Quase 35 mil já entregaram declaração do IRPF em Rio Claro

Quem optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente.

Prazo para envio da declaração do tributo termina em 31 de maio. Em Rio Claro, expectativa da Receita Federal é de mais de 61 mil declarações

Dados atualizados pela Receita Federal apontam que quase 35 mil moradores de Rio Claro já entregaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física do exercício do ano de 2022. Foram 34.329 declarações apresentadas até essa sexta-feira (5). Desse total, apenas 22% dos contribuintes optaram por receber a restituição através de PIX, modalidade lançada pela instituição recentemente. Os demais 78% cadastraram o crédito para receber em conta.

A previsão do órgão é de que este ano 61.254 pessoas prestem contas ao ‘Leão’ somente no município. Na microrregião também foram atualizados os dados de entrega das declarações. Em Cordeirópolis foram enviados 4.521 documentos e Santa Gertrudes registrou a entrega de 4.916 declarações. Na cidade de Ipeúna, 940. Em Itirapina, 1.747 registros. Já em Analândia, 505 documentos, enquanto em Corumbataí, 502.

Entenda

O contribuinte que ainda não juntou os documentos para acertar as contas com o Leão pode ficar tranquilo. O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que tradicionalmente acabava em 30 de abril, foi estendido para 31 de maio em caráter definitivo a partir deste ano.

Quem declarar a chave Pix do tipo CPF no campo destinado à conta bancária na aba “restituição” e aqueles que usam a declaração pré-preenchida terão prioridade no pagamento. Esses contribuintes receberão nos primeiros lotes, desde que respeitadas às prioridades legais (idosos a partir de 80 anos, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério).

Segundo a Receita, o pagamento ocorrerá mais rápido via Pix porque muitos contribuintes informam errado o número da conta-corrente destinada à restituição. Neste ano, ainda não será possível informar chaves Pix aleatórias, endereços de e-mail ou números de telefone na declaração do Imposto de Renda.

Lucas Calore: