Vereador faltante sofrerá desconto no salário em Santa Gertrudes

Um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Gertrudes deu entrada no Poder Legislativo da cidade vizinha. Envolta em polêmica, a propositura dispõe sobre o desconto no subsídio mensal do vereador que faltar às sessões sem justificativa legal.

De acordo com o texto da proposta, os parlamentares que faltarem às sessões legalmente remuneradas, no caso as sessões ordinárias, sofrerão os descontos correspondentes. O projeto calcula o desconto sob a razão de 1/30 (um trinta avos) do subsídio mensal, por sessão. Atualmente, a remuneração de cada um dos nove vereadores da Casa de Leis de Santa Gertrudes está orçada em R$ 7.343,45.

Ainda segundo o projeto de lei, são consideradas justificativas legais as faltas em que o vereador estiver representando oficialmente o Poder Legislativo em atos externos, o falecimento de pessoa da família em linha reta, ou na colateral, até segundo grau, nascimento de filhos, nos casos de doença mediante a apresentação de um atestado médico, acompanhamento médico de filho(a), cônjuge, companheiro(a) e pais, além de casamento.

A propositura é assinada pelo presidente Antonio Carlos Cândido (PTB) e pelos secretários da Mesa Diretora Marcelo Ferreira da Silva (PSD) e Isaias Couto (PSC).

Lucas Calore: