romário Vieira da Silva que estava desesperado, pois tinha sofrido um grande prejuízo. Ele teve a caixa com mais de 400 doces furtada na área central de Rio Claro.

Romário contou que havia entrado como de costume em uma padaria no Centro para tomar café e deixado na inocência o carrinho com a caixa cheia de trufas na porta. Na saída percebeu que tinham furtado. Com a ajuda do estabelecimento conseguiu imagens da ação criminosa e registrou um boletim de ocorrência diante do prejuízo de mais de R$ 2 mil.

A Polícia Civil deu início às investigações, identificou o criminoso e o localizou. Na delegacia foi formalmente ouvido e confessou o furto. Segundo as autoridades, o autor contou que uma parte das trufas vendeu para comprar drogas já que é usuário. Além disso afirmou que distribuiu algumas trufas entre usuários de drogas na linha férrea e que também comeu dezenas delas chegando até mesmo a passar mal pelo exagero na quantidade de doces consumidos e precisou de atendimento médico na UPA.

Diante das evidências e da confissão, o indivíduo foi devidamente indiciado pela prática do delito de furto.

Dia começa frio e deve ter máxima de até 30 °C em Rio Claro, sem previsão de chuva

De acordo com o IPMet, a previsão para esta quarta-feira (23) em Rio Claro é de céu claro a parcialmente nublado em alguns momentos, sem expectativa de chuva. O tempo permanece estável, com predomínio de sol e temperaturas em elevação.

Na faixa leste, o deslocamento de uma frente fria pelo oceano, na altura do litoral paulista, provoca aumento da nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de chuvas isoladas e de fraca intensidade no litoral. Em Rio Claro, a temperatura mínima registrada no campus da Unesp foi de 8,6 °C, e a máxima prevista deve variar entre 28 °C e 30 °C. Informações da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

CP: Dalberto e testemunhas não comparecem e oitiva é reconvocada em caráter irrevogável

O presidente da Comissão Processante da Câmara Municipal, Diego Garcia Gonzalez (PSD), anunciou nesta terça-feira, 22/7, que as oitivas para ouvir os envolvidos na investigação que apura suposta quebra de decoro do vereador Dalberto Christofoletti (PSD), vão acontecer, em caráter irrevogável, nos dias 5 e 8 de agosto deste ano.

A medida anunciada pela CP tem como base o atestado médico protocolado por Dalberto Christofoletti, na secretaria da Câmara, na última segunda-feira, 21/7, por meio do qual confirmou seu afastamento por 14 dias para tratamento de saúde.

Presente na reunião, o autor da denúncia, vereador Rafael Andreeta (Republicanos), avaliou a posição de Dalberto como manobra para ganhar tempo e atrapalhar os trabalhos da comissão. E, completou: “Gostaria de saber por qual motivo a defesa do vereador acusado e todas as testemunhas intimadas para estarem aqui hoje, no Plenário, também faltaram. O Dalberto tem o poder de liberá-las?”, indagou Andreeta.

Diego Gonzalez informou que para que os trabalhos possam ocorrer dentro do prazo estabelecido por legislação vigente, 90 dias, a CP vai solicitar apoio à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Rio Claro). “Nos dias 5 e 8 de agosto, as reuniões vão acontecer independente da presença do vereador citado, Dalberto Christofoletti e das testemunhas. Todas as partes envolvidas serão novamente intimadas e tais documentos serão publicados no Diário Oficial do Município”, detalhou o presidente da comissão.

“Vamos solicitar à OAB-RC que nos disponibilize um defensor de plantão para que os trabalhos possam ocorrer normalmente caso a defesa do vereador Dalberto novamente não esteja presente”, completou Diego Gonzales.

O relator da comissão, vereador Claudino Galego (Progressistas) e membro Elias Custódio (PSD) também estiveram no Plenário ao lado dos vereadores Hernani Leonhardt (MDB) e Moisés Marques (PL). Os trabalhos, dias 5 e 8 de agosto, também serão abertos ao público.

FENAJU se manifesta contra alterações unilaterais da Receita Federal na REDESIM

A Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU), entidade que representa as 27 Juntas Comerciais dos Estados e do Distrito Federal, com atuação estratégica no âmbito do registro público empresarial brasileiro, vem a público manifestar suas preocupações institucionais e destacar o impacto negativo das recentes alterações promovidas pela Receita Federal do Brasil (RFB) por meio da Nota COCAD/RFB nº 181/2025.

As Juntas Comerciais desempenham papel fundamental no ciclo de formalização empresarial no Brasil, atuando como facilitadoras da legalização de empresas e garantindo a segurança jurídica, transparência, economicidade e rastreabilidade institucional. Além disso, são responsáveis pela operacionalização da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), uma iniciativa que viabiliza o processo de registro e licenciamentos de forma integrada, com a participação de diversos entes públicos, municipais, estaduais e federais.

No entanto, a recente mudança unilateral na coleta de dados para a opção pelo regime tributário no fluxo integrado de registro empresarial, sem a devida deliberação colegiada e em desrespeito aos compromissos interinstitucionais, gerou grande perplexidade e preocupação entre as entidades envolvidas. A FENAJU destaca que, desde o conhecimento da Nota COCAD/RFB nº 181/2025, buscou o diálogo para discutir as implicações das modificações, mas, até o momento, não obteve uma oportunidade para apresentar suas propostas colaborativas para análise.

O movimento descoordenado e sem a devida consulta técnica compromete não só a eficiência do sistema, mas também coloca em risco o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos para simplificar o processo de abertura de empresas, reduzir a burocracia e garantir a confiança dos usuários do sistema nacional de registro empresarial.

Por isso, a FENAJU solicita com urgência:

1. Suspensão dos efeitos da Nota COCAD/RFB nº 181/2025, com a proposição de um fluxo adequado e eficaz para a implementação do módulo administrativo tributário.

2. Reafirmação do compromisso do Ministério da Fazenda com o respeito às decisões colegiadas no contexto da REDESIM, reforçando os pilares da governança cooperativa e a atuação interinstitucional.

3. Reabertura do diálogo técnico-institucional entre a Receita Federal, a FENAJU e os demais membros da rede, por meio da reativação do Comitê Gestor da REDESIM (CGSIM) e seus grupos técnicos setoriais, para promover uma solução harmônica para a divergência criada.

4. Audiência urgente para tratar sobre os impactos da Nota COCAD/RFB nº 181/2025 e suas consequências no tempo de abertura de empresas e no ambiente de negócios no Brasil.

A FENAJU reitera que o pleito não se limita a um conflito procedimental, mas refere-se à própria coerência e eficácia das políticas públicas de simplificação, desburocratização e incentivo à atividade produtiva no Brasil. A atuação do Governo Federal, sob a liderança do Presidente Lula, tem sido amplamente reconhecida como exemplar, e a FENAJU acredita que a cooperação e a articulação entre os diversos entes são fundamentais para o avanço das políticas públicas que promovem um ambiente de negócios mais justo e eficiente.

Tarcísio sobre tarifaço de Trump: “Lula não pediu minha ajuda”

Governador afirma que é hora de deixar ideologias de lado e buscar solução diplomática para as novas tarifas americanas impostas por Trump ao Brasil

Durante visita a Rio Claro na manhã desta terça-feira (22), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou sobre as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil.

Questionado pelo Jornal Cidade de Rio Claro sobre como enxerga a medida, Tarcísio defendeu que o Brasil priorize o “interesse nacional” e busque uma saída diplomática.

“É hora de deixar a política de lado. Ver o interesse nacional, entender a natureza do movimento geopolítico que está em curso”, afirmou.

Segundo o governador, é necessário compreender as motivações dos Estados Unidos e retomar o diálogo bilateral. “Temos uma relação muito antiga com os EUA. É o maior investidor direto no Brasil, foi o primeiro país a reconhecer nossa independência”, destacou.

Tarcísio citou ainda exemplos de países que conseguiram negociar reduções tarifárias com os norte-americanos, como Canadá, México e Argentina. “O Brasil pode fazer o mesmo”, disse. Questionado se o presidente Lula (PT) pediu sua ajuda nas negociações, foi enfático ao responder: “Não, não pediu”.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva após o evento de entrega de 208 moradias do Residencial Ipê Branco, construídas por meio de parceria entre os programas Minha Casa, Minha Vida, Casa Paulista e Casa Rio-clarense.

Falecimentos: confira a necrologia de 22/07/2025

Assunta Carloni Silva – 100 anos. Faleceu dia 19, às 08h39, nesta cidade. Era viúva de Jose Raimundo Silva. Deixou os filhos Lucelia c/c Lairton, Lucia c/c Carlos, Julio c/c Sueli, Jose (in memoriam), oito netos, cinco bisnetos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Vera Lucia Goulart Siqueira Amarante, Verinha – 59 anos. Faleceu dia 19, às 11h39, nesta cidade. Deixou viúvo Rivail Amarante Junior, irmãos, cunhados e sobrinhos. Foi sepultada no Crematório Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Arlindo dos Santos Alcantara – 75 anos. Faleceu dia 19, às 21h00, nesta cidade. Deixou viúva Fatima Aparecida Domingos de Souza Alcantara, os filhos Patricia c/c Helton, Luiz, Daiane c/c Mario, Keteline, Franciele c/c Moises, João c/c Fiorela, Reginaldo, 10 netos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Maria Catuzzo – 96 anos. Faleceu dia 20, às 18h44, nesta cidade. Deixou familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Sergio Roberto Fernandes, Dinho/Pino Rei – 65 anos. Faleceu dia 21, às 00h20, nesta cidade. Deixou a mãe Domingas Tenorio Fernandes, os filhos Rodrigo c/c Adriana, Sergio c/c Cintia, neta, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Ivani Aparecida Bueno de Moraes – 74 anos. Faleceu dia 19, às 17h30, nesta cidade. Deixou viúvo Antonio Carlos Bueno de Moraes, os filhos Wellington c/c Silmara, Peterson. Foi sepultada no Crematório Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Lucia Aparecida Wolf – 82 anos. Faleceu dia 18, nesta cidade. Era viúva. Deixou os filhos Wail Donizete, Aguinaldo (in memoriam) e Valdecir (in memoriam). Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Albertina Nascimento de Jesus – 61 anos. Faleceu dia 19, nesta cidade. Era solteira. Deixou os filhos Gilberto, Gilmar, Gabriel, Danilo, Mateus, Ester e Cristiano (in memoriam). Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Helena Rizk Malafaia – 75 anos. Faleceu dia 21, nesta cidade. Era casada. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Fabiana de Queiroz – 47 anos. Faleceu dia 21, nesta cidade. Era solteira. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Cozinheira recebe ligação e perde o salário em golpe; saiba como foi

Vítima teve celular hackeado após golpista enviar ‘código de localização’ de moto; família alerta: ‘Desconfiem até da própria sombra’

Uma cozinheira de 42 anos, moradora do bairro Jardim Bonsucesso II, em Santa Gertrudes, teve um prejuízo de quase R$ 2 mil ao ter a conta bancária invadida. Ao Jornal Cidade ela fez questão de contar como tudo aconteceu até mesmo como forma de alerta para que outras pessoas fiquem atentas.

“Meu marido estava vendo uma moto para comprar e pesquisando pela internet. Foi quando um indivíduo chamou ele e falou que tinha uma moto e começou a trocar mensagens. Até que ele convenceu meu esposo a passar meu número de celular para que ele ligasse e agendasse um encontro. Essa pessoa me ligou e disse que ia mandar um código de localização da moto. Foi quando meu celular ficou com tela escura, parecia que alguém estava escrevendo nele, tentei desligar e perdi o controle. Naquele momento percebi que estavam hackeando meu aparelho. Quando eu consegui desligar e religar o aplicativo do meu banco começou a piscar e depois quando retomei o acesso vi que tinham tirado todo o meu salário da conta. Foi um pesadelo”, disse.

A moradora afirma que quando procurou o banco, disseram que não podiam se responsabilizar pelo acesso ao aplicativo. “Isso me deixou indignada, pois eles pedem pra gente resolver tudo pelo aplicativo, mas não nos dão respaldo nenhum. É uma sensação de impotência”, revela Rosilene Miranda Ferreira.

A vítima afirma que passou vários dias sem dormir e que o dinheiro do trabalho de um mês está fazendo falta: “Parece que a voz do golpista ficou gravado na minha memória. Faço o alerta para que outras pessoas não caiam na cilada como aconteceu comigo. Jamais passem o celular para ninguém pela internet. Na inocência meu marido nem pensou mas hoje em dia temos que desconfiar até da própria sombra”, alerta.

VÍDEO: presidente da comissão destaca festa julina e avalia momento atual da Feira do Produtor

Fernanda Aparecida Spolador Vertini, presidente da Comissão da Feira do Produtor Rural, esteve no Jornal da Manhã e falou sobre a 6ª Festa Julina da Feira do Produtor – Corujão, que será realizada nos dias 25 e 26 de julho, a partir das 17h00, com música ao vivo, comidas típicas, artesanato e atrações para toda a família.

Na entrevista, Fernanda também comentou a atual situação da feira, que tem enfrentado queda na presença do público nas últimas edições, e convidou a população a prestigiar a festa e conhecer de perto o trabalho dos produtores rurais.

POLÍCIA: homem é preso por agredir companheira, dirigir embriagado e portar arma irregular

Um homem foi preso no bairro Jardim Itapuã, em Rio Claro, após agredir a companheira, dirigir embriagado e portar arma de fogo de forma irregular.

A Polícia Militar foi acionada por meio de denúncia de violência doméstica e encontrou a vítima com marcas de agressão no rosto e no pescoço. Ela relatou ter sido espancada e que o companheiro havia saído afirmando que buscaria uma arma. Durante o atendimento da ocorrência, o agressor retornou conduzindo uma caminhonete, visivelmente embriagado.

Na abordagem, os policiais localizaram uma pistola calibre .380, dois carregadores e 20 munições intactas. Embora possuísse registro como atirador esportivo, o homem não apresentou a guia obrigatória que autoriza o transporte do armamento fora do clube de tiro.

O suspeito foi encaminhado ao Plantão Policial, onde permaneceu preso e está à disposição da Justiça. A vítima recebeu atendimento e apoio da equipe policial.

Reunião discutirá projeto Geoparque Corumbataí em Rio Claro

Rio Claro realiza reunião para discutir Geoparque Corumbataí. Encontro vai acontecer no dia 31 de julho, na Acirc

O município de Rio Claro realiza no dia 31, quinta-feira, reunião sobre o Projeto Unesco Geoparque Corumbataí. Aberta a todos os interessados, a reunião será realizada a partir das 19h, na Associação Comercial e Industrial, localizada na Rua 3, esquina da Avenida 12.

De acordo com Alexandre Perinotto, coordenador do Projeto Geoparque, a reunião tem o objetivo de levar ao conhecimento do Poder Público e, principalmente, à comunidade de cada município, a grandeza natural, histórica e cultural existente no território. Reuniões estão sendo promovidas pelo Comitê Científico do Projeto Unesco Geoparque Corumbataí em cada um dos nove municípios que compõem o projeto: Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.

Professor e pesquisador da Unesp, Alexandre Perinotto

Perinotto ressalta que, onde existem geoparques mundiais da Unesco (atualmente são 223 em 50 países), pelo menos nove dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda ONU 2030, são atendidos. A Unesco propõe uma estratégia de conservação, de promoção do sentimento de pertencimento e de desenvolvimento sustentável regional.

De acordo com os organizadores, a participação de cidadãos e entidades que atuam e representam o município de Rio Claro é fundamental para o sucesso do projeto e para o reconhecimento mundial da importância de preservação de todo o patrimônio geológico, histórico, cultural e turístico presente na área do Geoparque Corumbataí.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Rio Claro, Leandro Geniselli, destaca que o geoparque representa um grande avanço para o desenvolvimento sustentável dos municípios. “Nossa expectativa é de que a população e os diversos setores rio-clarenses participem dessa reunião”.

Os Geoparques Globais da Unesco são territórios onde locais e paisagens de grande importância geológica internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, tendo no turismo integrado regional a sua mola propulsora.