Rio Claro registra queda de 28,5% nos casos de roubos

Divulgação

O município de Rio Claro conseguiu diminuir o índice de furtos e roubos nos primeiros oito meses deste ano. Dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública divulgados na segunda-feira (25) apontam redução de 28,50% nas ocorrências de roubos em geral, de janeiro a agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 884 casos em 2016 contra 632 em 2017.

Nos casos de roubo de veículos, a queda foi de 16,15%, com registro de 229 ocorrências no ano passado frente a 192 neste ano. Também houve diminuição de 23,14% nos furtos de veículos. Foram 458 casos de janeiro a agosto de 2016 contra 352 no mesmo período deste ano. Já os casos de furtos em geral apresentaram ligeira alta de 4,04% nesse período, com 1.661 ocorrências em 2016 e 1.728 em 2017.

“Esses números positivos são resultado do trabalho que temos feito para melhorar a sensação de segurança da população. Ainda há muito a ser feito, mas esses dados demonstram que estamos no caminho certo”, avalia o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para o vice-prefeito e secretário da Segurança, Marco Antonio Bellagamba, essa redução dos indicadores é fruto das inovações implementadas pela prefeitura no setor, como as duas Centrais de Segurança Integrada (CSI), serviço que reúne no mesmo espaço a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias civil e militar. Rio Claro tem duas unidades da CSI, uma próxima ao terminal rodoviário e outra na antiga estação ferroviária. Outra novidade na área é o serviço WhatsApp Cidadão, que entrou em operação nesta semana para auxiliar no trabalho desenvolvido pela GCM.

Além das novidades, o secretário destaca como fator principal da queda dos indicadores de furtos e roubos, a união das forças policiais: Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. “Essa integração, com todo mundo caminhando na mesma direção e com objetivo comum, foi fundamental para esse resultado positivo”, afirma Bellagamba, destacando ainda a participação dos Conselhos de Segurança (Consegs) e do Ministério Público que tem acompanhado algumas das ações da prefeitura.

Outra conquista no setor foi a transferência da Companhia de Polícia Militar Ambiental de Araras para Rio Claro. Na Operação Guarda Cidadã, guardas municipais que fazem serviços administrativos saem às ruas em datas estratégicas para reforçar a segurança. A prefeitura reativou a patrulha rural, realizada pela GCM, e também ampliou o sinal de rádio na região rural para melhorar o trabalho da guarda. Desde o mês de fevereiro, a equipe do canil da GCM treina no Lago Azul enquanto faz o patrulhamento do parque.

Redação JC: