Rio Claro registra queda de 60% em mortes de idosos em três meses

O primeiro semestre em Rio Claro se encerrou na última semana com queda nas mortes ocasionadas pela Covid-19, é o que aponta o levantamento realizado pela reportagem do Jornal Cidade junto aos dados disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica. Apesar de ter sido o semestre mais fatal desde o início da pandemia, com 346 vidas perdidas para a doença frente às 164 mortes registradas em todo o ano de 2020, nos últimos meses vem ocorrendo diminuição dos óbitos, sobretudo após o mês de março de 2021, o mais letal de todos.

No mês de janeiro o município teve 19 mortes, em fevereiro um pouco mais, com 24 vidas perdidas. No mês de março uma triste marca com 94 mortes, maior número de óbitos por mês desde que a pandemia teve início um ano antes. Em abril a Fundação Municipal de Saúde registrou 74 mortes pela Covid-19, enquanto em maio foram 70 e em junho 65 óbitos.

De acordo com a Saúde municipal, março registrou grande número de óbitos em praticamente todo o Brasil. “Em Rio Claro, o crescimento no número de mortes também foi grande em março e, nos meses seguintes, a ocorrência de óbitos caiu mês a mês. Porém, infelizmente, o município continua registrando óbitos pela Covid-19”, informa.

Na faixa etária acima de 60 anos, foram 70 óbitos em março, 44 em abril, 30 em maio e 28 em junho. Isto é, em três meses é registrada uma queda de 60% do número de mortes de idosos em Rio Claro. “Essa queda em parte pode ser atribuída à vacinação, que é fundamental para evitar complicações causadas pela doença e óbitos. A vacinação com primeira dose já proporciona alguma proteção contra a Covid e, em Rio Claro, 45,29% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina”, acrescenta a Fundação de Saúde.

Lucas Calore: