MP abre inquérito sobre escorpiões em Santa Gertrudes

Vivian Guilherme

Infestação de escorpiões na área central de Santa Gertrudes vem gerando queixas de moradores

Uma infestação de escorpiões vem preocupando moradores de Santa Gertrudes. Uma moradora decidiu buscar soluções por intermédio do Ministério Público, depois de capturar 35 animais em apenas um dia.

O MP instaurou inquérito para investigar de quem é a responsabilidade pelo fenômeno, dessa forma solicitou à Cetesb para vistoriar o local, contactou o Ibama para saber se os animais serão coletados de forma correta e requisitou à Unesp um estudo sobre as causas da infestação.

Procurado pelo JC, o promotor Gilberto Porto Camargo informou que por enquanto aguarda por respostas dos órgãos ambientais e da Prefeitura. Questionada, a prefeitura informou que a Secretaria de Saúde do município atua em conjunto com a Secretaria de Obras e de Meio Ambiente, a fim de controlar os animais peçonhentos.

“A Prefeitura salienta que todas as vezes que a Vigilância Epidemiológica foi acionada, com solicitações recebidas de moradores referentes a escorpiões, foram atendidas, oferecendo visitas técnicas domiciliares para identificação de focos e orientação sobre prevenção de acidentes e manejo ambiental. No caso da região central, um foco dos animais é a linha férrea. Sempre que uma nova solicitação de morador desta área é atendida, a Secretaria de Saúde oficia à Secretaria de Obras para corte de mato e limpeza do local. Bem como a empresa responsável pela linha férrea”, informou.

Cuidados

A prefeitura pede a colaboração dos moradores para que evitem descartar lixo e objetos que possam servir de abrigo aos animais.

Redação JC: