Oficina redescobre espaços de Rio Claro

Vivian Guilherme

Um universo em constante mutação. É a partir dessa premissa, de que tudo é mutável, que a oficina “Redescobrindo Rio Claro: sem destino” acontece desde 2011. Bruno Camargo explica que os encontros da oficina, que acontecem todas as quintas-feiras, às 13 horas, no Centro Cultural, fazem parte do projeto de extensão chamado “Lambedores de Cultura”, realizado pela Faculdade UNIARARAS, sob supervisão da Profª Drª Simone Aparecida Ramalho.

“Este projeto já acontece há seis anos e é realizado nas cidades de Rio Claro, Santa Gertrudes e, recentemente, em Araras. Baseia-se na ideia do dispositivo CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa) e assim como este se sustenta por meio das manifestações artísticas e culturais, uma vez que enxerga nelas o potencial para a convivência com a diversidade”, explica Bruno.

A oficina de Rio Claro teve seu início no ano de 2011, a partir do desejo de frequentadores de um serviço de saúde mental de realizar a exploração da cidade por meio da fotografia. Atualmente, acontece de maneira independente e percorre aleatoriamente as ruas do município, aspectos que ilustram o próprio nome da oficina.

Quem quiser participar da oficina gratuita basta comparecer e encontrar o grupo às quintas-feiras, a partir das 13 horas, no Centro Cultural.

“Reunimo-nos no ponto de encontro e, junto com os frequentadores, discutimos para onde iremos a cada dia. Dessa forma, carregando a câmera fotográfica, caminhamos pela cidade registrando momentos, paisagens, pessoas, objetos, entre tantas outras coisas que muitas vezes passam despercebidas. O que nos revela uma cidade desconhecida por muitos, se não para a maioria. Nesse sentido, podemos afirmar que a cada encontro, mesmo que com as mesmas pessoas e nos mesmos lugares, redescobrimos Rio Claro, uma vez que nem elas, muito menos nós, somos os mesmos”, aponta Bruno.

Diante das produções fotográficas do grupo foi realizada no ano de 2015 uma exposição em parceria com a Secretaria de Cultura de Rio Claro, no hall do Centro Cultural. Também foi realizado no mês de maio, em comemoração à Semana Nacional de Luta Antimanicomial, uma exposição itinerante em parceria com o Arquivo de Rio Claro, sendo que sua inauguração aconteceu no hall do Paço Municipal e transitou por locais como o próprio Arquivo e o câmpus da Uniararas. Além disso, em 2016, em parceria com o Arquivo, foi produzido um documentário sobre a oficina, que está em finalização.

Redação JC: