Imprudência no trânsito local preocupa e GCM pede consciência

Sidney Navas

O secretário municipal de Segurança Pública, José Sepúlveda, afirma que é preciso educação no trânsito

A Rua 14 depois da Avenida 40, na divisa dos bairros Jardim Araucária e BNH, com o passar do tempo, também se tornou uma movimentada via de acesso, preocupando os moradores da região que denunciam a imprudência de alguns condutores. Conforme as queixas, motociclistas e motoristas não respeitam o limite de velocidade. A presença de uma escola municipal nas imediações torna o cenário ainda mais preocupante, por conta do grande movimento de estudantes na entrada e saída das aulas.

A comerciante Gerone Girotto conta que os acidentes são constantes e que nem mesmo a fiscalização eletrônica colocaria um fim ao desrespeito por parte de alguns condutores. “Se colocarem um radar aqui na Rua 14, boa parte dos motoristas irá desviar o caminho e pegar a Estrada de Jacutinga”, argumenta a comerciante. Seu vizinho, Jair Isler, frisa que, aos finais de semana, o risco de acidentes é maior. “A partir de sexta-feira à noite, o fluxo de veículos cresce de uma forma assustadora e, caso nenhum medida seja tomada, outras mortes serão registradas por aqui. O ideal seria que essa rua tivesse fiscalização eletrônica”, dispara. O último acidente com vítima fatal na Rua 14 vitimou uma ciclista que acabou sendo atropelada pelo motorista de um caminhão de lixo. Ela teve morte instantânea.

O secretário municipal de Segurança Pública, José Sepúlveda, afirma que é preciso educação no trânsito. “A via é devidamente sinalizada. Basta respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito. Nem sempre apenas multar os infratores resolve. Trata-se de uma questão social e infelizmente a falta de respeito ocorre em outros pontos do município”, lembra.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário explica que fará uma avaliação técnica da situação do tráfego de veículos na Rua 14 e ressalta também que os radares móveis não têm locais pré-determinados para atuarem, podendo ser instalados em qualquer ponto das vias públicas da cidade.

O objetivo da prefeitura com a instalação dos radares é reduzir a velocidade na via, contribuindo para um trânsito mais seguro. Rio Claro tem hoje 27 pontos fixos de fiscalização eletrônica. Desde o dia 27 de outubro, mais cinco equipamentos foram colocados em operação na cidade em pontos distintos.

Redação JC: