Lixo em terrenos é problema

Ednéia Silva

Lixo e restos de entulho jogados em um terreno na Rua 8 com a Avenida 56, no Jardim Karan

Os moradores muitas vezes não colaboram com a limpeza pública. As equipes da prefeitura vêm e fazem a limpeza dos terrenos baldios, mas eles logo são alvo de descarte irregular de lixo e outros resíduos. É o caso de um lote localizado na Rua 8 com a Avenida 56, no Jardim Karan. O local já foi limpo várias vezes, mas assim que a limpeza é feita a população volta a despejar lixo irregularmente na área.

Esse e outros problemas referentes ao serviço de manutenção e limpeza foram discutidos pelo secretário municipal de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa segunda-feira (15). Ele falou sobre os serviços que vêm sendo realizados na cidade com relação à limpeza.

Sérgio Guilherme comenta que infelizmente muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre o tema e continuam fazendo descarte irregular de lixo em terrenos baldios. No entanto, segundo ele, a situação melhorou, porque os próprios moradores da localidade têm policiado o bairro e coibido esse tipo de prática.

Para o secretário, não é justo que alguém vá depositar lixo em frente à casa do outro. Por isso, o envolvimento da sociedade é muito importante na fiscalização e denúncia desse tipo de atitude. Ele lembra que acúmulo de mato e lixo pode ajudar na proliferação de animais peçonhentos. Além disso, algumas pessoas ainda ateiam fogo aos terrenos, causando prejuízos à saúde e ao meio ambiente.

Guilherme ressalta que é obrigação do proprietário manter seu terreno limpo. Quando isso não acontece, a prefeitura efetua a limpeza e cobra o serviço do dono do imóvel. De acordo com ele, fica muito mais barato fazer a limpeza por conta própria do que esperar pela prefeitura, cujo valor é mais caro.

O secretário informa que o serviço de manutenção e limpeza continua sendo feito. Nesta semana, as equipes estão trabalhando na região dos bairros Novo Jardim Wenzel e Bonsucesso, Maria Cristina, Centenário e Benjamin de Castro. Ele informa ainda que o caminhão que faz a varrição de rua tem atuado nas principais vias públicas da cidade, inclusive nos bairros.

Depois as equipes devem se dirigir para a região dos bairros Itapuã e Cidade Jardim e em seguida para o Jardim América e Mãe Preta. Guilherme comenta que muitos locais já foram limpos, como Batovi, a Avenida Presidente Kennedy, a Avenida 40, a Avenida Ulysses Guimarães, Bela Vista, Boa Vista e Santa Maria.

O secretário também falou sobre a limpeza nas praças públicas, que estão recebendo nova iluminação. Com isso, esses locais podem ser utilizados pelos moradores e suas famílias para momentos de lazer. Segundo ele, a ideia é diminuir as ocorrências ao menor índice possível.

Sobre a retirada dos restos de poda após a limpeza de terrenos e canteiros, Sérgio Guilherme explica que, devido ao volume, nem sempre é possível retirar o material no mesmo dia, mas isso é feito o mais rápido possível. Mas manter a cidade limpa depende também da colaboração da população ao fazer o descarte correto do lixo. O secretário orienta a comunidade a informar as áreas que precisam de limpeza através do telefone 156.

O áudio da entrevista na íntegra pode ser conferido no player abaixo. Clique para ouvir!

Redação JC: