Rio Claro começa aplicação de vacina bivalente em instituições de longa permanência

Rio Claro inicia na segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente da Pfizer. Este imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid e pode oferecer proteção ainda maior contra as variantes da Ômicron. A vacinação na segunda-feira será em instituições de longa permanência, incluindo abrigados e funcionários.

Na terça-feira (28) a vacina estará disponível para maiores de 70 anos e também para pessoas imunocomprometidas, sendo que neste caso é necessário apresentar comprovação médica. O atendimento será das 7h30 às 16h30 nas unidades de saúde do Wenzel, Vila Cristina, Cervezão, Avenida 29, Palmeiras, Mãe Preta, Bonsucesso e Bela Vista. “É importante que essas pessoas tomem a vacina, que reduz os riscos de casos graves da doença e óbitos”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses. Neste primeiro lote, o município recebeu 9 mil doses da vacina.

“A expectativa é que gradativamente, conforme o município receber mais doses da bivalente, a vacinação seja ampliada para demais grupos, determinados pelo Ministério da Saúde, que incluem maiores de 60 anos, gestantes e puérperas e profissionais de saúde”, observa Fabyolla Lourenço, que coordena o setor de imunização do município, acrescentando que as vacinas monovalentes contra a Covid continuam recomendadas.

Divulgação: