“Você matou meu marido”, diz esposa de médico assassinado

Carine Corrêa

Civil vai emitir pedido de prisão preventiva de dois suspeitos que participaram do crime

A morte do médico José da Costa Filho, de 67 anos, na madrugada do último sábado (1º) gerou uma comoção pública em Rio Claro. A forma violenta na qual o médico foi morto comoveu vizinhos da residência onde a família visitava regularmente.

Nessa terça-feira (4), a reportagem do JC conversou com a mulher de José da Costa Filho. A psicóloga contou maiores detalhes da tentativa de assalto e mencionou que os bandidos aparentavam insegurança durante a ação. “Quando vi meu marido no chão, só conseguia dizer: você matou meu marido, você matou meu marido”, disse, ainda muito abalada.

A psicóloga, uma das vítimas da tentativa de roubo, conta que a primeira atitude que tomou ao notar que estavam sendo assaltados foi ligar para a Polícia Militar. Ela e o pai de 90 anos estavam dentro da casa – situada na Rua 5 do Cidade Jardim – quando um dos suspeitos atirou no médico. Ela acredita que tenham monitorado a dinâmica da casa, pela velocidade com a qual os bandidos agiram. O médico e a psicóloga eram casados há 40 anos e são rio-clarenses. O casal tem três filhos que moram em outras cidades do interior.

As câmeras de segurança das casas vizinhas captaram as imagens de um dos suspeitos circulando em frente à residência do médico e dando cobertura ao comparsa. Os vizinhos relataram à reportagem que ouviram os tiros. “Ouvimos tudo. Por uma questão de dez minutos, eu teria presenciado o momento em que um deles atirou no Dr. José”, diz um deles, que não quis se identificar. Eles também acreditam que os bandidos tenham monitorado a casa e planejado o assalto.

Questionada sobre o sentimento atual em relação à quadrilha que matou seu marido, a psicóloga diz que espera por justiça. Ela diz que os encontrar seria uma forma de proteger a sociedade. “Atualmente a situação está invertida. Nós é que somos presos e não temos liberdade”, concluiu.

Como foi?

José da Costa Filho, de 67 anos, foi morto a tiros em sua residência no início da madrugada de sábado (1º). Segundo informações do boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar, o médico, sua esposa e seu sogro chegavam em casa após um jantar, quando foram abordados por um indivíduo armado, de estatura média, que anunciou o assalto. No momento da abordagem, José da Costa Filho pediu para que a mulher e o sogro entrassem na residência e, após alguns instantes, a psicóloga e o pai ouviram três disparos e, quando saíram, encontraram a vítima caída ao chão. Os ladrões não levaram nada. O suspeito que atirou contra o médico deixou cair R$ 30 no local.

A psicóloga detalha que o atirador pode ter ficado nervoso pouco antes de atirar em seu marido. Isso porque o portão eletrônico não abria para que ele pudesse fugir. O sogro de José da Costa Filho tinha como medida de segurança desligar o portão eletrônico, assim que era fechado.

Investigações

Novidades nas investigações pela Polícia Civil de Rio Claro. O delegado seccional Alvaro Santucci Noventa Jr informou que irá pedir a prisão de duas pessoas suspeitas de participar no crime. “Esse crime já pode ser dado como esclarecido. Os dois estão foragidos”, ressaltou. O carro utilizado pela quadrilha foi localizado nessa segunda-feira (3), no Distrito de Batovi. Em pesquisa, as autoridades confirmaram que o automóvel é produto de roubo. Os dois suspeitos aos quais será expedida a prisão preventiva têm passagem pela polícia. Um deles por porte ilegal de armas, furto e roubo.

Redação JC: