Lei municipal estabelece restrições para som alto

Da Redação

São várias as reclamações de som alto na cidade, não somente por conta de ‘baladas’, bares, como também em igrejas com celebrações que excedem o máximo de decibéis que não incomodam a audição humana. Ainda há os problemas de carros que circulam pela cidade com som alto, inclusive durante a noite, e estacionam em pontos conhecidos, como a Avenida Kennedy.

De acordo com a Prefeitura de Rio Claro, a Lei municipal 3.751/2007 que está em vigor estabelece o limite de volume de 80 decibéis, bem como o horário e as restrições de locais de atividade. “Há as leis 4.401/2012 e 4.624/2013”, salientou em nota.

Ao contrário do que a população acredita, a denúncia deve ser feita independente do horário. “A perturbação de carro de som ou concentração de pessoas de forma a incomodar, tanto de dia quanto à noite, devem ser comunicadas à polícia. A prefeitura atua e autua mediante formalização de denúncia”, acrescenta o governo municipal. A denúncia pode ser repassada às autoridades através do serviço 156, pelo 3522-1997 ou 190.

Em caso de carros que transitam com som alto, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece o limite de 80 decibéis para o nível do som nesses veículos.

Redação JC: