Rio Claro participa do Dia Internacional da Animação

Valdira Guimarães Augusto

O curta Super Plunf integra Mostra Nacional do Dia da Animação

No próximo dia 28 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Animação. E Rio Claro, pelo terceiro ano consecutivo, também contará com programação especial. O evento será realizado no auditório do Sest Senat, a partir das 19h30, com entrada gratuita. O Dia Internacional da Animação está em sua 13ª edição sendo realizado em 30 países.

De acordo com os organizadores do evento em Rio Claro, Eber Novo e Sérgio Passafaro, os filmes exibidos são mostras de curtas Nacionais e Internacionais com classificação etária recomendada a partir dos 16 anos. As mostras reúnem diferentes temas e formatos de desenho.

“O Dia Internacional da Animação será celebrado no Brasil com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Este é o maior evento simultâneo do gênero no mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica”, explica Eber Novo.

Foi no dia 28 de outubro que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Inernacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

Confira a programação completa no site do evento.

Vlada Santis: