Um encontro de veículos antigos em Rio Claro chama a atenção do público

O Antigo Auto Clube de Rio Claro (AACRC) realizou no último domingo, dia 30, o 2º Domingo Retrô no Jardim Público.

Um domingo de sol com adultos e crianças andando em meio a bicicletas, lambretas, motos e carros, todos veículos antigos, alguns da década de 20, mas impecavelmente conservados. Foi assim o Domingo Retrô que aconteceu no último dia 30, no jardim público de Rio Claro, reunindo amantes de antiguidades de todas as idades.

Impossível não se encantar com tantas variedades, duas bicicletas antigas da marca sueca Husqvarna, com aros diferentes, chamavam atenção de quem passeava pela praça.

Bicicletas da marca sueca Husqvarna
Em pé, o presidente do AACRC Luciano Baroni, e na bicicleta, o Secretário da Cultura Dalberto Christofoletti

Olhares atentos também para as motos, a mais antiga era de um fisioterapeuta, amante de coisas antigas: “Essa é uma Jawa Perak dos anos 50, moto da antiga Iugoslávia, atual República Tcheca, ela apareceu pra mim alguns anos atrás de um outro associado do Antigo Auto Clube, ela ficou parada muito tempo e ele quis dar para alguém que cuidasse dela e chegou até mim assim”, relata Theo Bovo proprietário do veículo de placa preta. Diz que pretende restaurar a moto, são peças importadas e pagas em euro, por isso demanda tempo.

Theo Bovo na Jawa Perak dos anos 50 “moto da antiga Iugoslávia”
Lambretas
CB 400
Harley-Davidson
Suzuki Boulevard C1500

Carros antigos estacionados na rua três também deram um ar de nostalgia ao público. O empresário Altino Christofoletti levou três modelos ao evento: um Ford Cupê e um Ford Phantom, ambos de 1929, e a Mercedes Benz de 1965 com motor V8. Todos foram restaurados e são clássicos de época, o proprietário das raridades garante que não tem preferência, gosta de todos, cada um do seu jeito.

O Ford Cupê, batizado de Ford Baratinha, tem assento que fica na parte de trás do carro que o pessoal chama de ‘banco de sogra’, não tem a proteção da capota. “O Fordinho é um ícone do antigo automobilismo brasileiro e é muito bacana poder andar em um carro desse que tem três marchas, tem que tomar cuidado porque a ré é para frente, então não pode errar” comenta Altino rindo.

Ford Cupê 1929
O empresário Altino Christofoletti mostrando como subia no ‘banco da sogra’
Mercedes Benz de 1965 com motor V8
O casal Jair Aquiles Bautto e Carmen Sílvia e o Ford Phantom 1929 do empresário Altino Christofoletti

O casal de aposentados Jair Aquiles Bautto e Carmen Sílvia também se encantaram com os carros do evento, ao encontrar um fusca verde relembraram que tiveram um, batizado de ‘abacatão’. Atentos a todos os detalhes, elogiaram o evento e contam como foi relembrar o tempo “é uma emoção, a gente volta no passado e começa a folear nosso livro ao contrário, olhar as datas mais antigas… viver esse passado gostoso” comenta Bautto.

O casal relembrou um Fusca que tiveram batizado de “Abacatão”

O evento também contou com livros antigos, food trucks e a participação musical da Banda União dos Artistas Ferroviários que encantaram a todos. Mas quem roubou a cena foi uma Golden retriever de nome Sol, que chegou em um Lafer branco dos anos 70 com placa preta. Adultos e crianças se aproximavam para tirar foto com a cachorra que usava uma touca imitando juba de leão “ela aceita bem a juba e faz selfie com as crianças” explica o ex-prefeito Kal Machado, tutor da Sol. Apesar do carro ser um dos maiores clássicos da história do automóvel, Kal acredita que a pet faz mais sucesso que o próprio MP Lafer.

Uma Golden retriever de nome Sol, com juba de leão, roubou a atenção chegando em um Lafer branco dos anos 70 com placa preta
Até eu não resisti e tirei foto com a Sol, o ex-prefeito Kal Machado é o tutor da pet
Banda União dos Artistas Ferroviários
Food Trucks
Livros antigos

Segundo o presidente da AACRC, Luciano Baroni, a partir de agora os encontros acontecerão todo o último domingo do mês no jardim público, “aproveitamos também para convidar toda a população, amigos e todos os que gostam para vir prestigiar o evento”.

Associados do Antigo Auto Clube de Rio Claro (AACRC)
Karem Freitas: