RC já registra neste ano 14 mortes por SRAG, diz Saúde

A síndrome respiratória aguda grave, conhecida pela sigla SRAG, é uma condição caracterizada por uma infecção respiratória severa que ocasiona em dificuldade para respirar e lesões nos pequenos sacos de ar nos pulmões responsáveis pelas trocas gasosas (alvéolos pulmonares), o que compromete a oxigenação do sangue.

A queda nas temperaturas e o inverno favorecem os casos e segundo dados da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo há situações que se tornaram irreversíveis para pacientes em Rio Claro que evoluíram a óbito neste ano.

Até o momento, na 28ª semana epidemiológica, Rio Claro registrou 70 casos de SRAG sendo que 30 pacientes precisaram de internação na UTI e destes, 14 não resistiram e morreram. Dos infectados, 27 são do sexo feminino e 43 masculino.

A faixa etária mais afetada está entre 60 e 79 anos com 19 casos (7 mulheres e 12 homens). Depois aparecem as pessoas entre 40 e 59 (14 casos), seguidos dos pacientes com mais de 80 anos (11 casos). Na lista aparecem crianças menores de um ano (10 casos), de 20 a 39 anos (9 casos), de 1 a 4 anos (5 casos) e de 5 a 9 anos (2 casos).

Alguns dos sintomas mais comuns da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) são:

– Dificuldade para respirar;

– Sensação de peso no peito;

– Lábios com cor arroxeada (roxo);

– Febre persistente;

– Perda de apetite.

Prevenção

A SRAG é uma possível consequência de diferentes doenças contagiosas, como a gripe e a Covid-19, porém nem toda pessoa com alguma dessas infecções irá desenvolver a síndrome. Assim, uma das principais formas de prevenção à SRAG é evitar essas doenças, o que pode ser feito das seguintes maneiras:

– Manter uma alimentação saudável, rica em proteínas, verduras e legumes, ajuda a fortalecer o sistema de defesa do corpo (imunológico);

– Vacinar-se contra doenças que podem levar a esse quadro, como a gripe e a Covid-19,

– Evitar o contato próximo com pessoas infectadas por doenças respiratórias;

– Higienizar as mãos, principalmente antes das refeições: aplicar uma quantidade suficiente de sabão nas palmas, esfregar bem todas as partes (dedos, costas das palmas e unhas) por cerca de 20 segundos e enxaguar com água;

– Usar máscara em ambientes fechados ou com pessoas doentes.

Vlada Santis: