Prefeitura amplia monitoramento por câmeras na região central

Divulgação

Visando aumentar a segurança na área central de Rio Claro, a prefeitura instalou 14 novas câmeras de segurança na antiga estação ferroviária, que a partir de sexta-feira (25) passará a ter a 2ª Central de Segurança Integrada. Pelo local passam em torno de 10 mil pessoas diariamente.

A fiscalização das novas câmeras será feita pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão da Guarda Civil responsável pelo gerenciamento do sistema de monitoramento. Outras 23 câmeras fiscalizam as ruas do município, sendo sete na área central.

“Escolhemos a antiga estação para abrigar a CSI por ser um ponto estratégico na área central e por estar próximo das agências bancárias, comércio e prefeitura”, comenta o secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba. “Aumentar a sensação de segurança das pessoas que passam principalmente no terminal de ônibus é um dos objetivos”, ressalta.

O local terá a presença de guardas civis municipais, policiais militares e vigilantes patrimoniais, 24 horas por dia. “A parceria dos setores de segurança do município vem dando resultados e isso gera mais segurança aos rio-clarenses”, enfatiza o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

No mês de julho a prefeitura realizou um mutirão de limpeza em frente à antiga estação ferroviária na Rua 1, no trecho da Avenida 3 até a Avenida 6. Os serviços incluíram a limpeza das calçadas, poda de árvores e pintura das guias e pontos de ônibus.

A 1ª Central de Segurança Integrada, entregue em junho, fica na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Terminal Rodoviário, e funciona 24 horas com a presença permanente de guardas civis, com espaço para o trabalho das polícias civil e militar.

Redação JC: