Saúde: UPA deve ser evitada em casos de não urgência, orienta Prefeitura

UPA da Avenida 29. Foto: Arquivo JC

A Prefeitura de Rio Claro vem trabalhando e aprimorando as ações para que a população tenha cada vez mais qualidade nos atendimentos de saúde. Um dos pontos principais para alcançar este objetivo é a procura pelo serviço certo no local certo, o que envolve o atendimento de demandas não urgentes nas unidades de saúde dos bairros.

Nos últimos quatro anos, o município teve aumento gradativo no número de atendimentos sem agendamento prévio nas unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde. Em 2021 foram 16.774 atendimentos deste tipo; em 2022 foram 25.448 atendimentos; em 2023 o número chegou a 33.594; e em 2024 foram 34.217 atendimentos de demanda espontânea, mais que o dobro na comparação com 2021.

Os atendimentos agendados também aumentaram. Em 2021 as unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde realizaram 117.870 consultas agendadas; em 2022 foram 149.853; em 2023 o número subiu para 186.022; e em 2024 foram feitas 192.002 consultas agendadas.

“Quando o caso não é urgente o atendimento deve ser na unidade de saúde perto de casa, onde o paciente recebe atendimento adequado à necessidade dele, de modo que o serviço ganha qualidade e há desafogo nas UPAs”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.

Avanços

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro disponibilizou em sua página na internet documento de prestação de contas do quadriênio 2021-2024, em que detalha avanços e desafios no setor de saúde pública do município. O informativo pode ser acessado na página inicial do site www.saude-rioclaro.org.br.

“O relatório apresenta um panorama detalhado das ações desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde, dos resultados alcançados e dos desafios persistentes, reafirmando o compromisso com a universalidade, a integralidade e a qualidade dos serviços de saúde em Rio Claro”, destaca Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde, acrescentando que a análise reflete o esforço contínuo para alinhar gestão, inovação e respostas às demandas da população, fundamentais para o aprimoramento do sistema de saúde no município.

Com dados e estatísticas dos diversos setores que compõem a estrutura de atendimentos da Fundação de Saúde, o documento técnico apresenta para a comunidade ações que vem sendo desenvolvidas no setor de saúde. O material foi produzido para fácil leitura e conta com gráficos e imagens que auxiliam na apresentação das informações.

Divulgação: