Prefeitura abre inscrições para contratar temporários

A Prefeitura de Rio Claro publicou nessa segunda-feira (23) edital de processo seletivo para contratação de funcionários temporários. Segundo o edital, são quase 50 vagas para diferentes escolaridades com salários que variam de R$ 1.216,02 a R$ 2.206,74, além de vale-alimentação e vale-transporte. Além de agentes de manutenção (carpinteiro, marceneiro, pedreiro, pintor), há também vagas para agentes educacionais, de serviços de alimentação, de serviços gerais, de escolar, entre outros.

Segundo o documento, o processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura. Da forma que está estabelecida a disposição preliminar, no entanto, abre-se brecha para interpretação jurídica quanto à validade do contrato em si, apesar de o secretário municipal de Administração, Rogério Marchetti, informar ao JC que a contratação será por um ano. A prova objetiva está prevista para ocorrer em novembro, bem como a homologação de todo o processo em dezembro.

Anteriormente, Marchetti informou que o processo seletivo visava dar solução à falta de servidores eventuais/temporários sobretudo na Educação. Recentemente, também, dezenas de pessoas aprovadas em concursos públicos da administração municipal foram convocadas para assumirem os cargos no setor, uma vez que a volta presencial das aulas está sendo programada pela Secretaria Municipal da Educação, que trabalha com o fim de setembro como previsão da retomada.

Diante do prazo do edital, as novas contratações serão homologadas somente a partir de 6 de dezembro. O documento não faz referência à Lei Municipal nº 5.489, sancionada em junho deste ano, que dispõe sobre os contratos temporários pela Prefeitura de Rio Claro e que tramitou como forma de a atual gestão também solucionar a falta de eventuais após a demissão de 400 profissionais a partir da recomendação administrativa do Ministério Público.

Acesse

O edital do processo seletivo na íntegra está disponível no site www.rioclaro.sp.gov.br/diariooficial.

Lucas Calore: