Sesi Rio Claro recebe mostra de J. Borges, mestre da xilogravura do Brasil

José Francisco Borges faleceu no dia 26 de julho de 2024, aos 84 anos. Foto: Divulgação/Museu do Pontual

Exposição tem curadoria de Ângelo Filizola e tem entrada gratuita

Acontece nesta sexta-feira (1º), a abertura da exposição “J. Borges, O Mestre a Xilogravura”, no Sesi Rio Claro. A visitação será aberta ao público de 2 de agosto a 30 de novembro, de quarta a sábado das 10 às 21 horas e aos domingos, das 10 às 20h, na Avenida M29, 441, no bairro Jardim Floridiana, em Rio Claro. Os ingressos devem ser reservados através do portal Meu Sesi, na internet.

A exposição é composta por uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo 10 obras inéditas e suas matrizes, também inéditas, e outras obras importantes da carreira do artista, com temas que retratam a trajetória da vida de J. Borges, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil.

Cordelista por mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, fatos lendários, folclóricos e políticos

Cordelista por mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, acontecimentos políticos, fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida. A mostra traz, ainda, obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de J. Borges, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

José Francisco Borges é considerado o principal nome da gravura popular brasileira. Nasceu em 1935, em Bezerros, Pernambuco. J. Borges já expôs seus trabalhos em diversos países, com destaque para a Galeria Stahli, em Zurique (Suiça) e no Museu de Arte Popular de Santa Fé, Novo México.

Divulgação: