Por 15 dias, irão funcionar apenas os serviços essenciais

O governador João Doria determinou quarentena em todos os 645 municípios de São Paulo a partir desta terça-feira (24), medida que será seguida em Rio Claro. Durante 15 dias, a medida impõe o fechamento do comércio, exceto serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança.

Na área do comércio, a decisão atinge todas as lojas com atendimento presencial, inclusive bares, restaurantes, cafés e lanchonetes. Estabelecimentos que servem alimentos e bebidas em mesas ou balcões só poderão atender pedidos por telefone ou serviços de entrega.

No município, as lojas da tradicional Rua 3 encerraram as atividades às 16h dessa segunda-feira (23). As de rede e magazines nem tiveram expediente. Numa situação atípica, as ruas da área central ficaram desertas logo no início da tarde.

Para a consumidora Talita Moraes, essa mudança drástica na economia preocupa, mas se faz necessária. “Nunca vi a Rua 3 assim em plena segunda-feira, mas é por um bem maior: a nossa saúde. Que as coisas se resolvam o mais rápido possível”, avalia Talita.

Seguindo a determinação do Estado, nos serviços de saúde, está liberado o funcionamento de hospitais, clínicas – inclusive as odontológicas – e farmácias em seu expediente normal e com serviço disponível de delivery. No setor de alimentação, podem funcionar supermercados, hipermercados, açougues e padarias – que não poderão permitir o consumo no estabelecimento durante a quarentena.

Já no setor de abastecimento, poderão atuar normalmente transportadoras, armazéns, postos de gasolina, oficinas, depósitos de gás, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de call center, pet shops e bancas de jornais.

Apesar da permissão, o proprietário da Banca Central, Odair José Zamboni, decidiu que não irá abri-la nos próximos dias. “Passam por aqui cerca de 100 pessoas diariamente. Não tem como prever quem pode ou não estar com o vírus. Por segurança e bom senso, optei por garantir a saúde ao invés de lucro, o que é mais importante”, comenta Zamboni.

O restaurante Bom Prato Rio Claro disponibilizará, a partir de 25 de março, a retirada das refeições. O almoço, das 10h às 14h, será retirado em embalagens descartáveis, para consumo imediato fora do salão. Não serão entregues talheres e sacolas. O café da manhã, das 7h às 9h, funcionará da mesma forma.

As agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos clientes. Terão prioridade os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. Algumas agências bancárias já abrem mais cedo, como a Caixa Federal da Rua 3, para atendimento aos aposentados. O fluxo de pessoas no interior das agências está sendo limitado a, no máximo, 50% da capacidade dos assentos das unidades, para que seja possível manter a distância de no mínimo um metro entre as pessoas.

Em consulta local às lotéricas, as de bairros seguem funcionando das 8h às 17h30, de acordo com a categoria. O mesmo vale para as da área central, mas dependerá do fluxo diário devido ao fechamento do comércio.

Os demais setores que poderão oferecer serviços durante a quarentena são: empresas de segurança privada, empresas de limpeza, lavanderias, manutenção e zeladoria. A coleta de lixo será normal.

Na Igreja Católica, está suspensa realização pública de Santas Missas e celebrações da Palavra. Nas evangélicas, os cultos e reuniões foram suspensos, sendo transmitidos online, como na Igreja do Nazareno.

Supermercados seguem abertos das 8h às 22h, com a possibilidade de abertura às 7h exclusiva para idosos. Os comércios ambulantes de alimentos, desde que devidamente regularizados perante a municipalidade, estão autorizados a operar em regime de drive thru.

Por ora, não há modificações na cobrança do estacionamento rotativo, a área azul de Rio Claro.

Adriel Arvolea: