Tráfego de caminhões entre Bonsucesso e Novo Wenzel incomoda moradores

Carine Corrêa

Circulação de veículos pesados motiva reclamações na região do Bonsucesso. Prefeitura alerta para as restrições ao tráfego

Conviver diariamente com o barulho causado pelo tráfego de veículos já é um grande desafio para a paciência. O problema é quando veículos pesados trazem outras consequências: à estrutura de residências. Quem sofre com o movimento desses veículos são os moradores que residem nas proximidades da Estrada Velha de Ipeúna.

Quem relata os transtornos é o morador Jorge Delfino. Ele diz que o caso ficou mais grave nos últimos cinco anos. “Se algum fiscal viesse vistoriar minha casa, provavelmente dariam ordem de desocupação. A estrutura está toda comprometida por rachaduras. E tudo isso causado pela intensa circulação de caminhões carregados com cargas pesadas”, completa Jorge.

Ele diz que, na época de fim de ano, o movimento diminui, mas, no restante dos dias, a movimentação é sempre intensa. “Moro aqui na Avenida 15 e sofremos muito com essa situação”, apelou.

Jorge relembra ainda as imprudências no trânsito que provocaram recentemente a morte de um menino, que foi atropelado por um caminhão enquanto subia o morro de bicicleta, apoiado na traseira do veículo. “É preciso maior atenção das autoridades nesse trecho”, finaliza Delfino.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário informou que caminhões acima de três eixos e os carregados de argila são proibidos de trafegar no perímetro urbano do município de Rio Claro.

Com a finalidade de inibir as imprudências de trânsito no trecho entre os bairros Novo Wenzel e Bonsucesso, o Departamento de Trânsito instalou placas de orientação, informando os motoristas sobre a proibição. A pasta ainda lembrou que, para tráfego no perímetro urbano de Rio Claro, os caminhões não devem ultrapassar a altura máxima permitida de 4,10 metros.

Morte

O garoto de 12 anos perdeu a vida após ser atropelado por um caminhão no dia 17 de novembro, na estrada vicinal entre os bairros Bonsucesso e Novo Jardim Wenzel.

Na época, as informações passadas pela Polícia Militar Rodoviária indicavam que o menino estava segurando na traseira de caminhão. Foi necessário interditar parte da pista para remover o corpo do pequeno Gabriel de Oliveira Casemiro, que acabou esmagado no sentido bairro-centro.

Redação JC: