Saúde alerta para uso indiscriminado de Tamiflu

Divulgação

Governo está preocupado com o uso indiscriminado do Tamiflu

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta os profissionais da Saúde e municípios paulistas para a importância de uma prescrição racional e criteriosa do medicamento Oseltamivir (Tamiflu).

O medicamento, um dos únicos dentro da classe de drogas capazes de atuar contra o vírus influenza, causador de gripes como a H1N1, deve ser prescrito para pacientes que apresentem quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, no geral, ou Síndrome Gripal dos considerados grupos de risco, como gestantes, idosos, crianças menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, puérperas e indígenas.

O uso indiscriminado do medicamento, sem a indicação dos critérios recomendados também pelo Ministério da Saúde, pode induzir à resistência viral, ou seja, o vírus influenza se modifica e passa a ser mais resistente aos efeitos do Tamiflu.

Além disso, a prescrição sem critérios leva ao desabastecimento acelerado do medicamento nas unidades de saúde, podendo ocasionar que pacientes com a real necessidade de uso fiquem sem a droga, gerando assim um agravamento dos casos.

É importante destacar que cerca de 90% dos casos de gripe evoluem para a cura espontânea, e uma busca ou recomendação desenfreada pelo Tamiflu não é necessária.

Redação JC: