Transporte da saúde municipal faz 30 mil remoções de pacientes

Entre viagens para outras cidades e deslocamentos nos limites do município, a prefeitura de Rio Claro fez quase 30 mil remoções de pacientes da rede municipal de saúde entre janeiro e setembro deste ano. “Minha família e eu utilizamos o transporte da Saúde e posso dizer que o pessoal é muito responsável, profissional e atencioso”, elogia a senhora Maria do Socorro Pirhai, usuária há anos do serviço. “Estão sempre preocupados com o nosso bem-estar, tratam a gente muito bem”, acrescenta.

Somente para o transporte intermunicipal, que no período somou quase 15 mil remoções, a Secretaria da Saúde conta com oito veículos, e em boa parte deles são conduzidos mais de um paciente. A média é de seis por viagem, mas há vans que transportam até 15 pessoas.

“Levamos muitos para tratamentos e exames em São Paulo e outras cidades”, explica Rodinaldo Pinto, que comanda equipe de 51 motoristas como gerente de transportes da Secretaria Municipal de Saúde. Ele explica que o transporte de paciente para outros municípios é feito a partir de encaminhamento médico. “Com esse documento, a pessoa deve procurar o setor de transportes da Secretaria de Saúde, que fica no Núcleo Administrativo Municipal, para agendar o atendimento”.

Além dos oito veículos para as viagens intermunicipais, a frota do setor conta ainda com as ambulâncias brancas da Linha Saúde, que são utilizadas pela equipe de motoristas para remoções dentro da cidade, ou seja, das residências para unidades de saúde ou de uma unidade para outra. De janeiro a setembro, foram 14.200 remoções internas.
“Esse é um serviço essencial prestado pelo município e estamos redobrando esforços para ampliar ainda mais esse atendimento”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que neste ano a frota foi ampliada. O governo federal autorizou que duas ambulâncias excedentes do Samu fossem adaptadas e utilizadas pelo município para o transporte de pacientes. No total a frota para esse serviço conta com 13 veículos, oito para remoções intermunicipais e cinco para as remoções internas.

 “Estamos empenhados em investir na aquisição de veículos e melhorar ainda mais o setor”, reforça o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. “Nesse sentido, estamos solicitando apoio do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, e articulando emendas parlamentares”, completa. Djair lembra que exemplo recente da atenção do município ao transporte de pacientes é a Linha Mais Saúde, com ônibus que transporta gratuitamente pacientes da antiga estação ferroviária até o Espaço Mais Saúde, novo complexo médico-hospitalar do município localizado na Avenida Visconde do Rio Claro com a Avenida 10.

Mais informações sobre o transporte de pacientes feito pelo município podem ser obtidas no setor de Transporte da Secretaria de Saúde pelos telefones 3525-2070 ou 3524-8155.

Redação JC: