TSE chama jovem para tirar título de eleitor

Ednéia Silva

A Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo irá realizar de 16 a 20 de novembro a primeira Semana do Jovem Eleitor, que visa incentivar o alistamento dos jovens antes da data final de fechamento do cadastro para as eleições municipais de 2016. A campanha tem como público-alvo os jovens de 16 a 20 anos.

“O objetivo é racionalizar a distribuição do comparecimento aos cartórios eleitorais e evitar a concentração no período crítico do alistamento eleitoral”, explica Guilherme de Oliveira do Vale Taufic, chefe do cartório da 110ª Zona Eleitoral.

A Justiça Eleitoral incentiva a população jovem a tirar o título de eleitor

Ele explica que o jovem de 16 a 20 anos que for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve levar documento de identificação, comprovante de endereço recente e comprovação de quitação do serviço militar (homens entre 18 e 45 anos de idade).

Os documentos de identificação aceitos são RG, carteira profissional e certidão de nascimento ou casamento. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita, por não conter dados de nacionalidade ou naturalidade.

Taufic destaca que o eleitor pode tirar o título em qualquer tempo até o prazo final de cadastramento, em abril de 2016. A Semana do Jovem Eleitor tem como objetivo reforçar a importância do jovem, principalmente daqueles entre 16 e 17 anos a quem o voto é facultativo, para participar desse exercício de cidadania, com participação política e envolvimento com a democracia.

O atendimento nos cartórios eleitorais acontece de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Quem quiser agilizar o atendimento pode fazer agendamento prévio pelo site www.tre-sp.jus.br. Em Rio Claro, o cartório da Zona 110 fica na Rua 8, 819, Centro; da Zona 288 na Av. 13, 634, Centro; e da Zona 245 na Rua 14, 521, Consolação.

Redação JC: