Vizinhança pede solução para prédio no Jd. Portugal

Lucas Calore

Novamente o bairro Jardim Portugal é alvo de queixas por parte de seus moradores. A situação é a mesma que outras relatadas diversas vezes no JC: imóveis abandonados. Desta vez, o problema refere-se a um antigo prédio comercial que fica localizado em área na Avenida 50 com a Rua 5-JP. O espaço, antes alugado pela antiga empresa Foz do Brasil – hoje BRK Ambiental, que deixou o imóvel no ano de 2014 – atualmente está sem ocupação fixa.

Problema

Uma vizinha, que prefere não se identificar, diz que o portão do prédio foi arrombado e há movimentação de pessoas suspeitas no local no período noturno, trazendo riscos para os moradores na hora de entrar ou sair de casa.

“Além disso, nos últimos meses, o problema do lixo acumulado na área externa do imóvel foi agravado, fazendo com que insetos e mau cheiro invadam as casas vizinhas. Os moradores da região já encaminharam reclamação à Ouvidoria Municipal, pois o prédio está abandonado há anos e nenhuma providência foi tomada para melhorar a segurança no seu entorno”, disse à reportagem.

Na semana passada, indivíduos atearam fogo ao terreno ao lado, que derrubou uma árvore que bloqueou metade da via pública e prejudicou o cotidiano dos moradores.

Prédio vizinho

O problema é recorrente a poucos metros. Defronte ao Núcleo Administrativo Municipal (NAM), na Rua 6, há cerca de 20 anos que a vizinhança convive com um prédio residencial também abandonado. Apesar de as entradas estarem bloqueadas, a presença de indivíduos suspeitos é cotidiana. Por diversas vezes os vizinhos entraram em contato com a Polícia Militar para discutir o assunto, além de pedir apoio do poder público. No entanto, nada foi feito.

Prédio na Rua 6, defronte ao Núcleo Administrativo Municipal, no Jardim Portugal

Solução

Tanto para um, quanto para outro, o posicionamento da Prefeitura de Rio Claro é o mesmo. Questionada, a administração municipal limitou-se a ressaltar que a responsabilidade de imóveis particulares é de seus proprietários. Ainda “quem verificar indivíduos em atitude suspeita nesse imóvel ou em qualquer outro lugar deve contatar a polícia ou a Guarda Civil”, comunicou em nota.

Redação JC: