Pintura em buracos fere legislação, segundo Prefeitura de Rio Claro

Carine Corrêa

Do interior para todo o país. Uma atitude inusitada, tomada por um morador de Analândia, repercutiu nacionalmente. Incomodado com a situação dos buracos em via pública, o homem decidiu sinalizar as deformações no asfalto com tinta branca. O Jornal Regional de sexta-feira (22) publicou que o morador tomou a medida “com o objetivo de sinalizar e alertar as pessoas para evitar acidentes”. O fato tomou grandes proporções depois de o munícipe ser encaminhado à delegacia e ser questionado pelas autoridades policiais quanto a sua atitude.

Analândia: morador pinta buraco e vai parar na delegacia

Em Rio Claro, motoristas que utilizam a estrada RC-Ajapi se mobilizam por um abaixo-assinado para pedir melhorias na vicinal. A mulher envolvida na coleta de assinaturas sugere sinalizar com tinta os buracos da via. “As legislações federal e municipal proíbem sinalizações clandestinas. Pintura e sinalização de vias seguem as disposições do Código de Trânsito Brasileiro e devem ser feitas pelas autoridades de trânsito ou com sua anuência”, diz a Prefeitura de Rio Claro. Mas o que fazer com tantos buracos?

São inúmeras as reclamações que chegam via WhatsApp da Redação do JC (99942-4100), apontando buracos em diversos pontos da cidade. O poder público justifica que a qualidade do asfalto ficou comprometida em razão do período chuvoso. “Os serviços de tapa-buracos não foram interrompidos. Devido à grande quantidade de buracos abertos pelas chuvas, os trabalhos estão sendo feitos em caráter emergencial, com atendimento prioritário aos casos mais graves”, justifica.

Por conta própria…

No bairro Cervezão, os moradores ficaram cansados de esperar pela ação da prefeitura e decidiram por conta própria providenciar de forma improvisada reparos nos buracos na Avenida M-19, entre ruas M-7 e M-8. Eles utilizaram pedras, pedaços de tijolos, concreto, areia e outros materiais para cobrir os pontos e, assim, melhorar um pouco o asfaltamento. “Quem quiser fazer solicitações pode registrar o pedido pelo Atende Fácil ou pela linha 156. Vale frisar que o município vive uma situação atípica em relação aos buracos, uma vez que as chuvas neste início de ano estão acima da média, o que leva ao aumento de buracos na vias públicas”, enfatiza a administração.

Redação JC: