Retomada da vacinação contra Covid-19 está ‘tranquila’ em RC

Em 11 de fevereiro, filas enormes e muitas reclamações foram registradas em alguns postos de vacinação em Rio Claro. No entanto, nesta segunda-feira, 1° de março, o cenário mudou. Está tudo ‘tranquilo’ na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Cristina e no postinho da 29.

A reportagem do Jornal Cidade percorreu os locais nesta manhã e constatou que senhas estão sendo distribuídas sem aglomerações e que não há registros de grandes filas. 

A imunização ocorre para os idosos com 80 anos ou mais. Segundo a prefeitura, a primeira dose que está sendo aplicada para este público é a de  Oxford/Astrazeneca, que não pode ser utilizada como segunda dose para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantan. 

O público desta etapa tem 22 opções para ser atendido, uma vez que, além das 20 salas de vacina da rede pública municipal de saúde, outros dois locais fazem o atendimento a partir de uma parceria da prefeitura com a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Santa Filomena.

A vacinação pela equipe da Santa Casa está sendo feita no Pronto Atendimento São Rafael, acesso pela Rua 1, entre avenidas 15 e 19, das 08h30 às 12h e das 13h às 15h, na segunda e na terça-feira, sendo disponibilizadas 80 doses por dia.

 O atendimento do Santa Filomena está sendo feito no Shopping Rio Claro, das 10 às 17h também na segunda e terça-feira. Nestes dois locais, são vacinados qualquer idoso com 80 anos ou mais, mesmo aqueles sem convênio.

Na rede municipal, além das quatro unidades básicas de saúde (Wenzel, Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29), a vacinação será realizada em 16 unidades de saúde da família. A lista com os endereços das unidades de saúde estão no site da Secretaria Municipal de Saúde (saude-rioclaro.org.br).

Para a vacinação de idosos são fornecidas senhas conforme ordem de chegada no local. A numeração da senha pode definir também a ordem de atendimento dos idosos, caso haja muitas pessoas para vacinar.

Para ser vacinado o idoso deve apresentar documento com foto que comprove a idade (CNH ou carteira de identidade), CPF e “Cartão SUS”. Durante todo o atendimento para vacinação, o idoso e seu acompanhante devem permanecer de máscara e manter distanciamento de outras pessoas.

Carla Hummel: