Pais reclamam de escolas municipais de Rio Claro

Carine Corrêa

Na escola municipal Samira Assencio Savoldi, situada no bairro Santa Eliza, um incêndio de pequena proporção atingiu uma sala de aula na tarde dessa terça-feira (16). Já na escola municipal Victorino Machado, um filhote de cobra jararaca foi encontrado na terça-feira por uma moradora que reside em frente à unidade escolar.

No último fim de semana, a mesma moradora capturou uma cobra vermelha que saía da escola. Diferentes escolas com um só problema: necessitam de mais atenção das autoridades municipais, segundo pais de alunos.

“Eu pulei a cerca da escola para avisar sobre o incêndio. Os professores estavam em reunião”, diz Sandra Ferreira, que tem filho matriculado na escola do Santa Eliza. Sandra também reclama da falta de segurança na escola. Para ela, a cerca de arame não é suficiente para garantir a segurança dos alunos.

“É muito triste ver a situação desta escola. Outros quesitos também precisam ser melhorados, como o portão que está danificado, o interfone e vidros quebrados, e uma nova pintura que precisa ser feita. Fora os brinquedos do parquinho que precisam passar por análise”, diz Cleonice Gomes dos Santos. A colega Andreia Regina atenta para o mato alto.

Na Victorino Machado, situada na Avenida M-27 na região do Cervezão, Ana Lúcia Cardoso de Almeida conta que já foram encontradas cinco cobras nas imediações da unidade. “Na terça encontramos o filhote de jararaca e no fim de semana a outra cobra. Recentemente uma caiu em cima de um vizinho. É preciso podar uma grande árvore na Avenida M-9 e fazer o corte de todo mato, o que inclui os muros”, frisa Lúcia.

A prefeitura, por sua vez, enviou o seguinte comunicado. “O corte de mato na escola Samira Savoldi está programado para esta quin-ta-feira (18), senão houver imprevistos com chuvas. Novo interfone está sendo providenciado para a escola. A troca de vidros de unidade de ensino está na relação de serviços da Secretaria Municipal da Educação e deve acontecer em breve. Com relação aos brinquedos, a pasta já fez a ata de registro de preços para a manutenção desses aparelhos. Com relação à escola Victorino Machado, o corte de mato na unidade foi feita há cerca de dez dias. Todas as 55 escolas municipais estão recebendo o serviço”, manifestou via assessoria de imprensa.

Redação JC: