Plano de reestruturação do Banco do Brasil é alvo de protestos dos sindicatos dos bancários

A quinta-feira (21) começou com manifestações em várias cidades do pais contra o plano de reestruturação anunciado pelo Banco do Brasil. Em Rio Claro, integrantes do Sindicato dos Bancários distribuíram uma carta aberta à população onde questionam as medidas anunciadas pela direção nacional do banco, tais como o fechamento de agências e de outras unidades, além de um Plano de Demissões Voluntárias (PDV) que tem como meta dispensar cinco mil trabalhadores.

Os sindicalistas estiveram nas agências do Centro e da Avenida Visconde, onde também fizeram esclarecimentos aos bancários.

Na carta, o sindicato lembra os prejuízos no atendimento à população, principalmente nas cidades do interior do país que não dispõem de outras instituições bancárias: para a entidade, a reestruturação também pode afetar a função social do banco público, responsável por vários atendimentos e financiamentos para empreendedores e agricultores, entre outros serviços.

Além disso, há uma preocupação com o aumento do desemprego na categoria dos bancários, num momento em que o pais já atravessa dificuldades econômicas devido à pandemia da Covid-19.

Redação JC: