Saúde faz prevenção à doença mão-pé-boca em escolas

Saúde faz prevenção à doença mão-pé-boca em escolas

A prevenção à doença mão-pé-boca tem mobilizado profissionais da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro em ações com a comunidade. Atividades com pais e responsáveis são realizadas em salas de espera de unidades de saúde e incluem material informativo. Além disso, profissionais de escolas municipais também recebem informações sobre a doença.

“O objetivo é orientar sobre prevenção, em casa e na escola, para evitar o contágio da doença, que é mais frequente em crianças de até 5 anos”, destaca Vania Molke, responsável pelo setor de atenção primária em saúde do município.

O trabalho já foi realizado por equipes das unidades de saúde do Palmeiras, Benjamin de Castro, Terra Nova e Jardim Brasília e deve ser expandido para comunidades de outros bairros. Para isso novas ações em escolas estão sendo agendadas.

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amígdalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

A transmissão ocorre por meio de secreções de vias aéreas, gotículas de saliva, via fecal-oral e pelo contato com lesões.

“Em caso de sintomas, a orientação é buscar atendimento na unidade básica de saúde ou unidade de saúde da família mais próxima da casa do paciente”, informa Vania.

A principal maneira de prevenir a doença é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de trocar fraldas ou usar o banheiro. Também deve ser feita limpeza e desinfecção de superfícies frequentemente tocadas e itens sujos, incluindo brinquedos.

Divulgação: