Seu Zé chega aos 100 anos fazendo o que mais ama: dedilhando seu violão

Ao completar 100 anos nesta semana, José Guilherme, mais conhecido como Seu Zé, representa simplicidade e honestidade com a vida marcada pela música, por grandes investimentos na área, dedicação à família, entre outras particularidades

Morando sempre em sua cidade natal, Rio Claro, se ausentando apenas para se aperfeiçoar no Rio de Janeiro, por um ano, Seu Zé acaba de completar 100 anos. O rio-clarense dedicou grande parte da vida à música, o que tornou dele um empresário de mão cheia e dono de uma loja e uma indústria que importa instrumentos musicais para todo o Brasil.

Viúvo desde 2016, o patriarca mora a vida inteira no mesmo endereço, no Centro da cidade. Com uma saúde de dar inveja, contou ao JC que teve apenas um problema com a hérnia, onde na época passou por uma cirurgia. Fora isso, saúde de ferro! Ele explicou a receita para viver 100 anos de experiências bem vividas. “Saber o que comer. Evitar bebida alcoólica e fumar. Além de trabalhar para ter o seu ganho, o seu ofício. Essa é a receita”, disse.

O amor pela música 

Durante toda a vida, as cordas estiveram sempre afinadas. E quantas histórias foram vividas ao som de três, quatro, cinco, seis e quantas cordas fossem preciso. Com as mãos enrugadas, marcas do trabalho e do dom, ele fala sobre o amor pela música.

“Desde os 10 anos eu dedilho meu violão e tudo de ouvido. Eu amo a bossa nova e as músicas de Tom Jobim. Eu não sou um violonista clássico. Existe muita música clássica para violão, mas não gosto de me dedicar a ela, pois ninguém dá valor. Eu prefiro a bossa nova. Ela é minha paixão”, contou ele ao JC.

Nome completo: José Guilherme

Idade: 100 anos

Profissão: Empresário e músico 

Relacionamento: viúvo

Filhos: Flavio Guilherme, Luiz Guilherme e Rui Guilherme

Carla Hummel: