Via da Saudade: por risco de quedas, árvores serão removidas

Para garantir a segurança de quem transita pelo local e reduzir a possibilidade de acidentes graves, três árvores serão removidas da Via da Saudade entre as ruas 13 e 14 na semana que vem. “Há risco iminente de queda de galhos”, informa o diretor municipal de Manutenção e Conservação Urbana da prefeitura de Rio Claro, Tadeu Olivetti, acrescentando que novas árvores serão plantadas no local.

Os três exemplares são da espécie Ficus microcarpa e têm grande porte, o que aumenta os riscos. Numa segunda etapa do trabalho, mais complexa, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção fará a retirada dos “tocos” e raízes das três árvores que serão removidas.

Todo o serviço envolvendo a retirada desses exemplares vai exigir interrupções temporárias do trânsito. Quem dirigir naquelas imediações durante a próxima semana deve redobrar a atenção. As vias estarão sinalizadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, a causa mais provável da deterioração das árvores que serão removidas é que tenham sido vítimas da mosca branca. Segundo a Casa do Produtor Rural, vinculada à Esalq/USP, além de introduzir toxina nas plantas, a mosca branca transmite doenças severas a várias espécies. Outra possibilidade é a idade dessas árvores. “São exemplares da década de 1930 e podem estar naturalmente no fim de seu ciclo de vida”, explica o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri.

Relembre

Em abril deste ano, uma árvore de grande porte foi removida da Via da Saudade, o que gerou muita reclamação e lamentação por parte de alguns moradores próximos ao local.

À época, parte da população questionou o argumento da Prefeitura de que havia risco de queda, pois na aparência a árvore estava “saudável”. Na ocasião, o diretor de Parques e Jardins, Tadeu Olivetti, explicou que se trata de uma árvore da espécie Nogueira de Iguape, e que foi cortada porque já estava seca, com possibilidade de queda a qualquer momento.

A árvore removida em abril tinha cerca de 16 metros de altura e ficava na altura da Rua 13.

Em outras situações nos últimos anos, a população também se revoltou com a retirada de árvores no município de Rio Claro.

Estudos

Em agosto, a Prefeitura havia iniciado um trabalho para verificar o “estado de saúde” das árvores da Via da Saudade. Tomografias computadorizadas foram realizadas em todas as árvores de grande porte da via com o objetivo de identificar o grau de comprometimento.

Vídeo

Relembre vídeo mostrando retirada de árvore em abril:


Redação JC: