João Arenna
Caro leitor, a você que me acompanha, primeiramente, agradeço muito pela audiência e divido com você minha felicidade e sentimento de realização, por nessa semana completar 50 colunas Teoria&Prática, das quais 12 foram com o Podcast Entrevistar – A Entrevista com Especialista, além de 100 participações no programa Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan, sempre às segundas-feiras.
Muito obrigado também a todos os meus entrevistados e entrevistadas, pois a cada semana recebo mais e mais feedbacks positivos sobre as matérias, o que mostra que estamos no caminho certo!
Para comemorar tanta coisa boa convidei um grande amigo e, particularmente, meu mentor há mais de 20 anos e que, nos últimos tempos, tem sido, além de “partner” em vários projetos, um professor em muitos assuntos.
Assim, esta semana recebo nesta coluna, com imenso prazer, o Sr. Roberto Palma, Engenheiro de Produção formado pelo ITA, Professor e Consultor de Marketing e Vendas, para falarmos de um assunto totalmente pertinente ao momento atual que é: AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO PERFIL DO LÍDER, quando então ele respondeu à minha primeira pergunta:
– Sr. Palma, como a pandemia impactou as atitudes do líder, tendo em vista, por exemplo, a intensificação do trabalho em home office?
Administrar é obter resultados através das pessoas e essa é uma função do líder e neste momento nós temos uma ruptura, então o que temos na verdade é uma mudança e só quem consegue administrar em período de mudança é o líder. Mas não é simples exercer esse tipo de liderança nesse contexto, nessa situação à distância, através de um monitor.
Antigamente, você tinha as pessoas perto de você e lidava com essas pessoas. Hoje, a liderança deixou de ser uma liderança democrática para ser autocrática, mais situacional, porque na liderança democrática, na gerência democrática, era muito comum o gerente fazer reuniões com as pessoas e pegar a opinião de todo mundo e só tomar uma decisão quando houvesse um consenso. Tudo isso faz com que, hoje, o gerenciamento tenha que ser autocrático e situacional; é uma situação, é um momento e a decisão tem que ser tomada imediatamente!
Considerando este Raio-X feito pelo Sr. Palma sobre o gerenciamento de pessoas, entendo que o papel do líder seja ainda de maior importância nas empresas, afinal, num cenário de dúvidas e incertezas, os colaboradores precisam realmente confiar nas decisões de seus superiores.
Bem, finalizando, aproveito para agradecer a gentileza e participação do Sr. ROBERTO PALMA, ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO FORMADO PELO ITA, PROFESSOR E CONSULTOR DE MARKETING E VENDAS na minha coluna e desejo muito sucesso a ele em seus novos projetos!
Caro leitor e leitora, gostou da informação?
Quer entender um pouco mais sobre os AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO PERFIL DO LÍDER na opinião do Sr. PALMA?
Para ouvir as 3 RESPOSTAS gentilmente oferecidas pelo Sr. PALMA, basta acessar a entrevista na íntegra no Instagram da Arenna Cursos Online|@oarennacursosonline.