Moradores do Parque Flórida falam sobre “lixão”

Reportagem do JC recebe reclamação de descarte irregular de lixo na última rua do bairro, próximo a ponto onde rotatória será construída

Moradores do bairro Parque Flórida, que fica na divisa entre Rio Claro e Santa Gertrudes, próximo a Rodovia SP-316, seguem enfrentando problemas relacionados ao descarte irregular de lixo nas ruas do bairro, mais precisamente na última rua, onde o projeto para a construção de uma rotatória existe e será realizado, segundo os residentes do local.

“Seguimos com os mesmos problemas e envolvendo o descarte incorreto de lixo aqui, o pessoal joga lixo comum, doméstico, mas também muitos móveis, como por exemplo, cama, colchões, entulho e com esse descarte todo, tem surgido muitos bichos como ratos, baratas e também animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e até mesmo pequenas cobras”, relatou um morador da região.

A situação preocupa e muito quem vive por lá, pois além do perigo dos animais, a falta de cuidado por parte do todo, fica evidente na região.

“Nós pedimos uma solução para a Prefeitura para esta situação, que se arrasta há tempos, as pessoas precisam ter consciência e não fazer isto”, relatou o morador.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Questionada, a Prefeitura Municipal de Rio Claro informou através de nota que “ressalta que não há motivo para se fazer descarte irregular de resíduos, pois os moradores de todos os bairros de Rio Claro dispõem de coleta domiciliar, ecopontos, coleta seletiva e cata bagulho. Quem flagrar pessoas fazendo descarte irregular de lixo pode entrar em contato com a patrulha ambiental da Guarda Civil (153), ou a Ouvidoria Municipal (3526-7106).”.

Frente fria mantém tempo instável e derruba temperaturas em Rio Claro

Em Rio Claro, a passagem de uma frente fria pelo litoral mantém o tempo instável, com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas. Não há previsão, porém, de volumes significativos de chuva. As temperaturas tiveram leve queda, com mínima de 13,8 °C registrada hoje (05) no campus da Unesp. A máxima prevista para esta terça-feira varia entre 21 °C e 23 °C. As informações são da Estação Meteorológica do Ceapla/IGCE/Unesp, em parceria com a prefeitura de Rio Claro.

Mutirão contra a dengue na quarta-feira será no Jd. Primavera e Jd. Portugal

Será o 19º mutirão da prefeitura neste ano. Prefeitura recolheu 1.830 toneladas de materiais

Equipes da prefeitura de Rio Claro estarão nessa quarta-feira (6) a partir das 8 horas no Jardim Boa Vista para grande mutirão de limpeza. Os moradores devem colaborar colocando em frente de suas residências, até o início da manhã, todo material inservível, como pneus velhos, latas, móveis quebrados, garrafas e outros itens que possam acumular água.

Será o 19º mutirão feito pela prefeitura em 2025. Até agora, 1.830 toneladas de materiais foram removidas, entre os quais, muitos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No mutirão realizado dia 30, no Jardim Boa Vista, 130 toneladas de materiais foram levadas para o descarte correto.

A iniciativa é parte dos esforços da prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti. Além do cata-bagulho, a ação da prefeitura inclui limpeza de terrenos e a recolha, também nos espaços abertos, de materiais que possam ser criadouros do Aedes. Os agentes de combate a endemias fazem vistorias nas residências e orientam a comunidade sobre prevenção à dengue.

Trabalho semelhante já foi realizado no Jardim Maria Cristina (108 toneladas de materiais recolhidos), bairros Regina Picelli, Residencial Gracioli e Jardim São Caetano (95 toneladas), Cidade Jardim (64,3 toneladas), Jardim Progresso (147,5 toneladas), Araucária (quase 100 toneladas), no distrito de Ajapi (63 toneladas), na Vila Cristina e São Miguel (65 toneladas), Jardim Santa Elisa (67,6 toneladas), Floridiana (56,6 toneladas), Jardim América (55 toneladas), Parque Universitário (90 toneladas), bairro Mãe Preta (84 toneladas), Bela Vista (93 toneladas), Vila Alemã (101 toneladas), Vila Nova (85 toneladas), Arco-íris (53 toneladas) e Cervezão (119 toneladas).

Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências, por isso a população precisa estar alerta com as condições de sua residência e quintal, para evitar qualquer recipiente de água parada.

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Moraes também determinou a realização de busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília. O ministro também estabeleceu novas medidas contra Bolsonaro. Dessa forma, o ex-presidente está proibido de receber visitas, exceto dos advogados. Além disso, ele está proibido de usar celulares, inclusive de terceiros.

A medida foi determinada após o descumprimento da medida cautelar que impedia o ex-presidente de usar as redes sociais de terceiros. Ontem (3), durante os atos de apoio realizados em todo o país, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais com a manifestação do ex-presidente.

(Agência Brasil)

Inscrições em cursos de qualificação gratuitos terminam nesta semana

Das 700 vagas oferecidas, 511 já foram preenchidas

Na próxima sexta-feira, 8, termina o prazo para inscrições nos cursos de qualificação gratuitos que o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro irá oferecer neste segundo semestre.

De cada 4 vagas disponibilizadas, 3 já foram preenchidas. E, dos 13 cursos, apenas 6 ainda têm vagas. “Isso demonstra que a população, uma vez mais, está interessada em participar dos cursos, o que é muito bom”, afirma Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social.

Nesta quarta-feira, 6, haverá plantão de atendimento para receber inscrições. “O objetivo desse plantão é facilitar o acesso para as pessoas que trabalham e não conseguem fazer inscrição durante o dia”, informa Bruna.

As inscrições, nesta quarta-feira, podem ser feitas das 8 às 20h, no Centro de Qualificação Profissional, localizado na Avenida Visconde do Rio Claro entre as avenidas 28 e 30. Nos demais dias, o atendimento é feito até às 16h.

Para fazer a inscrição é necessário apresentar cópia do RG, do CPF, do comprovante de endereço e de comprovante de renda. Podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos. Os alunos receberão certificado de conclusão do curso.

Das 700 vagas oferecidas, 511 já foram preenchidas, o que representa 73% de preenchimento das vagas. Os cursos serão realizados no Centro de Qualificação Profissional e terão duração que vai de dois finais de semanas a até três meses.

Dúvidas sobre o assunto podem ser esclarecidas pelos telefones (19) 3532-2255 e (19) 98912-1015 (WhatsApp).

Os 6 cursos que ainda têm vagas são Auxiliar Administrativo (às terças e quintas-feiras, de manhã), Dicas e Técnicas para Entrevista de Emprego (nas manhãs de sábado), Técnicas de Vendas (aulas nas noites de terça e quinta-feira), Manicure e Pedicure (em três períodos às segundas e terças-feiras), Depilação (manhã e tarde das segundas e terças-feiras) e Designer de Sobrancelha (nas manhã segunda e terça-feira).

Daae monitora diariamente níveis dos rios em Rio Claro

Segundo levantamento solicitado nesta semana pelo Jornal Cidade, situação é melhor do que ano passado mas população deve se atentar para uso consciente

Sempre atento às questões de escassez hídrica, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro faz diariamente o monitoramento do volume dos mananciais.

No Ribeirão Claro, onde é captada água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA 1) para abastecimento de 40% da cidade, a verificação é feita por régua e o nível está 10 centímetros mais alto em relação ao mesmo período do ano passado:

Ribeirão Claro (régua)

29/07/2024: -10cm
29/07/2025: 0cm

No rio Corumbataí, onde é captada a água para a ETA 2 para abastecer os outros 60% do município, a verificação é por telemetria (transmissão de dados em tempo real) e a vazão está em 1790 litros por segundo. No mesmo dia no ano passado, a vazão estava 1550 litros por segundo:

Rio Corumbataí (telemetria)

29/07/2024: 1,55m³/s
29/07/2025: 1,79m³/s

Também há represamento em uma propriedade privada que deságua no Ribeirão Claro e até o momento não foi utilizada, diferentemente do ano passado.

Apesar dos níveis dos rios estarem dentro do esperado para a época do ano e até melhores em relação ao ano passado, a orientação é fazer uso consciente e sem desperdícios de água todos os dias, principalmente durante a estiagem, que ocorre até outubro.

Lavar calçadas com mangueira é uma das ações que mais consomem água, é encarada como desperdício e deve ser evitada. Esse tipo de limpeza deve ser feito apenas com vassouras.

O Daae tem realizado campanhas voltadas ao uso consciente da água e está retomando a agenda do “Daae na Escola” para o segundo semestre de 2025, com a realização de palestras para alunos das escolas de Rio Claro, tendo como um dos principais assuntos, o uso consciente e sem desperdícios da água.

Ainda, o Daae elaborou em 2022, plano de estiagem onde análises e estudos de ações sobre o consumo de água são realizados.

Região

Recentemente a cidade de Cordeirópolis anunciou medidas restritivas quanto ao uso da água. Está proibido lavar calçadas, garagens e carros.

POLÍCIA: fim de semana violento em Rio Claro tem execução e tentativa de homicídio

Um jovem de 19 anos foi executado a tiros na noite de domingo (03) dentro de um quarto em uma casa localizada no bairro Jardim Guanabara, em Rio Claro. Guilherme Queiros Lima conversava com amigas pela janela quando um homem encapuzado, vestido com roupas escuras, aproximou-se a pé, perguntou por ele e disparou para o alto antes de se aproximar e efetuar vários tiros à queima-roupa. A vítima foi atingida no tórax, braços e cabeça e morreu no local. Segundo a Polícia Militar, no quarto foram apreendidos um celular, uma porção de maconha e 18 estojos de munição calibre 0,40. Relatos indicam que Guilherme mantinha relacionamento com duas jovens e tinha envolvimento apontado com o tráfico de drogas. O caso foi registrado como homicídio e está sob investigação da Polícia Civil, mas até o momento o autor não foi identificado.

Tentativa de homicídio

Na noite de sábado (02), uma tentativa de homicídio ocorreu no bairro Maria Cristina, também em Rio Claro, mobilizando a polícia. Dois suspeitos em uma moto preta passaram atirando contra um homem de 39 anos, que foi atingido na barriga e na mão. Os criminosos caíram durante a fuga, deixando estilhaços do retrovisor no local, onde foram recolhidas treze cápsulas de munição calibre 9 mm. Outro homem que estava próximo foi atingido de raspão na roupa, sem ferimentos. A vítima foi socorrida e submetida a cirurgia de emergência na Santa Casa. Os suspeitos ainda não foram identificados, e as autoridades buscam imagens de câmeras de segurança para localizá-los.

Festival celebra os 20 anos de história do Kino-Olho

O Festival Independente de Cinema dos Interiores acontece de quarta-feira (6) a sábado (9) na sala de cinema do Centro Cultural “Roberto Palmari”, em Rio Claro

Criado em 2005 pelo cineasta João Paulo Miranda Maria, o Grupo Kino-Olho se tornou referência na formação de público e na produção cinematográfica independente, envolvendo centenas de jovens de bairros periféricos, escolas e comunidades rurais da região, desenvolvendo ações como oficinas, festivais, produções, revistas e encontros diversos.

Ao longo dos 20 anos de atuação do coletivo, milhares de pessoas passaram por suas formações, criando filmes que conquistaram reconhecimento nacional e internacional, nos mais diversos festivais, ocupando espaços antes inimagináveis para cineastas dos interiores, acumulando centenas de obras.

Registros da edição 2024; na plateia, o fundador João Paulo Miranda. Foto: Michael Willis/Kino-Olho

“Conseguimos resgatar um acervo com cerca de 350 filmes produzidos pelo grupo, em diferentes épocas, formatos e linguagens, e é surpreendente ver os desdobramentos de nossos projetos na vida das pessoas”, afirma o pesquisador e cineasta, Rogério Borges.

Com a grande repercussão dos filmes, pessoas de outros lugares se integraram à associação, expandindo sua atuação para diversos municípios do interior paulista, além de outros estados e países. Neste sentido, em 2019 foi criado em Rio Claro o ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, que hoje agrega grupos e produtoras de mais de 100 municípios do interior e litoral paulista.

No ano passado, o grupo retomou o festival FIIK – Janela Caipira, com a proposta de reunir filmes dos interiores brasileiros, em busca de linguagens e temas inovadores, que apresentassem novas perspectivas sobre o cinema e sobre o modo de vida caipira na contemporaneidade.

Para esse ano, no qual o coletivo completa 20 anos de atuação no município, o Kino-Olho preparou um formato especial para o 10º FIIK – Janela Caipira, num compilado de 30 filmes autorais produzidos em diferentes épocas e processos criativos.

Todos os filmes contarão com recursos de acessibilidades: Audiodescrição, legenda descritiva e LIBRAS. Os debates contarão com tradução simultânea em LIBRAS. Projeto decorrente da Emenda Parlamentar nº 25200013, de autoria do Deputado Federal Carlos Zarattini. Realização Kino-Olho, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio Prefeitura Municipal de Rio Claro.

Falecimentos: confira a necrologia de 03/08/2025

Pricila Perez Cherfem – 65 anos. Faleceu em 01/08, às 7h50, em Rio Claro. Deixou irmãos e sobrinhos. O sepultamento ocorreu no mesmo dia, às 15h30, no Cemitério São João Batista, em Rio Claro. (Funerária João de Campos)

Josefa Alves Navarro – 74 anos. Faleceu em 01/08, às 11h10, em Rio Claro. Deixou viúvo o Sr. Aparecido Navarro, os filhos Ivanildo, Marcos (falecido), Adilson (falecido) e Adenilson c/c Idenise, além de dois netos e demais familiares. Foi sepultada em 02/08, às 11h30, no Cemitério Memorial Cidade Jardim. (Funerária João de Campos)

Jaime Aranha Maia – 73 anos. Faleceu em 01/08, às 15h10, em Rio Claro. Deixou viúva a Sra. Gilda Gianeí Faria, os filhos Adriano e Diego, além de demais familiares. O sepultamento foi realizado em 02/08, às 13h30, no Cemitério São João Batista. (Funerária João de Campos)

Izaltina Chagas de Carvalho – 98 anos. Faleceu em 02/08, às 5h30, em Rio Claro. Era viúva de Avelino Teixeira de Carvalho. Deixou os filhos Sônia c/c Célio, Valter c/c Raquel, Gilmar, Eliana e Vera Lúcia, além de netos, bisnetos, tataranetas e demais familiares. Foi sepultada no mesmo dia, às 17h, no Cemitério São João Batista. (Funerária João de Campos)

Frente fria mantém tempo seco e mínima de 7 °C em Rio Claro

A semana tem início com a atuação de uma frente fria sobre o estado do Paraná, associada a um sistema de baixa pressão no continente, o que provoca aumento de nebulosidade em grande parte do estado de São Paulo. Essa condição resulta em chuvas no oeste paulista durante a manhã e, no decorrer da tarde, em outras regiões do estado. No entanto, para Rio Claro e municípios vizinhos, a possibilidade de chuva é mínima.

Na terça-feira (05), esse sistema deve avançar pelo litoral paulista, mantendo o tempo instável até quarta-feira (06), sobretudo nas regiões sul, centro-leste e leste do estado. Já no interior, incluindo nossa região, não há previsão de precipitações significativas.

Nesta segunda-feira (04), a temperatura mínima registrada no campus da Unesp em Rio Claro foi de 7 °C. A máxima deve oscilar entre 27 °C e 29 °C ao longo do dia. Os dados são da Estação Meteorológica do Ceapla/IGCE/Unesp, em parceria com a prefeitura municipal de Rio Claro.

Polêmico, projeto de barragem em Ipeúna segue “suspenso”

MP confirma suspensão da obra em área de patrimônio arqueológico; pesquisador defende solução coletiva para crise hídrica, mas alerta: ‘Critério não pode ser só econômico’

Uma nova informação divulgada neste mês comprova que o projeto da barragem regional em Ipeúna está devidamente “engavetado” pelo Governo de São Paulo. A ideia de represar a água dos rios Passa Cinco e Cabeça na área considerada como um patrimônio arqueológico ganhou apoio de algumas prefeituras da região no início de 2022, como a de Piracicaba, que em tese seria a cidades mais beneficiada, mas também provocou questionamentos de lideranças do setor ambiental. Na época presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Rio Claro, Alexandre Perinotto encaminhou a análise técnica e crítica à Promotoria de Justiça na época.

Com a mudança no comando no Palácio dos Bandeirantes, porém, o projeto perdeu força imediatamente, a começar pelo argumento da falta de recursos. Agora, neste mês, a resposta do Ministério Público a Perinotto é de que o projeto foi suspenso pelo governo estadual. O docente e pesquisador faz questão de frisar que defende o armazenamento da água, junto com outras medidas do uso racional, como combate às perdas, que hoje estão na preocupante casa dos 40% em Rio Claro. “A escassez é certa. Porém, temos que pensar em termos coletivos, em termos de bacia hidrográfica e não município cada um por si. No caso, estamos na bacia hidrográfica do rio Corumbataí (com seus principais afluentes: Cabeça, Passa Cinco e Ribeirão Claro). Porém para esta reservação, os critérios não devem ser meramente econômicos (ou seja: onde se produz mais por menor custo). Existem outros fatores essenciais, que estão ligados aos impactos que uma barragem pode causar. Temos locais no território da bacia hidrográfica do Corumbataí em que esse empreendimento pode custar um tanto a mais que em outros, mas que causariam menor impacto no patrimônio natural, histórico e cultural”.

Dois jovens de Rio Claro são vítimas fatais em acidente na RC-Piracicaba

Um grave acidente registrado na manhã deste domingo (3) na Rodovia SP-127, entre Piracicaba e Rio Claro, resultou em duas mortes e deixou outras duas pessoas feridas. A ocorrência foi classificada como de alta criticidade pela concessionária Colinas, responsável pelo trecho, e mobilizou equipes de resgate, Polícia Militar Rodoviária, perícia e funerária.

O acidente aconteceu por volta das 7h53 no km 9,6 da rodovia, sentido norte. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, um automóvel VW Gol seguia pela faixa 1 quando o condutor perdeu o controle da direção. O veículo saiu da pista, atingiu o talude lateral e um poste, vindo a parar na ribanceira.

Das quatro vítimas que estavam no carro, duas morreram no local. As outras duas sofreram ferimentos, sendo uma em estado grave e outra com ferimentos moderados. O veículo ficou completamente destruído. A perícia técnica foi acionada e realizou os trabalhos no local por volta das 10h05. A funerária fez a remoção dos corpos logo após a liberação pericial.

Segundo dados do IML, as vítimas fatais foram identificadas como Caíque Peixoto, 30 anos, pedagogo e ex-assessor na Prefeitura de Rio Claro que disputou a eleição a vereador no ano passado pelo MDB. Ele também era integrante da Escola de Samba UVA. A outra vítima fatal é o biólogo Gabriel Tonon.

O acidente causou interdição parcial do acostamento da rodovia, mas não houve bloqueios totais ou registros de congestionamento. As causas do acidente seguem sendo apuradas pelas autoridades competentes.