Oficinas da Rumo irão permanecer em Rio Claro

Em ofício ao prefeito Gustavo, Ministério da Infraestrutura libera permanência da Rumo em Rio Claro, no Jardim Guanabara.

O prefeito Gustavo recebeu ofício do Ministério da Infraestrutura com informação que, conforme explica o prefeito, resolve duas questões importantes para o desenvolvimento do municio de Rio Claro: a permanência das oficinas mecânicas da Rumo em Rio Claro e sua transferência para o Jardim Guanabara, fora do centro histórico.

“O edital de renovação da concessão da Rumo Malha Paulista prevê que as novas oficinas da concessionária serão implantadas até 2025. Portanto, o próximo passo é ouvir seus representantes para saber quando serão iniciadas das obras”, afirma Gustavo.

Em outubro do ano passado a Rumo Logística, concessionária responsável pela malha ferroviária paulista e que chegou a anunciar que sairia de Rio Claro, reviu sua decisão. “A deliberação final caberá ao prefeito e ao Ministério de Infraestrutura”, informou à época Rodrigo Verardino De Stéfani, relações institucionais e governamentais da Rumo.

Dias após, o prefeito Gustavo manifestou oficialmente ao Ministério da Infraestrutura a sua posição favorável à permanência da Rumo, em ofício assinado também pelos vereadores rio-clarenses.

No ofício encaminhado semana passada ao prefeito, a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres afirma que não vê impedimento ao pleito da Prefeitura para que as oficinas da Rumo sejam transferidas para o Jardim Guanabara.

“Queremos manter a tradição ferroviária em Rio Claro, com a manutenção das oficinas e a geração de novos postos de trabalho e ampliação da receita. Para isto, pretendemos oferecer suporte para que as empresas fornecedoras da Rumo também se instalem no município, com o compromisso de priorizarem a contratação de rio-clarenses”, explica o prefeito.

Neste sentido, ganham força os projetos para a instalação de um terminal de carga em Rio Claro para a ligação do eixo de produção industrial da região com os estados do centro-norte do Brasil e para a instalação de um porto seco (terminal rodoferroviário), assuntos que também vêm sendo tratados pelo prefeito Gustavo.

Divulgação: