Rio-clarense recebe prêmios por curta sobre os túneis subterrâneos na cidade; assista!

Laura Tesseti

Luiz Durval Litoldo, de 22 anos, recebeu dois prêmios, juntamente com sua equipe de produção, por um documentário de 15 minutos sobre o mistérios dos túneis subterrâneos em Rio Claro. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, o jovem conta que o curta foi um dos três trabalhos finais do seu curso universitário, concluso este ano.

Sobre a ideia de abordar o tema, Durval fala que o assunto sempre o intrigou. “A ideia original era realizarmos um documentário sobre o acidente de ônibus em 1994 que levava os estudantes da Unimep de Rio Claro a Piracicaba, mas, quando apresentei, o tema não foi bem aceito. A partir daí comecei a pensar em um novo assunto. Estudei no Colégio Puríssimo (uma das entradas do túnel mencionado no documentário) e, desde muito cedo, ouvia rumores sobre esse assunto”, explica.

Muitas imagens foram feitas durante a captação e, segundo o grupo, a ideia é fazer um longa-metragem após o documentário

O jovem ainda conta que o que ajudou e muito no projeto foi trabalhar de 2013 a 2015 no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. “Mesmo a pesquisa sobre o assunto ter sido difícil, pois existem poucas coisas sobre o assunto, consegui bons materiais no arquivo, onde desenvolvi ainda mais meu interesse pelo assunto quando trabalhei.”

Sobre a realização do trabalho, Durval fala que contou com o apoio de sua equipe, formada por Jhonnatan Cruz Mathias, Yuri Moreto e Thalyta Delfini, e algumas pessoas de Rio Claro.

A premiação emocionou os estudantes. “Foram dois prêmios da 15ª Mostra Jaguatirica, realizada pela Unimep, melhor roteiro e melhor edição, ficamos muito felizes, queremos um longa agora”, finaliza.

Fabiola Cunha: