Polícia Militar fala sobre segurança

Laura Tesseti

Caso a residência não possua sistema de segurança, o indicado é pedir ajuda para alguém próximo

A época é de festa e muitas pessoas costumam entrar no ritmo da alegria e deixar de lado cuidados fundamentais com a segurança, principalmente quando saem para viajar.

Para isso, o capitão Barreto, da 1ª Cia da Polícia Militar de Rio Claro, conversou com o JC e apontou diversas atitudes que podem prevenir roubos e furtos. “Para quem vai viajar é fundamental observar vários pontos, como por exemplo se todas as janelas e portas estão devidamente trancadas na residência. Caso não tenha trava elétrica no portão eletrônico, coloque um cadeado”, fala.

O capitão aponta ainda que, se possível, é importante deixar uma pessoa de confiança alerta sobre a ausência e pedir para que ela dê uma olhada na casa algumas vezes. Sobre deixar as luzes acesas, capitão Barreto dá uma dica importante. “A luz acesa só é vantajosa se tiver um dispositivo automático que a apague durante o dia ou então que a pessoa de sua confiança faça isso, pois a luz acessa durante o dia pode ser sinal de que não há ninguém em casa.”

Pedir para que alguém recolha correspondência também é muito importante, segundo o profissional, pois o acúmulo mostra a ausência de pessoas na residência.

VIAJANDO

O policial militar orienta sobre as viagens: “faça uma inspeção no seu carro antes de viajar, principalmente sobre os itens de segurança, como pneus, freios, sistema elétrico e não se esqueça do uso dos faróis nas rodovias inclusive durante o dia. Leve pouco dinheiro, prefira o uso de cartões e cuidado com a carteira e celular, principalmente quando transportados no bolso”, finaliza.

Em caso de perigo ou de alguma atitude suspeita, o capitão Barreto orienta a pessoa a fazer contato imediato com a Polícia Militar por meio do telefone 190.

Fabiola Cunha: