Obras na estrada Rio Claro-Ajapi dependem de aval

Lucas Calore

As novas obras previstas para a estrada “Jácomo Bincoletto”, que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi, aguardam aval da Caixa Econômica Federal, informou a Prefeitura Municipal nessa semana.

No último dia 14 de agosto, conforme antecipado pelo JC em matéria no início do último mês, a administração local encaminhou à Caixa documentos alusivos a uma emenda da senadora Marta Suplicy (PMDB) articulada pela vereadora Maria do Carmo Guilherme (PMDB), que investirá uma verba de R$ 245.850,00 para trabalhos de infraestrutura na estrada vicinal.

A tramitação do processo está na fase de análise desses documentos. Após esse trâmite e aprovação dos documentos, Caixa e Prefeitura definirão data para assinatura do convênio. Por fim, somente a partir desse elemento que será autorizado o processo licitatório.

Apenas depois que a concorrência pública for finalizada o Governo Federal deverá começar a liberação dos recursos. O dinheiro é direcionado especificamente para recapeamento asfáltico no trecho de 1.773,81 metros da estrada Rio Claro-Ajapi, a partir do início da via. A contrapartida do município é de R$ 2.483,33.

Precariedade

A moradora de Ajapi, Val de Andrade, é uma das muitas pessoas que se queixam da situação da pista. “É nossa única estrada ligada diretamente a Rio Claro. Muitos impostos são arrecadados, deveriam olhar com prioridade a nossa reivindicação sobre a estrada. Um trabalho de ótima massa asfáltica, acostamento, sinalização visível, iluminação, rotatória e radares em todo trecho reto, policiamento e a consciência de todos transeuntes diminuiriam em grande porcentagem toda a reclamação”, comentou à reportagem.

Abaixo-assinado

Vale lembrar que está disponível no Cartório Ajapi, localizado no distrito, um documento de abaixo-assinado que reivindica melhorias no trecho. Segundo o oficial Daniel M. P. Salles (32), que organizou o movimento, a insegurança na estrada motivou a ação para buscar apoio do poder público. A população está convidada a assinar o documento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, das 13h às 16h na Rua 3, 325.

Redação JC: