Umidificador usado em excesso promove formação de fungos

Wagner Gonçalves

Neste ano, algumas farmácias foram pegas de surpresa e, em um fim de semana, o estoque todo do equipamento foi vendido

Em plena primavera, com a proximidade do verão as temperaturas aumentaram, mas a proporção de umidade relativa do ar que deveria subir continua baixa. Muitos buscam por alternativas para amenizar os efeitos. Desde medidas caseiras, como colocar toalhas úmidas ou bacias de água nos ambientes, até mesmo as mais técnicas, como umidificadores, são eficazes para melhorar os sintomas, principalmente aos que apresentam alergias.

No comércio local, a venda de umidificadores costuma ser em menor escala, mas nos períodos de baixa umidade do ar a procura aumenta. Neste ano, algumas farmácias foram pegas de surpresa e, em um fim de semana, o estoque todo do equipamento foi vendido, conforme contou o gerente de uma unidade do Centro da cidade, Adriano Yoshiaki Sei. “Geralmente as pessoas procuram menos, mas houve aumento na demanda”, disse o gerente.

Com o tempo seco é comum que haja maior incidência de doenças respiratórias, como crises alérgicas, bronquite, rinite. A utilização do aparelho tende a aumentar a umidade do ambiente. A farmacêutica Gisele Cristina Mussarelli comenta que o mais indicado seria ligar o umidificador no período noturno, pois contribui para a hidratação das vias respiratórias.

Apesar de não haver contraindicações, a utilização deve ser feita em períodos alternados, ou em horários específicos, como durante a noite de sono. “O ideal é que não se ultrapasse sete horas o tempo de uso contínuo, pois com a umidade em excesso existe a possibilidade de proliferação de fungos”, destacou Gisele sobre não ser bom deixá-lo ligado o dia todo.

O otorrino do Grupo Hospitalar Conceição, Iuberí Zwetsch, ressaltou, em entrevista ao portal da Saúde, ser importante evitar locais propícios à retenção de umidade, próximo a livros, por exemplo, brinquedos e cortinas. Pois tal umidade fica impregnada e pode prejudicar a respiração: “Tem que ser num ponto tal que você não concentre num ambiente que você está usando”. Tão importante quanto o ambiente, o organismo também precisa ser hidratado, e o recomendado é que se consumam no mínimo dois litros de água por dia, em dias quentes a proporção é maior.

Redação JC: