Obras na linha férrea de Santa Gertrudes causam transtornos no trânsito

Moradores de Santa Gertrudes têm vivido dias difíceis em um ponto de alto fluxo de veículos e poucas alternativas no município. Os problemas estão sendo causados por interdições em razão de duas obras que vêm sendo realizadas nos pontilhões da Avenida Remolo Tonon e do “Panhoca”.

As queixas começaram pois, segundo moradores, o local tem poucos acessos e dois deles estão em obras ao mesmo tempo.

Em entrevista à Jovem Pan News Rio Claro, o prefeito de Santa Gertrudes, Gino, falou sobre a situação, explicou as obras e disse entender o transtorno causado.

“É uma obra da Rumo, da ferrovia. A gente conversou com eles da seguinte forma: como eles interditaram o primeiro pontilhão, que é o que o pessoal conhece como Panhoca, que é do tratamento de água, a empresa fez uma transposição por cima, por onde os caminhões podem passar. Então lá tem a passagem. Na Remolo Tonon, que tem as duas passagens, ficou interditado só o lado que vai do bairro para a cidade, o outro continua aberto. Realmente, a população tem o direito de falar e está certa, só temos a ponte que liga Bom Sucesso e Nestor Timoni liberada”, comentou o prefeito Gino.

As conversas entre prefeitura de Santa Gertrudes e a Rumo continuam acontecendo para evitar mais transtornos, explica Gino: “Conversei com a Rumo também e agora a gente liberou na Imperial, além dos carros pequenos, por cima para os caminhões. Então isso não tem como nós interferirmos, mas da maneira que pudemos fazer a gente fez. Agora o tráfego de caminhões pesados pode passar pela Imperial”.

Além disso, Gino explicou as outras formas de acesso que podem ser usadas por motoristas que precisem passar pelo trecho: “O pontilhão Rui de Almeida, que é o acesso da Vigorelli para o Bom Sucesso, dá passagem para todos os carros de pequeno porte e ônibus também. Os veículos mais pesados passam pela Imperial e pelo Panhoca também”.

As obras têm causado, em horários de mais fluxo, congestionamento e filas de veículos. Na última semana, além das obras, um trem ficou parado no local em uma passagem por conta de um problema, gerando ainda mais congestionamento.

Segundo o prefeito, isso foi esporádico e a expectativa é de que não aconteça novamente.

A previsão de finalização das obras no local é para julho e, logo após, um novo trabalho de melhorias deve ser iniciado nas proximidades.

RUMO

Procurada pelo JC, a Rumo se pronunciou sobre os questionamentos: “A concessionária informa que a obra em andamento na região de Santa Gertrudes (SP) integra as contrapartidas previstas na renovação da concessão da Malha Paulista e consiste na duplicação do trecho ferroviário entre os municípios de Cordeirópolis e Rio Claro. Os investimentos que serão feitos pela Rumo em toda a Malha ao longo da concessão somam mais de R$ 6 bilhões. A Companhia reforça que segue todas as normas de segurança vigentes e que as interdições estão autorizadas pela a Prefeitura e o DER, com o objetivo de procurar causar o menor impacto possível à população”.

Redação JC: