Queima de fogos requer cuidados

Ednéia Silva

Defesa Civil orienta sobre cuidados na hora de soltar fogos de artifício para evitar acidentes

Chega a época de festas e a preocupação aumenta com os fogos de artifício. No Réveillon, os fogos dão um brilho todo especial para a celebração do novo ano. Mas é preciso tomar cuidado para soltar rojões e outros tipos de fogos. O manuseio incorreto dos artefatos pode causar acidentes, transformando a festa em tragédia.

Quem alerta é o coordenador da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi. De acordo com ele, o manuseio de fogos de artifício exige cuidado. A primeira regra é não ingerir bebida alcoólica antes da soltura de qualquer tipo de artefato. Além disso, a soltura deve ser feita em locais descampados e distantes pelo menos 50 metros de aglomerações de pessoas e da rede elétrica.

O coordenador alerta para a necessidade de ler atentamente o rótulo e seguir as instruções do fabricante. Segundo ele, nesta época são comuns acidentes com fogos por desrespeito às regras de uso. O cuidado também deve ser tomado na hora da compra. O ideal é comprar fogos de artifício apenas em locais autorizados que tenham alvará de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil. A compra em locais não habilitados para esse tipo de comércio não é recomendada.

Kuroishi explica que os fogos têm classificação de risco: A, B, C e D. Os artefatos A e B podem ser comercializados livremente e soltos por crianças, desde que assistidas por um adulto. Já os produtos das categorias C e D somente podem ser adquiridos e soltos por pessoas adultas, maiores de 18 anos.

O coordenador também alerta para os riscos de acidentes em piscinas, rios e lagos nesta época do ano, quando os casos de afogamento aumentam. Quase sempre os acidentes são causados por imprudência. As pessoas bebem e se descuidam da segurança.

Muitas vezes as crianças são deixadas sozinhas na água, mas o ideal é que elas estejam sempre sob a supervisão de um adulto. Kuroishi conclui dizendo que quem ingerir bebida alcoólica não deve nadar, dirigir ou soltar fogos de artifício.

ARARAS

A cidade de Araras terá show pirotécnico realizado pela prefeitura. O evento será realizado em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger dentro da programação do Réveillon Cultural, que terá início às 22 horas. O show terá animação de duas bandas: a Discow, que toca repertório dançante dos anos 70, 80 e 90; e a Balaio de Gato, que toca um pouco de cada estilo.

RIO DE JANEIRO

A tradicional queima de fogos na praia de Copacabana no Rio de Janeiro está na reta final dos preparativos. Serão três palcos com shows espalhados pelo bairro e 11 balsas que dispararão fogos de artifício na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. O tema da festa é sobre os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

A expectativa é de receber dois milhões de pessoas para a grande festa. A animação ficará por conta de bandas e artistas como Titãs, Seu Jorge, Roupa Nova, Maria Rita, Revelação e as baterias das escolas de samba Unidos da Tijuca, Portela e Salgueiro.

Redação JC: